Anúncios sem impressão no Google – Como resolver?

05/10/2022 by in category Anúncios, Google Ads with 0 and 6
Home > Blog > Anúncios > Anúncios sem impressão no Google – Como resolver?

Percebeu que alguns dos seus anúncios não estão aparecendo no Google? Neste artigo, descubra 9 motivos que podem fazer com que seus anúncios deixem de aparecer e como corrigir isso.


Antes de tudo, sempre pesquise o anúncio da forma certa

Antes de entrarmos nos problemas que fazem com que anúncios não apareçam no Google, temos um alerta para dar.

Existe uma forma certa de verificar se seus anúncios estão aparecendo no Google ou não.

Se você costuma ir direto no Google e pesquisar pelas palavras-chave que você está concorrendo, pare de fazer isso agora mesmo! Fazer estas buscas prejudicam a campanha já que você contabiliza impressões de forma desnecessária, resultando em queda da CTR e consequentemente do índice de qualidade.

O Google possui uma ferramenta própria para fazer estes testes sem que impressões sejam computadas. É a Ferramenta de Diagnóstico e Visualização de Anúncios.

Para acessá-la, basta clicar em Ferramentas.

Em seguida, na guia Planejamento, escolha Diagnóstico e Visualização de Anúncios.

acessar ferramenta de visualização de anúncios

Depois, basta inserir o seu termo de pesquisa e outras configurações como local e dispositivo para fazer o teste.

Em resumo, se quiser confirmar se seus anúncios estão aparecendo, SEMPRE use essa ferramenta.

Dito isso, vamos aos principais motivos pelos quais seus anúncios provavelmente não estão aparecendo no Google.

Por que meu anúncio não está aparecendo no Google?

1. Orçamento esgotado

Quando você cria uma campanha, o Google pede basicamente duas informações sobre gastos:

  • Valor do lance (por exemplo, quanto você está disposto a pagar por clique ou por conversão).
  • Orçamento diário (o valor que você está disposto a pagar por dia, em média).

Se o orçamento se esgotar muito rápido, seus anúncios deixam de aparecer. Portanto, vale a pena conferir se o orçamento diário está muito limitado, impedindo que os anúncios apareçam durante todo o dia, nos momentos mais importantes para você conseguir cliques e conversões.

Especialmente em ramos onde o valor do clique é muito inflacionado, isto pode acontecer com orçamentos limitados Se você usar orçamentos compartilhados, pode ser que outras campanhas tenham consumido todo o orçamento, deixando outras sem impressões.

2. Palavras-chave pausadas

Em uma pesquisa no Google, são as palavras-chave que acionam os anúncios.

Mas você precisa se certificar de que publicou as palavras-chave, além de verificar se estão realmente ativas.

Para isso, acesse sua campanha e, em seguida, clique em Palavras-chave de Pesquisa no menu à esquerda.

3. Campanhas e grupos de anúncios pausados

Talvez você ache que isto seja impossível de acontecer, mas não é. Um anúncio pode estar aprovado, mas a campanha ou grupo de anúncios correspondentes talvez esteja pausada.

Pode ser que você tenha se esquecido ou mesmo pausado por engano. Por isso, vale a pena conferir se a campanha e o grupo de anúncios estão aprovados e ativos.

4. Verifique se os anúncios estão aprovados

Se um anúncio não está sendo exibido, você parou para analisar se ele não foi reprovado? Outra possibilidade é que o anúncio esteja em revisão.

Assim, mesmo que esteja tudo ok com a campanha (aprovada e ativa), faça uma verificação dos anúncios individualmente.

Para isso, acesse a campanha que está analisando e clique em Anúncios e Extensões > Anúncios.

5. Índice de Qualidade muito baixo

Para garantir a satisfação dos usuários, o Google prioriza anúncios de qualidade.

Portanto, quando um anúncio está com o índice de qualidade muito baixo, é provável que ele deixe de aparecer em grande parte das pesquisas.

Para verificar esta métrica, adicione a coluna Índice de Qualidade ao seu relatório.

Se este é o seu problema, veja algumas dicas para melhorar o índice de qualidade dos seus anúncios.

6. Você não está na região geográfica segmentada

Embora situações assim sejam difíceis de acontecer, pode ser que você esteja em uma região não segmentada pelos anúncios.

Mas a Ferramenta de Diagnóstico e Visualização de Anúncios que mencionamos lá no começo do artigo ajuda neste sentido. Com ela, você consegue simular uma pesquisa como se estivesse na região segmentada da sua campanha.

7. Campanha com muitas restrições de segmentação

Os critérios de segmentação estão aí para te ajudar a exibir os anúncios para as pessoas certas na hora certa.

Mas, se houver algum descuido, você pode restringir demais a segmentação e fazer com que pouca gente seja elegível para ver sua publicidade.

Por exemplo, se sua campanha estiver segmentada para ser exibida em algumas poucas cidades ou talvez em somente alguns horários específicos do dia, isto vai impactar o número de impressões. Você pode ter até mesmo 0 impressões.

É claro que, se você atende somente uma cidade, você vai segmentar somente ela no Google Ads. Por isso, na hora de usar o Planejador de Palavras-chave, certifique-se de selecionar a região onde você atende para descobrir qual é realmente o volume de buscas.

Mas vale dar uma conferida nesta e outras configurações de segmentação para ver se você pode ser um pouco mais flexível. Pode ser que algumas configurações muito restritivas tenham sido colocadas até mesmo de forma acidental. Com esta vistoria, talvez você encontre algumas configurações onde é possível ser mais flexível e fazer com que seus anúncios apareçam mais vezes.

8. Volume de buscas muito baixo

Pois é, pode ser que alguns dos seus Links Patrocinados não estejam sendo exibidos. Mas, em casos assim, às vezes isso acontece porque o volume de buscas é muito pequeno.

Por exemplo, imagine uma palavra-chave que tenha 50 buscas por mês. Este é um número irrisório. Afinal, temos no máximo duas buscas, em média, sendo realizadas por dia.

E visto que você possui concorrentes, com um volume tão baixo de buscas, as chances de você aparecer e receber cliques acabam se tornando muito pequenas.

Portanto, dê uma conferida no Planejador de palavras-chave do Google Ads para verificar qual o volume de buscas atual para a palavra-chave em questão.

9. Palavras-chave negativas mal configuradas

As palavras-chave são uma grande ajuda para impedir que os anúncios apareçam para pessoas que não façam parte do seu público.

Mas na ânsia de impedir impressões e cliques sujos, tem gente que exagera e acaba incluindo algumas palavras-chave que mais tarde se provam muito valiosas. Por isso, dê uma conferida na sua lista de palavras-chave negativas e verifique se os termos que está analisando não estão ali.

Conferindo item por item é provável que você descubra os reais motivos que estão impedindo seus anúncios de aparecer no Google e tome as providências para corrigir o problema.

Ou entre em contato para obter a consultoria de uma agência Google Partner PREMIER para resolver seu problema. 

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso