– O mês de Outubro deste ano marca o 15° aniversário do sistema de Links Patrocinados do Google. Não há dúvidas de que, nestes 15 anos, o Google Ads mudou o rumo da publicidade on-line, utilizando como base o seu sistema de licitação de palavras-chave.
– Do seu início tímido no ano 2000, amparado por apenas 350 anunciantes, o sistema de marketing online evoluiu, e hoje possui mais de um milhão de anunciantes que geram dezenas de bilhões de dólares para a empresa.
– O Google Ads foi lançado em 2000 oferecendo aos anunciantes a possibilidade de estabelecer uma estratégia flexível de publicidade online, adequada às necessidades de cada empresa e levando em consideração seu orçamento.
– Na época, o Google.com atendia cerca de 20 milhões de pesquisas diárias. Hoje, o volume de buscas ultrapassa os 3 bilhões, diariamente. Segundo dados do próprio Google, mais da metade destas pesquisas são originadas em dispositivos mobile.
– Inicialmente, os Links Patrocinados estavam disponíveis para exibição na rede de pesquisa. Hoje, o sistema expandiu-se por diversas plataformas, atingindo milhões de sites parceiros do Google, bem como o YouTube, AdMob, Gmail, Google Play, e outros.
– O Google Ads é atualizado em um ritmo alucinante. Novas ferramentas são adicionadas ao sistema, ao passo que outros recursos são atualizados com bastante frequência.
– Talvez a mudança mais revolucionária ocorrida no Google Ads desde seu lançamento foram as campanhas avançadas que trouxeram os anunciantes definitivamente para o universo mobile. Hoje, as empresas possuem uma plataforma altamente desenvolvida para divulgar seus negócios em celulares, smartphones e tablets.
– A listagem de produtos do Google Shopping e o lançamento de anúncios no formato TrueView, também figuram como as mudanças mais impactantes ocorridas no Ads nos últimos 15 anos.
– Acompanhe no infográfico abaixo a caminhada do Google Ads desde 2000 até 2015, sempre colocando as empresas exatamente onde elas devem estar: ao alcance do seu público-alvo no momento em que este mais precisa delas.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2427) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2502) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2502) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)