– O Google é uma megacorporação que possui uma ampla gama de produtos e serviços em suas mãos. Além de ser um gigante na internet, ainda possui um sistema operacional para dispositivos móveis, e diversos produtos como o Google Glass.
– A quantidade de informação, alcance e tecnologia que o Google tem em mãos pode soar intimidante para muitas empresas na hora de escolher a melhor forma de divulgar seus negócios. Algumas pequenas e médias empresas acreditam que veicular publicidade em uma corporação do porte do Google é algo que deve ser reservado somente para grandes marcas.
– A verdade, porém, é que o Google possui uma estrutura desenvolvida para atender às necessidades de todas as empresas, clientes e demais usuários. Isto significa que é a plataforma ideal para divulgação publicitária de grandes marcas e multinacionais, mas é também a melhor solução publicitária para médias e pequenas empresas locais. É exatamente esta característica que ajudou o Google a se tornar a poderosa corporação que é hoje.
– Portanto, se você nunca anunciou no Google, tenha em mente o seguinte: não importa se sua empresa tem clientes em todo o planeta ou se atende apenas pessoas locais no bairro de sua cidade, divulgar seu negócio no Google pode ser bastante lucrativo para você. Com o planejamento e estratégias certos, você não precisa ter medo do Google.
– A plataforma de publicidade do Google é conhecida como Google Ads e seus anúncios são chamados de Links Patrocinados. Ela utiliza um modelo de pagamento bastante vantajoso para empresas de todos os portes: o custo por clique (CPC). Isto significa que, quando um anúncio é exibido, a empresa pagará somente se ele for clicado.
– A empresa também decide quanto está disposta a pagar pelos cliques recebidos em seus anúncios. Evidentemente, pesquisas no Google com termos mais competitivos, com maior potencial de gerar novas vendas, exigem lances maiores.
– O Google permite que as empresas anunciantes especifiquem quanto podem gastar por dia, no máximo. Assim, elas investem aquilo que se encaixa em seu orçamento publicitário. Desta forma, as empresas não são surpreendidas com gastos acima do esperado. Por aí, percebe-se que o Google é a melhor opção para empresas que não possuem um vasto orçamento publicitário.
– Além disso, o Google foca a relevância dos anúncios quando retorna os resultados. Isso se percebe em diversos casos, como nas pesquisas com intenção local, onde o Google Ads prioriza resultados locais. Por exemplo: suponha que você tenha uma barbearia e anuncia no Google. Um prospectivo cliente em um raio de 1 quilômetro faz uma pesquisa em seu dispositivo móvel em busca de uma barbearia na localidade. Seu anúncio certamente tem grande potencial de ser exibido em destaque. Outras barbearias nas imediações que não anunciam no Google não terão qualquer publicidade veiculada neste momento importante, e você pode ganhar mais um cliente.
– Com isso, percebe-se que o Google não deve assustar as empresas, achando que se trata de uma plataforma apenas destinada às grandes corporações. Ele oferece um modelo publicitário voltado para todos os negócios, independentemente de quais sejam os objetivos de marketing (como promover o reconhecimento da marca, influenciar a consideração ou promover uma ação).
– Isto é essencial não apenas para garantir a lealdade dos clientes atuais, mas também é a forma ideal para alcançar novos públicos. As empresas que anunciam no Google tem acesso a diversos relatórios que ajudam a compreender os clientes. Isto é obtido analisando o impacto da publicidade veiculada e a interação das pessoas com os anúncios. São diversas métricas criadas para todos os diferentes objetivos de marketing.
– Por exemplo, se uma empresa deseja aumentar o reconhecimento e a visibilidade de seu produto, serviço ou causa, estará interessado em algumas métricas detalhadas, tais como:
– Por meio dos elementos dos anúncios (como o texto usado, a frase da chamada a ação ou os detalhes exibidos) e das páginas de destino, é possível rastrear e identificar o que atrai os cliques, bem como qual conteúdo “segura” os visitantes mais tempo no site. Com isso, é possível determinar o que realmente interessa aos seus clientes.
– O Google permite a realização de testes que incluem veicular diferentes versões de um mesmo anúncio ou páginas de destino para verificar qual deles traz maiores lucros para a empresa que anuncia na internet.
– Os relatórios disponíveis para quem anuncia no Google permitem que se obtenha informações mais detalhadas sobre os clientes: dados geográficos e demográficos, os navegadores que utilizam, e se estão principalmente em dispositivos móveis ou computadores.
– À medida que a publicidade é veiculada e retorna informações sobre seu público-alvo, e diversos testes são realizados para identificar a mensagem mais impactante, mais se conhece sobre os clientes, e melhor se torna a publicidade.
– É verdade que a concorrência ao anunciar no Google não é pequena. Além disso, como mencionado, o Google Ads possui tantas ferramentas e relatórios que a plataforma pode ser realmente intimidante para novos anunciantes. As opções para divulgar a marca, produtos e serviços são várias. É possível anunciar no mecanismo de busca (search), YouTube, Gmail, Google Play, Google Shopping, Maps, e diversos outros websites parceiros.
– No entanto, se você nunca anunciou no Google, há uma excelente solução para lidar com isso: o Google Ads certifica agências digitais conhecidas como Google Partner para gerenciar as campanhas publicitárias de empresas de todos os portes (incluindo as pequenas e médias). Estas agências possuem todo o conhecimento necessário para preparar um planejamento de qualidade, com objetivos determinados para aproveitar cada centavo investido nos anúncios no Google e trazer novos negócios e clientes para sua empresa.
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