Veja algumas estratégias digitais para fortalecer sua pequena empresa em sua cidade ou mesmo em seu bairro, aumentando a clientela
– O fato de um mercado ser local não significa que não exista competição e forte concorrência. Na verdade, as evidências mostram exatamente o contrário. Especialmente em face do aumento do desemprego, cresce o número de pequenas empresas com atuação local em bairros e cidades. O que você pode fazer para conquistar um mercado local e fortalecer sua presença nele?
– É evidente que qualidade, bom atendimento e preços competitivos são essenciais para conquistar uma clientela local. Focar na boa experiência que os clientes terão ao entrar em contato com você, ao comprar seus produtos e até mesmo ao obter suporte, está no topo da lista das boas práticas para manter um negócio local.
– Mas vamos atentar para estratégias digitais que serão de ajuda para fortalecer uma pequena empresa em sua cidade ou mesmo em seu bairro.
Uso da Moderna Publicidade Boca a Boca
– Uma grande parcela das pessoas realizam pesquisas online antes de fazer uma compra em uma loja física. Por isso, a criação e manutenção de uma presença digital é de grande importância para empresas que querem sobreviver em um mercado sempre competitivo.
– Uma das formas de conquistar um mercado local é fazer bom uso dos comentários favoráveis que sua empresa possui. As revisões atuam como uma publicidade boca a boca, persuadindo pessoas a se tornarem seus novos clientes.
– Quando uma empresa anuncia nos Links Patrocinados do Google Ads, ela pode exibir anúncios com estas características. É o caso de recursos como as extensões de comentários, onde os anúncios exibem comentários de terceiros provenientes de fontes confiáveis. Assim, a empresa local consegue perpetuar comentários positivos influenciando novos clientes a confiarem em seus produtos e serviços.
E-mail Marketing
– O e-mail marketing pode ser de grande ajuda para promover negócios locais. Trata-se de uma ferramenta eficiente para se comunicar com clientes atuais, além de prospectivos. Estudos mostram que o e-mail marketing tem o potencial de gerar mais conversões do que a gestão de mídias sociais.
– A empresa local pode aproveitar suas campanhas de Links Patrocinados para criar páginas de destino que estimulam o visitante a deixar seu e-mail. Assim, será possível manter contato com seus clientes fornecendo-lhes informações relevantes, novidades e divulgando promoções.
Focar nas Pesquisas Com Intenção Local
– Com o crescimento dos dispositivos móveis conectados à internet, crescem as pesquisas com intenção local. Estas pesquisas são aquelas em que o usuário procura por um produto ou serviço na localidade. Para aproveitar esta demanda, sua pequena empresa local precisa ser exibida nestas pesquisas com alto potencial de conversão (no caso, uma visita à sua empresa e uma compra efetuada).
– Com o Google Ads, os anúncios são configurados com a segmentação geográfica. Isso significa que os anúncios da empresa serão exibidos somente se as pessoas que fizerem a pesquisa estiverem dentro daquela área geográfica específica (como uma cidade, um bairro ou um raio).
– Além disso, ferramentas como as Extensões de Local complementam esta configuração. Pessoas que pesquisam com intenção local desejam fazer uma visita ou entrar em contato com a empresa. As extensões de local ajudam as pessoas a encontrar sua loja, pois exibem um mapa, endereço ou a distância até seu local. Ao clicarem na extensão, elas podem encontrar todas as informações comerciais mais relevantes em um só lugar. Além disso, as extensões de local podem incluir um número de telefone ou um botão “Ligar”.
Segmentar Somente Pessoas Com Potencial de Conversão
– Uma das grandes vantagens das campanhas de Links Patrocinados do Google Ads é que a empresa pode exibir os anúncios somente quando os usuários utilizarem determinadas palavras-chave em suas pesquisas. Por escolher palavras-chave com alto potencial de conversão, a empresa local consegue segmentar seus anúncios para pessoas com grande probabilidade de entrar em contato via online ou por meio de uma visita presencial. Desta forma, você não desperdiça dinheiro exibindo publicidade para pessoas com pouco ou nenhum interesse em sua empresa, ao mesmo tempo que melhora suas vendas.
Adaptar-se às Tendências
– Um dos principais fatores capazes de manter uma pequena empresa local viva é a capacidade de se adaptar às mudanças. Por isso, a empresa precisa avaliar as tendências e adaptar seus negócios de acordo. Esta flexibilidade será um grande diferencial capaz de fazer sua loja se destacar dos concorrentes.
– Portanto, permita que sua pequena empresa adapte-se às mudanças. Use o Google Ads para promover seus negócios localmente. Facilite para seus prospectivos clientes conseguirem encontrar sua empresa. Estes passos serão essenciais para ajudá-lo a conquistar e manter-se sempre forte em seu mercado local.