Recomendações do Google Ads – O que são? Devo sempre seguir as sugestões de otimização do Google?

04/11/2022 by in category Google Ads, Otimização with 0 and 4
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A aba Recomendações do Google Ads é uma seção com sugestões de melhorias em suas campanhas. Veja tudo o que você precisa saber sobre esta seção.

A aba Recomendações é definida como uma área onde o Google usa toda sua tecnologia de aprendizado de máquina e inteligência artificial para sugerir mudanças em suas campanhas.

Pode-se dizer que é um assistente pessoal do Google que tem como objetivo fazer com que as campanhas performem melhor e você venda mais.

No caso dos administradores de contas, basta logar a conta de admin e acessar a aba Recomendações. Em seguida, a página apresenta as sugestões de todas as contas.

Neste artigo, saiba mais detalhes sobre como as Recomendações funcionam e como melhorar suas campanhas com a ajuda desta seção.

A história da Aba Recomendações do Google Ads

Tudo começou em 2009. Naquele ano, o Google lançou a aba Ideias que trazia algumas sugestões genéricas para otimizar campanhas em geral. Em 2013, esta aba foi atualizada para Oportunidades e ganhou outras métricas. No entanto, ela continuou dando apenas dicas gerais para as campanhas.

Daí, em 2018, o Google lançou a aba Recomendações. Esta nova versão é diferente de todas as outras porque utiliza o aprendizado de máquina para dar sugestões personalizadas para cada conta.

Ou seja, não são conselhos genéricos, mas sugestões de acordo com suas campanhas, público e mercado.

As Recomendações estão disponíveis para as seguintes campanhas:

  • Rede de pesquisa
  • Rede de Display
  • Google Shopping
  • Campanhas de vídeos
  • Apps

Que tipos de recomendações são apresentadas nesta página?

O Google oferece mais de 70 recomendações que estão divididas nas seguintes categorias:

  • Campanhas
  • Anúncios e extensões
  • Palavras-chave e segmentação
  • Lances e orçamento
  • Ajustes

Por exemplo, a categoria Campanhas pode apresentar sugestões como:

  • Crie uma campanha local.
  • Mude para campanhas inteligentes do Shopping.

Na categoria Anúncios e extensões, as dicas podem ser as seguintes:

  • Adicione extensões de preço aos anúncios.
  • Otimize os anúncios responsivos de pesquisa.
  • Teste um novo texto do anúncio substituindo as frases usadas diversas vezes.

O processo de otimização é algo que dá bastante trabalho. Afinal, são muitas coisas para monitorar de forma constante.

Uma ajuda neste respeito é utilizar a Aplicação Automática das Recomendações.

O que é Aplicação Automática das Recomendações

Em outras épocas, era preciso aplicar as Recomendações sempre de forma manual. No entanto, o Google entende que este processo pode demorar muito.

Por este motivo, esta seção possui um recurso de Aplicação Automática de Recomendações.

Assim, você pode selecionar as sugestões que deseja usar assim que estiverem disponíveis. Ou seja, o Google vai aplicar estas Recomendações de forma automática conforme surgirem oportunidades.

Para usar este recurso, clique no botão Aplicação Automática, no canto superior direito.

aplicação automática das recomendações do Google Ads

Em seguida, selecione as recomendações que o Google deve aplicar de forma automática. Vale lembrar que você pode desativar ou alterar estas opções a qualquer momento.

Recomendações Google Ads - aplicação automática

Pontuação de otimização

Esta pontuação é um valor que mostra o desempenho da sua conta na página de Recomendações.

Os valores vão de 0 a 100. Assim, com base neles, você percebe se suas campanhas atingiram todo o potencial ou se ainda dá para melhorar.

Temos um artigo que explica mais detalhes sobre o que é pontuação de otimização.

Quando devo verificar a aba Recomendações?

O ideal é que você faça isso todos os dias. No mínimo, verifique essa página 1x por semana.

Afinal, você deve se lembrar que esta ferramenta trabalha em tempo real. Portanto, a todo momento o Google identifica oportunidades com base em dados reais.

Assim que o Google encontra algo que pode melhorar em sua conta, ele vai fazer a recomendação.

Recomendações do Google Ads: Devo sempre segui-las?

De fato, esta é uma dúvida interessante. Afinal, se estamos falando que as recomendações do Google Ads usam dados reais, logo, daria para concluir que estas dicas sempre são boas.

Mas note o que o próprio Google diz sobre o assunto:

“Dispense recomendações que não estão alinhadas às suas metas. Motivo: você conhece sua empresa melhor do que ninguém. Sendo assim, dispense aquelas que não são relevantes para suas metas. Assim, não é preciso aplicar todas”.

Desta forma, fica claro que você não precisa seguir todas as sugestões de forma cega. Mas, é importante que você as avalie de forma regular.

Sem dúvida, você vai encontrar boas dicas para melhorar suas campanhas e vender ainda mais.

Para saber mais, confira este guia completo sobre Google Ads.

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