Recomendações do Google Ads – O que são? Devo sempre seguir as sugestões de otimização do Google?

Para que serve a aba Recomendações do Google Ads?

A aba Recomendações é definida como uma área onde o Google usa toda sua tecnologia de aprendizado de máquina e inteligência artificial para sugerir mudanças em suas campanhas. Pode-se dizer que é um assistente pessoal do Google que tem como objetivo fazer com que suas campanhas performem melhor e você venda mais.

Tudo começou em 2009. Naquele ano, o Google lançou a aba Ideias que trazia algumas sugestões genéricas para otimizar campanhas em geral. Em 2013, esta aba foi atualizada para Oportunidades que recebeu algumas métricas adicionais, mas continuava oferecendo apenas sugestões gerais para todas as campanhas.

Daí, em 2018, tivemos o lançamento da aba Recomendações. Esta nova versão se diferencia de todas as outras porque utiliza o aprendizado de máquina para oferecer recomendações personalizadas para cada conta.

Ou seja, não são recomendações genéricas, mas sugestões direcionadas para você, de acordo com a realidade das suas campanhas, do seu público e mercado.

Recomendações google ads

As Recomendações estão disponíveis para as seguintes campanhas:

Recomendações em contas de Administrador

Administradores de contas (como as agências de Links Patrocinados, por exemplo) têm acesso a diversas contas.

Antes disso, para acessar as Recomendações de cada conta, o administrador precisava logar em todas elas, uma por vez.

Mas agora o processo é muito mais fácil. Basta entrar na conta de administrador e acessar a aba Recomendações. A página já apresenta as sugestões para todas as contas gerenciadas.

Que tipos de recomendações são apresentadas nesta página?

São mais de 70 recomendações disponíveis. Elas estão divididas nestes grupos ou categorias:

  • Campanhas
  • Anúncios e extensões
  • Palavras-chave e segmentação
  • Lances e orçamento
  • Ajustes

Por exemplo, a categoria Campanhas pode apresentar sugestões como:

  • Crie uma campanha local.
  • Mude para campanhas inteligentes do Shopping.

Alguns exemplos de recomendações na categoria Anúncios e extensões são os seguintes:

  • Adicione extensões de preço aos anúncios.
  • Otimize os anúncios responsivos de pesquisa.
  • Teste um novo texto do anúncio substituindo as frases usadas diversas vezes.

O processo de otimização é algo que dá bastante trabalho. Afinal, são muitas coisas para monitorar de forma constante.

Mas, com as Recomendações, o Google trabalha como um funcionário para você. Assim, ele verifica em tempo real tudo o que pode ser melhorado em suas campanhas e apresenta as sugestões.

Pontuação de otimização

Esta pontuação é um valor que mostra o desempenho da sua conta na página de Recomendações.

Os valores vão de 0 a 100. Assim, com base neles, você percebe se suas campanhas estão alcançando todo o potencial ou se ainda dá para melhorar.

Temos um artigo que explica mais detalhes sobre o que é Pontuação de Otimização no Google Ads.

Quando devo verificar a aba Recomendações?

O ideal é que você faça isso todos os dias. No mínimo, verifique essa página 1x por semana.

Afinal, você deve se lembrar que esta ferramenta trabalha em tempo real. Portanto, a todo momento o Google está identificando oportunidades com base em dados reais.

Assim que ele encontra algo que pode ser otimizado em sua conta, ele vai fazer a recomendação.

Recomendações do Google Ads: Devo sempre segui-las?

De fato, esta é uma dúvida interessante. Afinal, se estamos falando que as recomendações do Google são baseadas em dados reais, logo, daria para concluir que estas sugestões sempre são boas.

Mas note o que o próprio Google diz sobre o assunto:

“Dispense recomendações que não estão alinhadas às suas metas. Motivo: você conhece sua empresa melhor do que ninguém. Sendo assim, dispense aquelas que não são relevantes para suas metas. Assim, não é preciso aplicar todas”.

Desta forma, fica claro que você não precisa seguir todas as sugestões de forma cega.

Mas, de qualquer modo, é importante que você as avalie de forma regular.

Sem dúvida, você vai encontrar boas dicas para otimizar suas campanhas e a vender ainda mais.