Como sabemos, todos os relatórios do Google Analytics são compostos de métricas e dimensões.
As dimensões se referem ao atributo dos visitantes do seu site. As métricas são avaliações quantitativas e são utilizadas para medir os aspectos das dimensões.
Por meio destes relatórios, é possível analisar o comportamento dos visitantes em nosso site de forma detalhada.
De fato, o Google Analytics oferece diversas métricas e dimensões predefinidas que estão prontas para serem utilizadas.
Mas e se você precisar acompanhar algumas métricas mais específicas? Bom, neste caso, você precisará fazer uso das dimensões e métricas personalizadas.
Estes relatórios customizados são criados por você e adaptados de acordo com suas necessidades.
Ou seja, se o Analytics não oferecer um relatório por padrão, talvez seja possível criá-lo com as dimensões e métricas personalizadas.
Vamos imaginar uma situação em que estes relatórios personalizados sejam de grande utilidade.
Pense, por exemplo, em uma loja virtual. Sabemos que e-commerces exigem que os usuários tenham contas para realizar suas transações. Logo, podemos concluir que os usuários conectados são aqueles que mais importam para um site assim.
Com as dimensões e métricas personalizadas, é possível acompanhar o comportamento dos usuários conectados, em separado. Por exemplo, entre os usuários conectados, descobrir qual é o produto mais popular em cada um dos sexos.
Vale destacar que estes relatórios personalizados são criados no nível da propriedade do Analytics. E para realizar edições na propriedade, criando ou editando as dimensões e métricas, é necessário que você tenha permissão de Edição para isso.
Para criar dimensões e métricas personalizadas, siga os passos abaixo.
1. Acesse a página de Administrador do Analytics.
2. Na coluna Propriedade, clique em Definições Personalizadas.
3. Depois, escolha Dimensões Personalizadas ou Métricas Personalizadas.
4. Em seguida, clique em +Nova Dimensão Personalizada.
5. Dê um nome que seja sugestivo, facilitando a localização do relatório.
6. Escolha o Escopo que especifica para quais hits a dimensão ou métrica personalizada será aplicada. Um escopo pode estar no nível do Hit, Sessão, Usuário ou Produto.
7. Se quiser que as métricas e dimensões personalizadas sejam imediatamente visualizadas em seus relatórios, marque a caixa Ativa.
No entanto, se você quiser criar uma métrica personalizada, haverá uma opção adicional para ser preenchida. É a lista suspensa Tipo de Formatação, onde você deve escolher entre um Número Inteiro, uma Moeda ou um Tempo. O Número Inteiro pode ser qualquer número. Uma moeda deve ser inserida como número decimal e deve coincidir com as configurações da visualização (ou seja, dólares, reais, etc.). O valor de tempo deve ser inserido em segundos.
Quando métricas e dimensões personalizadas passam a estar ativas nos relatórios do Analytics, é preciso atualizar o código de acompanhamento no seu site.
Este processo precisa ser feito pelo seu webmaster. O procedimento para isso pode ser acompanhado neste link.
Uma vez concluído este processo, como você pode visualizar uma dimensão personalizada em seu relatório?
Como exemplo, vamos acessar o relatório Comportamento > Conteúdo do Site > Todas as Páginas.
Logo acima da tabela de métricas, clique em Dimensão Secundária.
Na lista apresentada, você verá Dimensões Personalizadas. Clicando aqui será possível selecionar as dimensões que você criou na etapa anterior.
Se quiser criar relatórios personalizados, combinando diversas dimensões, incluindo as personalizadas, você precisa acessar a opção Personalização > Relatórios Personalizados.
Portanto, existem muitas métricas coletadas e exibidas automaticamente pelo Analytics. No entanto, de acordo com seu ramo de negócio e metas de marketing, estes relatórios talvez não sejam suficientes.
Como visto, é por este motivo que o Google Analytics oferece as dimensões e métricas personalizadas. Desta forma, você pode adaptar sua análise dos resultados alcançados de acordo com vistas e dados altamente personalizados.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner