Como as pessoas estão chegando até seu site? Bem, para responder esta pergunta, é provável que você vá até o Google Analytics e acesse a seção Aquisição > Todo o Tráfego > Canais.
Ali você verá os canais padrão. De forma bastante resumida, estes representam a origem de todo o tráfego do seu site.
A imagem acima mostra alguns dos canais padrão do Analytics. A lista completa deles é a seguinte:
Todo o tráfego que chega até seu site é atribuído a determinado canal de acordo com as regras do Analytics.
Mas há um problema nestes agrupamentos padrão. Em muitos casos, os canais padrão são muito amplos e genéricos. Eles não oferecem detalhes do caminho percorrido pelos usuários para chegar até seu site. E se não há muitos detalhes, podemos deixar de aprender informações valiosas sobre nosso tráfego.
É por isso que o Analytics oferece os agrupamentos de canais personalizados. Você verá neste artigo como poderá criá-los e quais são suas vantagens reais. Além disso, verá como editar os canais padrão.
Com o agrupamento de canais personalizados, é possível criar canais bem mais específicos.
Por exemplo, nos canais padrão, todo o tráfego orgânico é apresentado como um grupo único. Nos canais personalizados, por outro lado, você pode criar grupos específicos (digamos, todo tráfego orgânico que chegou até sua página de Google Analytics).
Note que, ao analisar o tráfego em Aquisição, é apresentado o agrupamento de canais padrão.
O que precisamos fazer agora é criar um agrupamento personalizado.
Para isso, é preciso acessar a página de Configuração do Analytics, clicando na roda dentada do painel à esquerda.
Ao acessar a página de Administração, siga os passos abaixo:
1. Em Vista, clique em Configurações do canal.
2. Clique em Agrupamento de canais.
3. Em seguida, clique no botão +Novo agrupamento de canais.
4. Na tela que se abrirá, você deve dar um nome para o agrupamento e clicar em Definir um novo canal.
5. Você deve então definir as regras do seu novo canal personalizado.
No exemplo abaixo, vemos que um canal foi criado para marketing de busca. Ele vai apresentar, em um só grupo, todo o tráfego orgânico que direcionou os usuários para as páginas de PPC, de Google Ads e de busca paga.
Explorando as “regras”, você verá que existem diversas opções para personalizar seu relatório de tráfego e aquisição.
Estes novos agrupamentos podem ser criados aos poucos. Crie um e faça uso dele nos relatórios de aquisição. Aos poucos, você poderá criar outros agrupamentos personalizados que trarão novos insights para seu negócio.
Além de criar agrupamentos personalizados, você também pode editar seu agrupamento padrão de canais.
Mas aqui cabe ressaltar que é preciso cuidado ao realizar estas modificações. Afinal, o Analytics alterará a forma como o tráfego é visualizado e categorizado nos respectivos canais.
Lembre-se que os canais padrão são valiosos. Portanto, vale a pena mantê-los intactos.
Se desejar editar um agrupamento padrão, não se esqueça: o ideal é que você faça uma cópia dele. Depois, basta editar a cópia.
Ao realizar esta edição no agrupamento padrão, você poderá:
A ordem como os canais aparecem aqui é relevante. O Analytics processa uma sessão e tenta atribui-lo ao primeiro canal. Se não for possível, a sessão será atribuída ao segundo canal. Caso não seja possível, ele atribuirá ao canal seguinte e assim, sucessivamente.
Assim, se você precisar ajustar a ordem de atribuição dos canais, utilize o recurso de arrastar e soltar.
Portanto, lembre-se que o Google Analytics é uma ferramenta poderosa que fornece muitos insights sobre o desempenho do seu site.
No entanto, se utilizar somente os recursos padrão, perderá grande parte de todo o potencial da ferramenta.
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