Quando falamos em geração de leads, precisamos ter em mente que o objetivo principal desta estratégia de marketing é conseguir leads qualificados.
Estes leads são mais importantes porque oferecem fechamento mais rápido, ajudam a diminuir o custo por lead, além da probabilidade maior de se tornarem clientes leais de sua empresa.
Na contramão, se você conquistar muitos leads que não são de qualidade, perderá esforços tentando fazer com que eles realizem a conversão – e a minoria corresponderá positivamente.
Por isso, ao investir em social ads, é preciso desenvolver um plano de ação focando principalmente nos leads qualificados.
E neste respeito, o LinkedIn Ads pode ajudá-lo a atingir esta meta, especialmente se estiver focado em leads B2B.
O LinkedIn oferece um tipo de campanha exclusivo para a geração de leads. Mas antes de falarmos sobre estas campanhas, vamos primeiramente pensar nas pessoas que devemos segmentar estes anúncios.
Como mencionamos, o foco deste tipo de campanha deve ser os leads qualificados. Você não vai querer gastar tempo e dinheiro em leads de baixa qualidade.
Por isso, logo de início, é preciso segmentar as pessoas certas ao criar campanhas para obtenção de leads.
Uma das formas de fazer isso é exibir seus anúncios somente para pessoas que já visitaram seu site. Por que isto é interessante? Porque todos os seus esforços estarão direcionados para pessoas que já conhecem sua empresa e estarão melhores preparadas para lhe dar atenção quando você entrar em contato com elas.
Você já deve ter adivinhado que estamos falando do retargeting do LinkedIn.
Que ferramentas o LinkedIn Ads oferece para tais estratégias?
Entre os recursos disponíveis do retargeting está o LinkedIn Insight Tag. Trata-se de um código inserido no seu site e que possibilita identificar a página visitada pelo usuário para então, posteriormente, exibir um anúncio personalizado para ele.
Para adicionar o LinkedIn Insight Tag, você deve seguir os passos abaixo:
1. Acesse o Gerenciador de Campanhas.
2. Clique na conta de anúncios.
3. Em Materiais da Conta, clique em Insight Tag.
4. Clique em Visualizar Minha Insight Tag.
5. Escolha como fará a instalação.
6. Após efetuar a instalação da tag, clique em Terminei.
7. Quando o LinkedIn começar a receber o sinal da tag, seu site aparecerá na seção Acompanhamento do Site.
Estas pessoas que já tiveram algum contato com sua empresa são mais propensas a preencherem o formulário. Por este motivo, neste caso, vale a pena dar lances mais agressivos.
Na verdade, de modo geral, você conseguirá baixar o custo por lead, apesar de ter aumentado os lances para estas pessoas. Isto acontece porque a quantidade de conversões é maior do que em outros grupos demográficos.
Outra forma de obter uma lista qualificada para geração de leads, é utilizar o Matched Audiences para executar campanhas de marketing baseadas em conta (ABM).
Com este recurso, você faz o upload de listas de empresas-alvo, cujos integrantes serão aqueles que visualizarão seus anúncios. São milhões de empresas cadastradas como Company Pages no LinkedIn e você pode utilizá-las como critério de segmentação.
Para utilizar esta lista nos seus esforços para geração de leads, siga os passos abaixo:
1. Abra uma planilha no Excel.
2. Crie uma coluna chamada “companyname” e insira o nome das empresas nas linhas desta coluna.
3. Salve o arquivo como .csv.
4. No Gerenciador de Campanhas, clique em Materiais da Conta.
5. Escolha Matched Audiences.
6. Na barra lateral, selecione Listas Carregadas.
7. Depois, no menu suspenso Criar Público, escolha a opção Upload de lista.
8. Na tela seguinte, clique em Selecionar lista para fazer o upload.
Você também pode utilizar dados de perfis dos usuários para aumentar o alcance da sua segmentação. Por exemplo, você pode escolher dados como setor de atuação ou função para segmentar um grupo de profissionais que visualizarão seus anúncios.
No entanto, ao procurar alcançar mais pessoas, tome cuidado para não criar uma segmentação excessiva. Como já mencionado, isto poderá resultar em leads de baixa qualidade, perda de tempo e de dinheiro.
Uma vez definido quem é seu público-alvo e suas configurações de segmentação, estamos prontos para criarmos nossa primeira campanha para aquisição de leads qualificados.
Ao criar uma campanha, selecione Geração de leads nos Objetivos.
O recurso de formulários está disponível para anúncios em mensagem e Sponsored Content.
Esta estratégia permite exibir os anúncios de formulários em todos os dispositivos.
Tenha em mente que as pessoas não são exatamente fãs de compartilhar dados pessoais. Por isso, selecione cuidadosamente quais dados você solicitará nos seus formulários.
Quanto mais simples for o processo de obtenção de dados, provavelmente, mais leads você conseguirá.
Este é o motivo dos formulários de geração de leads do LinkedIn terem sido projetados para serem mais simples e curtos.
Visto que eles extraem dados do perfil do usuário, não é necessário que a pessoa digite todas as informações solicitadas. Ou seja, assim que clicar no call-to-action do anúncio, o usuário já visualizará o formulário preenchido automaticamente com dados do perfil (por exemplo, nome, e-mail, empresa, cargo e localidade). Com apenas um clique, sem precisar preencher qualquer informação manualmente, os dados principais que você tanto precisa lhe serão enviados.
Depois de enviar as informações, você pode configurar a tela que será apresentada ao usuário (por exemplo, a página para download de um e-book ou qualquer outro destino que preferir).
Depois que sua campanha estiver no ar, você pode acompanhar em tempo real como está o desempenho dela.
Isto inclui:
Você pode até mesmo fazer o download dos seus leads e importá-los para seu programa de CRM. Embora este processo possa ser realizado manualmente, existe a opção de vincular seu CRM ao LinkedIn. Isto permite economizar tempo no processo e os leads ficam imediatamente disponíveis para sua plataforma. Veja informações sobre como vincular seu CRM ao LinkedIn.
Acompanhar o desempenho deste formato publicitário ajuda não apenas entender como seu dinheiro está sendo gasto, mas também a otimizar os formulários.
Afinal, você entende quais são os profissionais que estão convertendo, qual mensagem é mais eficaz e, desta forma, poderá otimizar a abordagem com o passar dos dias.
Quando você cria formulários no LinkedIn, é preciso definir um nome para eles.
Não caia no erro de escolher nomes aleatórios, do tipo “formulários de leads” ou “teste de formulários”. Em um primeiro momento, você sabe exatamente que formulário é esse e quem são os públicos segmentados.
No entanto, com o passar dos dias, poderá facilmente se esquecer destes detalhes. Assim, ao analisar os relatórios dos diversos formulários listados, terá dificuldade em saber do que se tratam.
Por isso, escolha nomes descritivos e úteis para futuras análises e otimização.
Como visto, estes passos são importantes para aumentar não somente o número de leads, mas leads qualificados com seus anúncios no LinkedIn.
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