Status de produtos do Google Shopping: O que são e como interpretá-los?

21/02/2022 by in category Google Shopping with 0 and 2
Home > Blog > Google Shopping > Status de produtos do Google Shopping: O que são e como interpretá-los?

Status dos produtos do Google Shopping informa como está o produto no processo de avaliação e se há problemas que você precisa resolver.

Assim como acontece com outras campanhas do Google Ads, o Google Shopping também possui status dos produtos. Por meio destes status, você consegue descobrir se seus produtos estão qualificados para exibição ou não. Além disso, eles ajudam a ver o que você precisa fazer para corrigir possíveis problemas que estejam impedindo a exibição dos anúncios no Google Shopping.

Portanto, vamos analisar quais são os status de produtos e o que cada um deles significa.

Compreendendo os status de produtos do Google Shopping

1. Ativo

O mais tranquilizador de todos os status de produtos do Google Shopping.

O status Ativo indica que o produto está qualificado para aparecer nos Links Patrocinados.

2. Parcialmente ativo

Se você vir este status, isto significa que o produto está qualificado para exibição no Google Shopping.

No entanto, ele não atende a algum requisito das listagens gratuitas avançadas. Estas listagens são os produtos que aparecem nos resultados do Google e que não resultam em cobranças para o e-commerce.

3. Pendente

Este status indica que o Google está analisando o produto de acordo com as políticas de publicidade do Shopping. Durante esta análise, o produto não aparece nos anúncios.

Vale destacar que quando quando você envia um feed de dados pela primeira vez, o Google analisa toda a conta para verificar se ela atende às normas de publicidade do Google Shopping.

Embora o Google avise que o processo leve até 3 dias, de modo geral, ele ocorre de forma mais rápida.

No entanto, no caso de listagens gratuitas, a análise pode durar semanas.

4. Reprovado

Este status do Google Shopping indica que seu produto violou alguma política e por isso foi reprovado. Neste caso, ele não vai aparecer nos anúncios.

Os problemas mais comuns em reprovações acontecem por falta de envio de atributos obrigatórios, além do site ou produto não estar em conformidade com as políticas do Google.

No entanto, para descobrir o motivo exato da reprovação, verifique as notificações em sua conta e e-mail.

5. Prestes a expirar

Este status do Google Shopping indica que o produto está aparecendo nos anúncios, mas deixar de aparecer em até 3 dias.

O que leva um produto a ser expirado?

Um dos motivos é que você não atualizou os dados dele nos últimos 30 dias. De fato, este é um recurso obrigatório para todos os produtos. O Google faz isso para garantir que os produtos que aparecem nos anúncios estejam atualizados.

Outro motivo é que você incluiu o atributo data de validade [expiration_date] e definiu o vencimento para daqui 3 dias. Como o Google não veicula produtos com data de validade vencida, o status indica que o produto está prestes a expirar.

Como acompanhar os status dos produtos do Shopping

Você pode acompanhar os status dos produtos acessando o Google Merchant Center.

Em seguida, acesse Diagnóstico na aba Produtos.

acessando status dos produtos do Google Shopping

Assim, qualquer problema no item, no feed ou na conta aparece nesta página. Você também vai encontrar os passos para resolver os problemas.

Concluindo

Portanto, gerenciar anúncios de um e-commerce na internet passa pela obrigação de acompanhar os status de produtos do Google Shopping.

Desta forma, você consegue ter controle sobre o desempenho dos seus produtos e se há algum problema para resolver.

Clinks ®️ | Google Ads Partner PREMIER

CNPJ: 08.194.590/0001-42

Política de privacidade e termos de uso

Trabalhe conosco

Mapa do Site