Como Manter o Foco e Concentração Durante a Criação de Conteúdo

12/11/2019 by in category Inbound Marketing with 0 and 0
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Existem muitas distrações que podem prejudicar a produção de conteúdo no seu marketing digital. Confira algumas dicas que vão ajudá-lo a manter o foco e a produtividade.

Entre as estratégias para o Inbound Marketing está a produção de conteúdo em forma de textos. Ou seja, alimentar um blog com artigos de qualidade.

O Inbound Marketing costuma ser dividido em 5 etapas: atrair, converter, relacionar, vender e encantar.

E a produção de artigos figura como um dos destaques logo na primeira etapa: atrair.

Ao cumprir esta tarefa, existem alguns desafios com os quais você vai se deparar. Por exemplo, visto que há tantas distrações ao nosso redor, como manter o foco durante a produção dos textos? Além disso, diante de tantas tarefas que precisamos cumprir diariamente, como cumprir aquelas que são as mais importantes?

Para que a qualidade não seja prejudicada, você precisa se concentrar no que está escrevendo.

A questão é: como colocar isso em prática?

De fato, há alguns hábitos e técnicas que podem ajudá-lo a manter o foco enquanto escreve. Neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas sobre este tema.

Multitarefa Prejudica Concentração

Quantas abas do seu navegador estão abertas agora, no exato momento em que você lê esta frase?

Salvo exceções, a maioria das pessoas trabalha com diversas abas do navegador, abertas. Some-se a isso os diversos programas e aplicativos em execução.

Em outras palavras, existem muitas distrações ao nosso redor. No entanto, muitas delas são atividades que fazem parte da nossa rotina de trabalho. Não são coisas que podem ser simplesmente deixadas de lado. São tarefas e, como tais, precisam ser cumpridas.

O grande problema acontece quando tentamos otimizar o tempo de forma errada – fazer diversas tarefas simultaneamente. É justamente aí que a concentração, o foco e a produção são prejudicados.

Pense no seguinte exemplo:

Uma pessoa inicia uma tarefa (A) e, antes de finalizá-la, interrompe. Ela então inicia outra tarefa (B) e, novamente, antes de concluir, interrompe. Essa pessoa volta para a tarefa A, concluindo-a, e passa para a tarefa B, concluindo-a também.

Os passos acima são a receita para perder tempo. Mas, então, como otimizar o tempo e aumentar a produtividade? No exemplo acima, a pessoa deveria iniciar e concluir a tarefa A. Somente então ela passaria para a tarefa B, iniciando-a e concluindo-a.

Por isso, multitarefa prejudica o foco e todo o processo de criação. Ao iniciar uma tarefa importante (no caso, pesquisar sobre um assunto para o seu Inbound Marketing), resista à tentação de realizar outras tarefas simultaneamente, como ler e responder seus e-mails.

Mas, evidentemente, não estamos dizendo que você deve ignorar outras tarefas – muitas delas talvez sejam realmente importantes.

É aí que entra a questão das prioridades, o que nos leva para a segunda dica.

Liste e Priorize Tarefas

Você possui diversas tarefas ao longo do dia, incluindo pesquisar e escrever artigos para seu blog corporativo.

Mas nem todas as tarefas são iguais, em termos de importância.

Para manter o foco e garantir seu rendimento é necessário listar suas obrigações para cada dia.

Liste as tarefas por ordem de importância, dos principais até os menos relevantes.

E atenha-se de forma disciplinada à lista.

Por exemplo, pode ser que parte de sua lista esteja elaborada desta forma:

1. Pesquisar tema de artigo.
2. Escrever artigo.
3. Ler e interpretar relatórios de anúncios no Google Ads.

O que uma pessoa disciplinada faria diante desta lista? Certificaria de avaliar o desempenho dos seus anúncios de Links Patrocinados somente após concluir as duas primeiras tarefas.

Mantenha um Rascunho ao Lado

Grande parte da nossa produtividade é afetada quando nos lembramos de pequenas tarefas e levantamos para realizá-la.

Por isso, para evitar esses “passeios” desnecessários, mantenha uma folha em branco ao seu lado.

Sempre que se lembrar de alguma coisa, em vez de precisar se levantar e realizar a tarefa (com medo de se esquecer), anote em um rascunho. Depois de anotar, volte prontamente para sua tarefa.

Desligue as Distrações

Esta talvez seja a dica mais óbvia. Ao mesmo tempo, uma das mais difíceis de serem aplicadas.

Com “distrações” estamos nos referindo à TV, programas de e-mail, aplicativos desnecessários, entre outras coisas. Por razões evidentes, pode ser contraproducente desligar o celular, mas colocá-lo no silencioso já é de ajuda.

Outra dica interessante é colocar o editor de texto no modo sem distrações. Existem programas desenvolvidos para esta finalidade.

Por exemplo, considere o Q10. Este programa permite a edição em tela cheia, sem poluir a tela com diversos menus e botões desnecessários. A ferramenta também possui um alarme temporizador que informa quando você deve fazer uma pausa. Além disso, ele informa quantas palavras você escreveu em determinado período. Assim, você consegue comparar sua produção com períodos anteriores.

Manter foco editor texto

O Q10 conta com um charmoso som ao fundo que o torna único. Ao passo que as teclas são digitadas, ele emite um ruído que lembra as obsoletas máquinas de escrever.

O programa pode ser instalado ou até mesmo baixado na versão executável (que não precisa de instalação).

Defina Metas

Quantas palavras você acredita ser capaz de produzir antes de realizar uma pausa?

Defina um valor razoável. Por exemplo, digamos que você tenha pensado em 400 palavras. Assim, quando atingir as 400 palavras, dê uma pausa.

Como mencionado no subtópico anterior, editores de texto como o Q10 possuem um temporizador incorporado para lembrá-lo sempre que você atingir este número e precisar fazer uma pausa.

Busque Silêncio ou Músicas Para Trabalhar

Para grande parte dos profissionais de produção de conteúdo, o silêncio é um grande aliado.

Se seu local de trabalho não colabora com o silêncio, você pode recorrer aos fones com cancelamento de ruídos.

fone cancelamento ruídos

 

No entanto, existem aqueles que não abrem mão de uma boa música no processo de criação e produção de conteúdo para o Inbound Marketing. Para esses, convém criar uma playlist com músicas que oferecem pouca ou nenhuma distração.

Para isso a Clinks criou uma Playlist no Spotifyi com músicas estilo “LoFi” para te ajudar nesse processo de concentração, relex e inspiração.

E exatamente para evitar distrações, se gostar de músicas ao fundo, priorize aquelas cujas letras estejam em um idioma desconhecido. Isto porque temos a tendência de ficar atentos em letras da nossa língua, concentrados naqueles versos impactantes que estamos ouvindo.

Concluindo

Em resumo, produtividade não significa fazer apressadamente o máximo de tarefas dentro de um período.

Assim como o Inbound Marketing é caracterizado pela produção de conteúdo de qualidade, da mesma forma, o processo de criação precisa ser adornado com esta mesma virtude.

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