Guia Completo Sobre Como Anunciar no LinkedIn Ads

08/11/2019 by in category Social Ads with 0 and 1
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Apresentamos um guia completo para você aprender tudo o que precisa saber sobre o LinkedIn Ads, incluindo o passo a passo para criar sua primeira campanha publicitária na rede social.

O marketing digital oferece diversas opções para promover seus negócios na internet.

Entre elas não podemos ignorar o Social Ads – os anúncios veiculados em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter.

Além destes, há outro gigante no Social Ads que você deve considerar ao definir suas estratégias de publicidade na internet.

Estamos falando do LinkedIn Ads.

O LinkedIn é a rede social de negócios, onde empresários e profissionais divulgam seus serviços, criam parcerias e realizam networking. É a rede social do business-to-business (B2B). Também é utilizada para pessoas que estão em busca de novas oportunidades de emprego.

E não estamos falando de poucas pessoas. A rede social conta atualmente com cerca de 630 milhões de usuários.

E quem são eles?

  • 63 milhões de tomadores de decisão
  • 17 milhões de líderes de opinião
  • 90 milhões de influenciadores de nível sênior
  • 10 milhões de executivos de nível C
Alcance LinkedIn

Por isso, muitas empresas que atuam no B2B utilizam esta rede para gerar novos negócios.

É este o seu caso?

Bem, você talvez já tenha percebido que, com tantas pessoas e empresas fazendo uso da rede social, pode ser difícil conseguir alcançar seu público-alvo de forma orgânica no LinkedIn.

É por isso que existe a solução de anúncios. Mas você deve estar se perguntando: como divulgar meu negócio no LinkedIn?

Neste guia completo você aprenderá tudo o que precisa saber sobre o LinkedIn Ads.

Vamos mostrar também como criar passo a passo sua primeira campanha publicitária na rede social.

Tipos de anúncios no LinkedIn

Quais são as soluções ou produtos de publicidade disponíveis no LinkedIn Ads?

1. Sponsored Content

O Sponsored Content é a solução para patrocinar seu conteúdo orgânico. Ou seja, você escolhe uma postagem orgânica e amplia seu alcance, exibindo-a para um público maior, além dos seus seguidores.

Com esta solução, seus anúncios nativos podem ser veiculados em todos os dispositivos (computadores, tablets e celulares).

2. Sponsored InMail

Esta é uma solução desenvolvida para enviar mensagens na caixa de entrada do seu público-alvo.

Seu design está otimizado para gerar cliques. Uma das formas de fazer isso, é manter o botão de chamada à ação sempre visível, não importa onde o usuário esteja na página.

Com o Sponsored InMail você consegue diversificar suas ações de marketing, ao mesmo tempo em que personaliza as mensagens.

Para que sua mensagem seja vista, o Sponsored InMail procura manter seus e-mails no topo da caixa de entrada. Para conseguir isso, as mensagens patrocinadas só são entregues quando o usuário está online no LinkedIn.

3. Formulário de Geração de Leads

Muitas empresas utilizam os formulários para obter os dados dos visitantes para formação de leads. Este preenchimento pode ser utilizado, por exemplo, antes de liberar o download de um e-book.

O LinkedIn Ads oferece uma ferramenta que faz este serviço para você. Com o Formulário de Geração de Leads, você consegue promover conteúdo onde o usuário precisa preencher um formulário para ter acesso.

Com ele, os dados básicos do usuário são preenchidos de forma automática, utilizando suas informações de perfil. Isto permite gerar leads de qualidade e com alta velocidade.

formulário geração leads linkedin ads

E o que acontece logo depois que o usuário preencher e confirmar o envio do formulário?

A rede profissional redireciona ele para a página de destino escolhida por você.

4. Dynamic Ads

Solução desenvolvida para gerar engajamento de qualidade por meio de anúncios personalizados.

Esta personalização utiliza dados do perfil do cliente-alvo, como a foto de perfil, conforme visto abaixo:

Dynamic Ads

Com o Dynamic Ads é possível ampliar o número de seguidores, aumentar seu público e sua influência.

5. Anúncios em Carrossel

Anúncios em Carrossel utilizam diversos cartões de imagens em sequência que podem ser usados para finalidades diversas. Por exemplo, contar uma história ou apresentar diversos produtos.

Você também pode utilizar os cartões para apresentar diferentes características de um único produto.

Anúncios carrossel linkedin ads

Os anúncios em carrossel permitem que você faça uma descrição de cada uma das imagens utilizadas. Assim, você utiliza uma mensagem de texto para complementar cada cartão.

Por Que Anunciar no LinkedIn Ads

Como declarado em sua página de publicidade, “Pela primeira vez na história da mídia, você pode alcançar os profissionais do mundo – tudo em um só lugar”.

E não há dúvidas disso. Afinal, como mencionado, a rede social é uma comunidade global de negócios. Portanto, é o local ideal para compartilhar conteúdo voltado para profissionais e gerar novos negócios B2B.

Para você ter uma ideia, 94% dos profissionais do marketing B2B utilizam a rede social para produzir e distribuir conteúdo.

Segmentação de Anúncios

Como mencionado, o público do LinkedIn é gigantesco.

No entanto, com as ferramentas de segmentação da rede social, você consegue exibir seus anúncios somente para as pessoas que mais interessam às suas metas. Você pode escolher segmentar tomadores de decisão, influenciadores, executivos, pequenos empresários, pessoas em busca de novas oportunidades de emprego e crescimento profissional.

Uma das grandes vantagens desta rede é que os usuários são incentivados a manter seus dados atualizados. Isto é importante, afinal, novas oportunidades de negócios que surgirão para eles dependem de perfis com dados precisos.

Portanto, você pode utilizar os dados atualizados para alcançar as pessoas certas, como por exemplo:

  • Cargo: você pode anunciar somente para pessoas que tenham cargos específicos, como diretores executivos, gerentes, etc.
  • Empresa: escolha quais profissionais verão seus anúncios selecionando a empresa em que trabalham.
  • Setor: se quiser que seus anúncios sejam exibidos para profissionais de setores específicos, como indústria alimentícia ou seguradora, poderá segmentá-los.
  • Interesses e habilidades: quer exibir seus anúncios somente para pessoas com determinados interesses? Você pode segmentá-los com o LinkedIn Ads.
  • Educação: segmente seu público-alvo de acordo com seu grau de estudo, faculdades cursadas e cursos escolhidos.
  • Dados demográficos: segmentar público-alvo por idade e gênero.
Segmentação linkedin ads

Talvez você se sinta um pouco perdido diante de tantas opções. Por isso, é importante conhecer muito bem seus produtos/serviços e seu público-alvo. Além disso, é essencial testar diferentes segmentações para ver qual delas oferece os melhores resultados.

Gerenciador de Campanhas

O Gerenciador de Campanhas é a ferramenta para você criar campanhas, segmentar seu público-alvo e acompanhar o desempenho dos anúncios.

Ao criar sua primeira campanha, a tela de apresentação solicitará que você preencha as seguintes informações:

  • Nome da conta
  • Moeda (não é possível alterar a moeda posteriormente)
  • Nome da sua LinkedIn Page para vincular com sua conta (opcional)

Criar Campanha e Definir Objetivos

Depois disso você verá a tela inicial do Gerenciador de Campanhas

Gerenciador de campanhas

Neste primeiro momento, você deve dar um nome para a campanha e selecionar qual o seu objetivo ao anunciar no LinkedIn. Para isso, você deve pensar no que deseja que os clientes realizem ao visualizarem seu anúncio.

Os objetivos são categorizados em três grandes grupos de ações:

  • Conhecimento
    • Conhecimento da marca: Divulgar seus produtos, serviços ou empresa para mais pessoas.
  • Consideração
    • Visitas ao site: Gerar tráfego para o seu site.
    • Engajamento: Aumentar a interação das pessoas com seu conteúdo e aumentar os seguidores da sua Company Page.
    • Visualizações de vídeo: Compartilhar seus vídeos com mais pessoas.
  • Conversões
    • Geração de leads: Captar leads no LinkedIn por meio do preenchimento de formulário de geração de leads.
    • Conversões no site: Gerar mais ações de valor no site da sua empresa, como compras, cadastros e downloads.
    • Candidatos a vagas: Informar as pessoas sobre oportunidades de emprego na sua empresa e atrair mais candidaturas para elas.

Em nosso exemplo, vamos selecionar a opção Consideração > Visitas ao Site.

Segmentar Público-alvo

Na próxima tela, você terá a opção de escolher quem visualizará seus anúncios.

Note que, à medida que inserir detalhes sobre o público-alvo, orçamento, entre outras informações, o LinkedIn Ads apresenta uma estimativa de quantas pessoas podem ser alcançadas com seus anúncios. Esta estimativa aparece em Resultados Previstos, na lateral direita.

resultados previstos campanhas

Se você já tiver criado e salvo uma lista de públicos-alvo, ela aparecerá na opção Públicos Salvos. Em nosso caso, como estamos criando nossa primeira campanha, esta opção está vazia.

Portanto, vamos direto ao menu Públicos.

Públicos-alvo no gerenciador de campanhas

Ali são apresentados 26 modelos de públicos, como assessores financeiros, usuários com bacharelado, profissionais de compras e outros. Em nosso exemplo, vamos selecionar Decisores de TI.

Aqui também pode ser útil testar diferentes modelos de público. Isto visa garantir que suas campanhas utilizem os modelos mais eficientes.

Neste momento, você também deve especificar a localização geográfica do seu público (país, estado e/ou cidade). Ao selecionar uma região, você precisa escolher entre estas duas opções:

  • Localidade recente ou permanente: Pessoas que visitaram recentemente ou residem ou trabalham permanentemente na localidade;
  • Localidade permanente: Pessoas que somente residem ou trabalham de forma permanente na localidade.

Defina o idioma do perfil. Lembre-se que isto significa que o texto dos seus anúncios deve estar no idioma selecionado.

Depois, o LinkedIn Ads quer saber quem é seu público-alvo. Para isso, você deve especificar os atributos:

  • Empresa
    • Conexões
    • Nomes
    • Setores
    • Tamanho
  • Dados Demográficos
    • Gênero
    • Idade
  • Formação
    • Diplomas
    • Instituições de ensino
    • Áreas de estudo
  • Experiência Profissional
    • Anos de experiência
    • Cargo
    • Competências
    • Funções
    • Níveis de experiência
  • Interesses
    • Grupos
    • Interesses do usuário

Você também pode visualizar os mesmos atributos na opção de exclusão, onde você especifica quem não deve visualizar seus anúncios.

O LinkedIn Ads dá a opção de ativar a ampliação de público. Este recurso permite exibir seus anúncios para pessoas que tenham atributos semelhantes aos do seu público-alvo. Como identificado pelo nome, o alcance da sua publicidade na rede social será ampliado.

O Linkedin dá um exemplo do uso da ampliação de público:

“Se a sua campanha segmenta usuários com a competência “Publicidade on-line”, a Ampliação de público pode expandir o seu público para usuários que mencionam a competência “Marketing interativo” em seus perfis. Isso significa que você pode descobrir novos potenciais clientes de qualidade e levá-los automaticamente para o seu funil de marketing”.

Selecionar Formato de Anúncio

Chega o momento de criar o primeiro anúncio no LinkedIn.

São seis opções, algumas delas já citadas acima:

  • Imagem única: são exibidos no feed de notícias.
  • Carrossel: anúncios com duas ou mais imagens que aparecem no feed de notícias.
  • Vídeos: são exibidos no feed de notícias.
  • Anúncios em destaque: anúncios personalizados com dados do perfil para promover ofertas em toda a rede social. Os anúncios em destaque são exibidos somente em computadores.
  • Texto: aparecem na coluna à direita ou na parte superior da página.
  • Mensagem: são entregues para o público-alvo na caixa de entrada do LinkedIn.
  • Anúncios em conversa: mensagens automáticas, em tempo real, que se assemelham a conversas e incentivam o diálogo com os profissionais.
  • Anúncios de vaga única: uma solução para anunciar vagas de emprego no feed de notícias dos usuários.
Formatos anúncios linkedin

Os 4 primeiros formatos de anúncios mencionados (imagem única, carrossel, vídeo e destaque) exigem que você tenha uma Company Page.

Para o nosso exemplo, vamos selecionar a opção Anúncio de Texto.

Posicionamento e Orçamento

A plataforma de anúncios da rede social ainda oferece o Audience Network.

Esta é uma forma de alcançar um público maior, exibindo seus anúncios em sites e aplicativos parceiros do LinkedIn.

É uma opção para empresas que desejam acelerar o desempenho de suas campanhas publicitárias, aumentando o alcance dos seus anúncios.

Os únicos formatos aceitos pelo Audience Network são os anúncios com imagem única e anúncios em vídeos.

Linkedin Audience Network

Chegamos então ao momento de definir o orçamento e agendamento da campanha.

O primeiro aspecto para definir é escolher entre orçamento diário ou orçamento diário e total.

Depois, especifique um valor que está disposto a pagar por dia. Importante: o LinkedIn Ads avisa que você poderá ser cobrado até 20% acima do seu orçamento diário. Portanto, leve esse fator em consideração ao definir o valor máximo que pode pagar por dia.

Em seguida, você também deve fazer o agendamento de sua campanha, especificando a data do seu lançamento. Se preferir, poderá também determinar uma data para que ela seja interrompida.

Ao escolher o tipo de lance mais adequado para seus objetivos, há três opções:

  • Automático: opção onde você deixa o sistema do LinkedIn otimizar seus lances para que você obtenha os melhores resultados.
  • CPM: você define o valor máximo que está disposto a pagar por 1.000 impressões dos seus anúncios.
  • CPC: você define o lance máximo que está disposto a pagar por clique.

Se escolher o lance CPC, será oferecida uma opção adicional: “Otimizar meu lance para obter mais resultados”. Se esta opção estiver marcada, você definirá o lance inicial. Depois, o sistema aumentará ou reduzirá automaticamente o lance da campanha para que você obtenha mais visitas e conversões no seu site.

Dependendo do tipo de anúncio selecionado, as opções de lance podem variar. Por exemplo, se você escolher Anúncio em Mensagem, você terá apenas uma opção de lance, o Custo Por Disparo (CPS).

Acompanhar as Conversões

As conversões são as ações que você espera que seus clientes tomem ao visitar seu site. Podem incluir desde o preenchimento de um formulário até a compra de um produto.

Estas conversões podem ser mensuradas com o uso do recurso “Acompanhamento de Conversões”. Com ele, o LinkedIn utiliza a atribuição último clique ou última visualização do anúncio para identificar o responsável pela conversão.

Para acompanhar as conversões, você deve:

  • Escolher uma ação que será definida como conversão;
  • Estimar o valor monetário de quanto esta conversão vale para seus negócios;
  • Definir um prazo depois do clique em que uma conversão deve ser contada;
  • Definir como deseja acompanhar a conversão (usar Insight Tag ou pixel relacionado).

O Insight Tag é um código JavaScript que pode ser adicionado ao seu site para permitir relatórios detalhados das campanhas e para a obtenção de insights úteis sobre os visitantes do seu site.

A primeira etapa, relacionada às configurações da campanha, está pronta.

Clique em Avançar.

Criar o Primeiro Anúncio

Agora passaremos para a criação dos anúncios.

Clique em Criar Novo Anúncio. Note que também é possível avançar e deixar para criar os anúncios, posteriormente.

Criar anúncio linkedin

Na próxima tela você deve preencher algumas informações básicas. Lembre-se que selecionamos a opção Anúncio de Texto nas configurações da campanha. Por isso, o anúncio que será criado agora será de texto.

Você deve inserir uma pequena imagem que será exibida como ícone junto ao anúncio, além de escrever um título, a descrição e a URL de destino.

Criar anúncio texto linkedin ads

Depois de clicar em Criar, ele voltará para a tela anterior, onde você poderá criar outros anúncios.

Assim que finalizar a criação dos seus anúncios, clique em Avançar.

Revisão

Na última etapa, você deve revisar todas as configurações selecionadas.

Depois de conferir se tudo está de acordo com seus objetivos, basta clicar em Lançar Campanha.

O Que São os Públicos Combinados do LinkedIn

A solução de Públicos Combinados do LinkedIn tem como objetivo criar listas de retargeting de visitantes do seu site, carregar lista de contatos de e-mail para alcançar as pessoas que mais interessam a você, além de importar listas de empresas-chave para atrair o público certo. (Confira nosso guia sobre Como Fazer Retargeting no LinkedIn).

Com o Account Targeting você consegue criar anúncios para serem segmentados somente para empresas-alvo. E lembre-se que são milhões de empresas cadastradas como Company Pages no LinkedIn.

Para utilizar esta solução, você precisa seguir as etapas abaixo:

1-) Criar uma lista de empresas-alvo no Excel.

Abra uma nova planilha e insira uma empresa por linha, em apenas uma coluna.

Coloque o nome de todas as empresas-alvo que deseja segmentar com suas campanhas.

A primeira linha deve conter a palavra “companyname”.

Você tem um limite máximo de até 30 mil empresas.

Salve esse arquivo como .CSV.

Account targeting

2-) Fazer o upload de sua lista CSV.

Em seguida, vá até o Gerenciador de Campanhas. Clique em “Materiais da Conta” e escolha a opção Matched Audiences.

Account targeting

Na tela seguinte, acesse o menu Criar Público e escolha Upload de Lista.

Depois, basta clicar em Selecionar Lista e fazer o upload da lista de empresas-alvo.

Dicas Para Uma Campanha de Sucesso no LinkedIn Ads

Não existe uma receita única de sucesso. Assim, muito dependerá de quais são suas metas e quem é exatamente seu público-alvo.

Portanto, uma dica importante para ter sucesso ao anunciar no LinkedIn é criar variações de anúncios e testar qual funciona melhor.

Por exemplo, ao lançar uma campanha de anúncios de texto, faça pequenas alterações no título, na descrição e na imagem do anúncio. Acompanhe os resultados para verificar qual dos anúncios tem o melhor desempenho.

Portanto, independentemente de quais sejam suas metas e quais os anúncios utilizados, realize testes com frequência.

Quer mais algumas dicas para tornar seus anúncios mais atraentes?

  • Ao criar um anúncio de texto, atente para cada uma das palavras. Seja claro, conciso e envolvente.
  • Use imagens relevantes. Se estiver de acordo com seu negócio, utilize fotos de pessoas nas imagens.
  • Invista sabiamente nos seus lances. Comece com orçamentos modestos. Depois, aumente os valores ao passo que dominar a ferramenta e ganhar experiência em criar anúncios com desempenho superior.

Você também pode utilizar o Google Ads para encontrar os profissionais que deseja levar para seu funil de marketing, independentemente de onde eles estejam.

Com o Google Ads, você pode exibir seus anúncios quando seu público-alvo estiver fazendo pesquisas no Google, navegando na internet, assistindo vídeos no YouTube, verificando seus e-mails no Gmail e até mesmo quando estiverem usando aplicativos nos seus dispositivos móveis.

Assim, combinar Google Ads com LinkedIn Ads pode ser uma estratégia altamente eficaz para você levar seus negócios para um estágio superior de sucesso.

Concluindo

Centenas de milhões de profissionais em todo o mundo e dezenas de milhões no Brasil se reúnem no LinkedIn para se atualizar, formar redes de relacionamento profissional, avançar na carreira e produzir de forma mais inteligente.

Portanto, se seu público-alvo são estes profissionais, anunciar no LinkedIn pode ser uma estratégia eficaz para seus negócios.

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