Conteúdo escaneável (também conhecido como conteúdo digitalizável) é a técnica de tornar o texto mais fácil de ser lido, utilizando formatações especiais como espaço, negrito, marcadores e muito mais.
Imagine que você precisasse ler este post na tela do seu computador e, em seguida, impresso em um papel. Qual deles você acha que conseguiria ler mais rápido?
Se você respondeu “no papel”, acertou! Um estudo mostrou que quando lemos online levamos 25% mais tempo para ler o conteúdo.
Agora, some a isso a necessidade que as pessoas têm de gratificação instantânea.
Logo, você vai perceber o seguinte: para que as pessoas leiam seu conteúdo até o fim, não basta ser bom. Isto é vital, claro. Mas, além disso, seu conteúdo também precisa ser escaneável, fácil de ser lido.
Quer ver outro motivo claro para isso? Um estudo apontou que somente 16% das pessoas leem palavra por palavra.
O modo como as outras pessoas leem é mais ou menos parecido com a chamada leitura dinâmica.
Portanto, para manter o interesse das pessoas em suas páginas, é preciso utilizar técnicas de escaneabilidade nos artigos.
O nome pode ser complicado, mas colocar estas técnicas em prática não é difícil.
Portanto, vamos ver como fazer isso.
A escaneabilidade é uma técnica para tornar o texto mais fácil de ser lido em telas de computadores e celulares. Assim, um conteúdo escaneável costuma utilizar formatações especiais como negrito, marcadores e muito mais.
Mas, antes de continuarmos, é preciso ter em mente o seguinte: escrever para as pessoas lerem no papel é uma coisa, para lerem na internet é outra.
A escaneabilidade, portanto, procura fazer com que um texto seja fácil de ser lido na internet.
Abaixo, vamos ver algumas dicas para utilizar a escaneabilidade como recurso para prender a atenção dos leitores em seus artigos.
Frases longas são mais difíceis de serem “digeridas”. Portanto, procure manter as frases curtas.
Para isso, basta remover palavras desnecessárias. Quando faz isso, você facilita a leitura do texto, sem prejudicar a compreensão.
Se recorrer a um livro impresso você vai ver que, de modo geral, eles têm parágrafos longos, com várias frases.
Mas não é assim que deve ser com o texto online.
Portanto, para facilitar a vida dos leitores, quebre o texto em parágrafos curtos. Use poucas frases em cada parágrafo. Se possível, no máximo 4.
Um comportamento comum entre internautas é escanear o artigo inteiro antes de começar a ler. Na verdade, isto costuma ser feito para verificar quais tópicos o artigo aborda.
Portanto, para deixar seu texto escaneável, use subtítulos. Além disso, este recurso é importante para manter uma divisão lógica do conteúdo completo.
Com isso, você ajuda o leitor a ter uma ideia do assunto completo. Além disso, ele pode encontrar uma parte específica do texto que gostou se orientando pelos subtítulos.
E lembre-se: ao escrever subtítulos, procure ser claro e conciso.
Entre os recursos preferidos pelos leitores na internet estão os marcadores.
Grandes blocos de texto são intimidadores. No entanto, as listas têm o poder de inserir blocos em branco que tornam a leitura mais agradável.
Além disso, listas com marcadores são interessantes por estes motivos:
Um conteúdo escaneável implora por formatações especiais como negrito, sublinhado e itálico.
Use estas formatações para destacar palavras ou frases-chave do seu texto.
Mas é claro que estes recursos precisam ser usados com cautela. Afinal, se usá-los em exagero, o efeito será o oposto.
A redundância é definida como insistir desnecessariamente na mesma ideia. Envolve o uso excessivo de palavras para dizer a mesma coisa.
Quando escrevemos um texto escaneável, precisamos deixar de lado qualquer inclinação para a redundância.
É verdade que a intenção talvez seja a melhor de todas: enfatizar uma ideia.
Mas quando repetimos as mesmas coisas vez após vez, talvez apenas substituindo as palavras, corremos o risco de deixar os leitores cansados.
Talvez seu texto tenha algumas citações que possam ser destacadas nos chamados blockquotes.
Sem dúvida, estes blocos de citação ajudam a destacar uma frase ou ponto importante, tornando a leitura agradável.
Imagens são ótimas para quebrar o conteúdo e deixar o texto mais amigável.
Afinal, as pessoas gostam de receber estímulos visuais e as imagens caem como uma luva neste quesito.
No entanto, é bom destacar que o uso de imagens não deve ser feito de forma aleatória. As imagens são bem-vindas quando complementam o conteúdo, como no caso de dados e gráficos.
Confira um guia para otimizar as imagens do seu site.
Assim como as imagens, os vídeos também são úteis para melhorar a legibilidade de um artigo.
Portanto, você pode embedar vídeos diretamente nos posts.
Há muitos benefícios em utilizar esta estratégia. Além de deixar o texto mais escaneável, você consegue manter o usuário por mais tempo na página.
Links externos são úteis por alguns motivos, por exemplo:
Como visto, não podemos escrever para a internet como se estivéssemos escrevendo um livro impresso.
Mídias diferentes exigem abordagens diferentes.
Portanto, ao escrever para a internet, utilize técnicas de escaneabilidade para tornar seu texto mais amigável.
Agora que já sabe como deixar um texto mais fácil de ser lido na internet, convidamos você a conhecer um guia simples para escrever introduções incríveis.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner