Marketing em tempo real utiliza dados gerados pelos clientes para tomar decisões instantaneamente. Em vez de criar uma linha de ação fixa, o marketing real-time se adapta de acordo com o que acontece neste momento. É um marketing criado para as necessidades imediatas dos clientes.
Continuar relevante em um mundo em constante transformação é um desafio para os profissionais de marketing. Não basta criar uma publicidade inteligente. Ela precisa ser criada de forma rápida e totalmente adequada ao contexto do cliente – o que ele quer, precisa e procura neste exato momento.
É aí que entra o marketing em tempo real (também conhecido como marketing real-time). Estamos falando de uma estratégia que se adapta em tempo real, de acordo com as mudanças de interesse e necessidades dos clientes.
Portanto, é muito importante conhecer o que envolve o marketing real-time. Neste artigo, você verá:
Então, continue com a gente.
O Marketing em tempo real utiliza dados gerados pelos clientes para tomar decisões instantaneamente. Em vez de criar uma linha de ação e executá-la de forma inalterada, o marketing real-time se adapta de acordo com o que está acontecendo. É um marketing criado para as necessidades imediatas dos clientes.
Além disso, com esta estratégia, você pode criar uma resposta imediata levando em consideração acontecimentos maiores, como eventos locais, nacionais e globais. Por exemplo: a pandemia do coronavírus é um evento global que necessita de adaptação imediata do marketing da empresa.
Com isso, o conteúdo se torna sempre oportuno para os clientes. Assim, quando um cliente visita seu site, parece que o conteúdo foi criado especificamente para ele. Isto faz com que cada cliente se sinta mais valorizado. Ponto para a empresa!
Os benefícios de utilizar esta aproximação personalizada em tempo real são nítidos: aumento da intenção de compra, do interesse e das conversões. Além disso, você consegue aprimorar o processo de criação dos leads.
Como visto, o marketing em tempo real está focado no cliente, mas pode incluir algum evento interno da empresa, como veremos no case abaixo.
ASOS é um grande e-commerce de moda e cosméticos. Em 2018, a empresa imprimiu 17.000 sacolas plásticas com um erro ortográfico. Em vez de “online”, a impressão nas sacolas plásticas dizia “onilne”.
Rapidamente, a empresa adaptou a comunicação com seu público. A marca twittou sobre o erro e disse: “Estamos chamando isso de Edição Limitada”.
É claro que esta iniciativa não fazia parte do cronograma fixo de marketing da empresa. A ação foi criada em resposta a um acontecimento em tempo real.
O resultado não poderia ser melhor: uma grande publicidade gratuita que a empresa teve na época e continua tendo até hoje.
Desde a publicação da foto na rede social, a postagem da ASOS recebeu mais de 46 mil curtidas e 7 mil retuítes, além de muitos comentários.
Outro exemplo de marketing em tempo real é da Pretzel Crisps que produz salgadinhos. A empresa começou a acompanhar tweets de usuários que mencionam que estão com fome. Para alguns selecionados, a empresa apresenta uma oferta para enviar uma amostra dos seus produtos.
Agora que você já sabe o que é Marketing em Tempo Real, vamos ver algumas ferramentas para colocar esta estratégia em prática.
Com o marketing inteligente, existem muitas ferramentas que ajudam as empresas a adaptar suas estratégias ao real-time.
Por exemplo, as empresas que anunciam no Google e em toda a internet contam com anúncios preparados para esta adaptação instantânea, levando em consideração o contexto do usuário.
Vamos ver uma lista de soluções utilizadas no marketing real-time. Mas, não vamos nos limitar a apresentar somente uma lista de ferramentas.
Vamos também apresentar comportamentos essenciais para quem quer apresentar mensagens de acordo com o contexto imediato do público-alvo.
Esta é uma solução do Google que se adapta ao contexto do usuário. Esta solução utiliza o conteúdo do site para exibir anúncios com títulos e páginas de destino gerados de acordo com a consulta do usuário. Tudo isso feito de forma automática. Assim, se o comportamento do usuário mudar, os anúncios dinâmicos da rede de pesquisa se ajustam em tempo real.
Outra solução do Google para o marketing em tempo real é a pontuação de otimização. Esta é uma métrica disponível na página Recomendações do Google Ads que apresenta uma estimativa de desempenho das suas campanhas.
Ela funciona em tempo real, considerando diversas variáveis que afetam o desempenho das campanhas, por exemplo: lances, palavras-chave, segmentação, anúncios e extensões.
Além de apresentar uma pontuação, a ferramenta exibe uma lista de recomendações para você otimizar sua campanha em tempo real.
Os anúncios responsivos estão disponíveis tanto na rede de pesquisa como em formato gráfico. Eles permitem que você faça atualizações nos anúncios em escala.
Neste formato, você envia diversos ativos, por exemplo: diferentes títulos, descrições e imagens. O que o Google faz em seguida é testar diferentes combinações para descobrir quais oferecem os melhores resultados. Assim, somente os anúncios com melhor desempenho são exibidos.
Marketing real-time depende de aprendizado. E, claro, isto significa estar antenado com todas as novidades e com o que está causando um boom no meio social.
Portanto, ferramentas como Google Trends e os trending topics do Twitter são de grande ajuda nesta hora. Fique de olho nestas ferramentas para saber o que está em alta no momento. Assim, você está em condições de explorar os interesses do público-alvo em tempo real.
Tenha uma forte presença nas redes sociais frequentadas pelo seu público-alvo. Isto significa criar enquetes, responder perguntas, participar ativamente das conversas. Quando tendências e novos interesses surgirem, é provável que estejam evidentes nestas mídias sociais.
Além disso, você também pode configurar alertas no Google para tendências do seu setor.
Outra dica interessante é seguir influenciadores do seu ramo de atuação. Geralmente, estas pessoas são as primeiras a destacar novidades do seu setor.
Este é mais um comportamento essencial para os profissionais de marketing criarem mensagens relevantes no real-time.
Sabemos que vivemos em uma era onde o que interessa às pessoas muda rapidamente. Uma novidade surge e logo vai para os trending topics. No entanto, é possível que desapareça tão rapidamente quanto surgiu. Em questão de um ou dois dias, talvez poucas pessoas estejam falando sobre isso.
Assim, fica claro que marketing em tempo real depende de estar preparado para se adaptar e ter rapidez na execução. A comunicação adaptada precisa ser criada enquanto a curva de interesse está aumentando ou no ápice. Portanto, se criar uma mensagem publicitária somente depois da queda na curva, talvez este esforço de marketing seja em vão.
Como vimos, no atual cenário moderno, a personalização é essencial. Mais do que isso, é necessário a personalização em tempo real.
Portanto, o marketing em tempo real depende muito da atenção aos detalhes. E isto é uma tarefa complicada, afinal, uma infinidade de dados e informações é gerada na internet todos os dias. Mas, com as ferramentas certas, você consegue se comunicar utilizando a mensagem perfeita de acordo com o contexto do usuário.
Agora que você conheceu o que está envolvido no real-time, este é um bom momento para apresentar as ferramentas mais utilizadas no marketing inteligente.
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