A title tag <title> é essencial em qualquer estratégia de SEO. Esta tag é o título que aparece em destaque nos mecanismos de pesquisa. Ela fornece uma ideia sobre o assunto da respectiva página. Neste artigo, veja dicas para escrever bons títulos, incluindo o tamanho ideal da title tag.
A title tag tem mais importância nas páginas da internet do que as pessoas imaginam. Basta uma pequena alteração neste código e muita coisa muda.
Isto significa que as palavras que você utiliza no título da sua página fazem toda a diferença na hora do clique.
Portanto, ao fazer SEO on-page, você precisa dar muita atenção à title tag.
A title tag é um código HTML que especifica o título de uma página. Estes são os títulos exibidos quando uma página aparece nos resultados de um mecanismo de busca, como o Google. Além disso, este título também aparece quando a página é compartilhada em redes sociais.
O código da title tag aparece na seção <head> da sua página como:
<title>Título do artigo</title>
O objetivo da title tag, portanto, é mostrar do que se trata a página.
Será que a title tag e o H1 são a mesma coisa? Bem, isto costuma gerar um pouco de confusão.
Title tag é o título exibido nos mecanismos de busca, nas postagens das redes sociais e na aba do seu navegador.
H1 é o título exibido na página do seu site.
É verdade que em muitos casos os dois podem ser iguais. No entanto, é possível criar diferentes versões.
Por exemplo, você pode ter este H1 na sua página:
“Guia de SEO – Tudo o que você precisa saber para ficar bem posicionado no Google”
No entanto, visto que este H1 é longo, uma title tag alternativa poderia ser:
“Guia de SEO – Como ficar bem posicionado no Google”
Portanto, embora seja possível deixar title tag e h1 com o mesmo título, em alguns casos, talvez seja melhor personalizar cada um deles.
De modo geral, o título é o primeiro contato que uma pessoa tem com sua página. Ele permite que os leitores saibam do que se trata a página antes de clicar nela.
Esta tag também é importante para os mecanismos de buscas entenderem do que se trata o conteúdo da página.
Por este motivo, a title tag deve ser, ao mesmo tempo, breve, descritiva e chamativa.
Ocupar as posições mais altas no Google é um dos objetivos do SEO. Mas isto adianta de pouca coisa se o título não for bom.
Afinal, pense com a gente: se a página estiver bem posicionada, mas o título não for descritivo e chamativo, o usuário talvez prefira clicar em outro resultado.
Na hora de criar os títulos para seus artigos, o formato ou estrutura ideal é a seguinte:
[palavra-chave principal] [palavra-chave secundária] [nome da empresa]
Como visto, é melhor que a palavra-chave principal do artigo fique no início do título.
Sem dúvida, esta estrutura oferece muitas vantagens. Uma delas é que facilita a identificação da página na aba de um navegador, especialmente quando os usuários deixam várias abas abertas.
Portanto, títulos que identificam rapidamente o conteúdo da página e que utilizam a palavra-chave no início facilitam a vida dos usuários nos navegadores.
No entanto, no caso de páginas de produtos, existem outras ideias interessantes. Uma delas é a seguinte:
[CTA] [nome do produto] [característica] [nome da empresa]
Por exemplo: “Compre o Iphone SE em promoção | Sua marca”
E quanto ao tamanho do título, quantos caracteres ou palavras ele deve conter?
Há pouco mencionamos que uma das características de um bom título é que ele seja breve. Um dos motivos disso é a própria limitação de caracteres exibida no Google. Assim, se o título for muito longo, os sites de busca aplicam a redução, cortando o título. Aí aparece o título cortado e finalizado com aqueles tradicionais três pontinhos (…).
De modo geral, as boas práticas de SEO recomendam de 50 a 60 caracteres, incluindo os espaços. Mas, é importante mencionar que o espaço para exibição dos títulos varia de buscador para buscador.
Em alguns casos, a limitação não é por caractere, mas por pixels. Por exemplo, no Google, a largura disponível para os títulos é de 600 pixels. Isto significa que se o seu título tiver CAIXA ALTA (o que não é recomendado), ele ocupa mais espaço do que se fosse escrito em letras minúsculas. Portanto, fique longe da caixa alta para diminuir as chances do seu título ser cortado.
O tamanho ideal da title tag varia nas redes sociais. Algumas delas, como o Facebook, oferecem um espaço maior do que o Google.
Portanto, é possível otimizar os títulos para as redes sociais. Assim, você pode escrever títulos mais longos levando em consideração as diretrizes de cada mídia social.
Depois do que mencionamos até aqui, vamos analisar mais algumas dicas para escrever title tags para seus artigos.
Mas, é importante destacar um princípio que deve influenciar a aplicação de cada uma das dicas abaixo: escreva para pessoas e não para mecanismos de buscas. Não se preocupe – o Google faz um bom trabalho em interpretar a linguagem natural.
Isto permite que seu título se torne natural, orgânico e atraente.
Já falamos sobre isso neste artigo. Então, aqui cabe um lembrete.
Procure colocar a palavra-chave do seu artigo no início da title tag. Isto traz alguns benefícios:
Não use a palavra-chave diversas vezes no título. Por exemplo, analise o título abaixo:
“Title tag: Dicas de title tag e como escrever boas title tags”
Neste exemplo, a palavra-chave aparece 3 vezes, o que é um pouco demais. Isto não é bom para a experiência do usuário e pode fazer com que sua página perca pontos no Google.
Neste caso, o ideal é utilizar variações da palavra-chave principal. Assim, além da palavra-chave principal, você poderá receber tráfego da palavra-chave secundária.
Confira esta lista de ferramenta de palavras-chave para identificar palavras de cauda longa.
Uma title tag precisa ser clara. Em outras palavras, significa que o assunto da página deve ser entendido pela simples leitura do título.
Portanto, na hora de escrever títulos descritivos, é bom rascunhar variações da title tag. Escreva diversos títulos dentro do limite de 60 caracteres e identifique aquele que melhor esclarece o conteúdo da página.
Existem algumas características que são chamativas quando incorporadas na title tag. Se seu artigo se encaixar nestas características, é bom destacá-las no título:
Você já ouviu falar em palavras de parada? Esta é uma tradução da expressão inglesa stop words. São aquelas palavras que podem ser retiradas da title tag, porém, sem comprometer a compreensão do assunto.
Por exemplo: em vez do título começar com “As dicas para escrever…”, você utiliza “Dicas para escrever…”.
Note que a retirada do artigo “as” não alterou o sentido da frase. Pelo contrário, aumentou a sua precisão.
A lista de palavras de parada é imensa: a, o, as, os, mas, assim, portanto, enfim, etc.
Bons títulos costumam incluir palavras que expressam ação. Estes verbos, especialmente conjugados no imperativo, influenciam os leitores e podem induzi-los a clicar no link do artigo.
Assim, confira alguns exemplos de verbos úteis em title tags:
Portanto, escrever uma boa title tag é uma técnica. É preciso considerar diversos pormenores para que ela seja breve, descritiva e chamativa – tudo isso ao mesmo tempo.
Mas o que vai ser de ajuda é testar continuamente. Portanto, rascunhando e testando diversas versões de títulos dará a você uma visão clara de quais title tags funcionam no seu negócio.
Agora que vimos os pontos principais sobre a title tag, este é um bom momento para descobrirmos qual o tamanho ideal para posts em blogs corporativos.
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