Por Que Você Deve Usar E-books em Suas Estratégias de Marketing

26/02/2020 by in category Inbound Marketing with 0 and 0
Home > Blog > Inbound Marketing > Por Que Você Deve Usar E-books em Suas Estratégias de Marketing

Já pensou em criar e-books nos seus esforços de marketing de conteúdo? Neste artigo, veja a importância desta estratégia e algumas dicas para criar e-books de qualidade.

Em outro artigo, falamos sobre o que é um White Paper. Ali, foi destacado que se trata de um documento técnico, aprofundado, que traz estudos avançados e metodologias de solução.

E é exatamente esta característica que o diferencia de um e-book.

Nesta altura, você deve se perguntar: assim sendo, por que minha empresa precisa disponibilizar e-books para download?

Em resumo, esta ferramenta é essencial para as estratégias de Inbound Marketing.

Por que isso acontece? Vamos ver 4 vantagens de utilizar e-books como estratégia de marketing.

1ª Vantagem: Os Clientes Gostam de E-books

O marketing de conteúdo tem como objetivo construir uma relação de confiança com os clientes. E os e-books estão perfeitamente alinhados a esta meta.

Os livros digitais são desenvolvidos para instruir as pessoas, oferecendo dicas, informações, soluções passo a passo, etc. Agregam informações valiosas que, de outra forma, estariam espalhadas por toda a internet. Diferentemente dos white papers, eles oferecem um conteúdo mais leve, menos técnico e, por isso, mais acessível.

Este tipo de conteúdo, especialmente quando disponibilizado de forma gratuita, tem o potencial de atrair novos leads para a empresa.

2ª Vantagem: E-books Ajudam a Posicionar Sua Empresa Como Autoridade

Para que as pessoas lembrem de você ao enfrentar um problema, você precisa se posicionar como uma autoridade.

Neste respeito, não tenha dúvidas: os e-books serão de ajuda. Os livros digitais apresentam sua empresa como sendo confiável e tendo experiência para resolver os problemas enfrentados pelo público-alvo.

3ª Vantagem: E-books Ajudam a Aprender Sobre o Público-alvo

De modo geral, os e-books são disponibilizados gratuitamente. Para que as pessoas tenham acesso a ele, tudo o que precisam é dar algumas informações sobre si mesmos, como nome, endereço de e-mail e quaisquer outros dados que você considere como valiosos.

Assim, você aumenta sua base de leads e pode usar as informações para construir suas personas.

4ª Vantagem: Publicidade Gratuita

É importante ter em mente que um e-book de qualidade é facilmente compartilhado. Assim, quando um lead envia o e-book ou compartilha o link com sua rede de contatos, você amplia o alcance da sua marca. Ou seja, seus leads fazem a divulgação gratuita do seu negócio.

A Importância da Qualidade

Diante do que foi apresentado até aqui, fica evidente as muitas vantagens que o uso estratégico dos e-books pode trazer para sua empresa.

Mas é claro que, para isso, o e-book precisa oferecer um conteúdo de qualidade. Do contrário, será muito ruim para sua marca ter um livro digital pobre e mal feito sendo espalhado pela internet.

Portanto, vamos falar sobre o que você precisa ter em mente para fazer um e-book de qualidade. Siga estas dicas e dará os passos para avançar ainda mais em suas estratégias de Inbound Marketing.

Capa

Já ouvimos milhares de vezes a máxima: “Não julgue um livro pela capa”. Mas não tem jeito, a gente acaba julgando.

Pode-se dizer que a capa de um livro digital é a porta de entrada para uma leitura ávida. Para tanto, ela precisa ser convidativa.

O que você precisa ter em mente ao criar uma boa capa para seu e-book?

  • Primeiramente, pense em um título atraente.
  • Adicione um subtítulo que realce o objetivo e valor do e-book.
  • Certifique-se de escolher uma fonte legível e em tamanho apropriado (por exemplo, ao exibir a miniatura da capa, é possível ler o título com tranquilidade?).
  • Use uma imagem simples. Lembre-se que o foco deve ser o título e subtítulo. Ao escolher a imagem, prefira uma com cores RGB (afinal, alguns dispositivos têm dificuldade em capturar o sistema de cores CMYK).

Elementos Visuais

E-books são caracterizados pelo uso das imagens. No entanto, tenha em mente que as imagens não devem ser meramente ilustrativas. Na verdade, o ideal é que elas tenham um motivo válido para estarem ali.

Utilize imagens que ajudam os leitores a compreenderem melhor o assunto que estão considerando. Por exemplo, gráficos são bastante úteis neste momento. Quando dados numéricos são apresentados como imagens, isto facilita a leitura e compreensão.

Isto pode ser visto no exemplo abaixo:

Cores

Pode parecer uma afirmação óbvia, mas ainda assim ela é necessária: ao definir as cores predominantes do e-book, leve em consideração as cores utilizadas em seu site.

Por exemplo, se você utiliza basicamente 3 cores no seu site, não seria interessante fazer um e-book com 15 cores diferentes. Se precisar de algumas cores adicionais, explore as cores secundárias daquelas utilizadas em sua marca ou site.

Citações

Um elemento interessante para ser incorporado nos e-books são as citações em grande destaque. Por exemplo, uma frase de peso que seja o ponto alto de um capítulo ou talvez uma estatística.

Nestes casos, dê destaque a estas frases por colocá-las em fontes maiores.

criar ebooks usar citaçõesFormato

Em qual formato você salvará o seu e-book? Existem diversas opções e você precisa avaliar as vantagens de cada uma delas.

  • PDF: esta é a opção mais utilizada durante a criação de e-books. É a opção mais apropriada para quem vai ler o livro digital no computador.
  • AZW: formato desenvolvido especialmente para usuários do Kindle, embora funcione também em outros dispositivos. Estes arquivos podem salvar itens como favoritos, permitem anotações e marcadores, e muito mais.
  • Epub: formato que se adapta ao dispositivo utilizado. É um formato versátil onde o texto se ajusta ao tamanho da tela. Por isso, é uma excelente opção para quem utiliza smartphones.

Quanto ao formato Epub, aqui cabe uma palavra de cautela no tocante ao uso de imagens, especialmente na capa. Digamos que você crie seu e-book no Word, antes de convertê-lo para Epub. O ideal é que você redimensione a imagem fora do Word e somente depois insira o arquivo no documento. Dizemos isso porque alguns, ao criar o livro digital, inserem uma imagem e depois vão ajustando de acordo com o tamanho da página. Qual o problema disso? Após a conversão, quando o Epub for exibido em um dispositivo como iPhone, a imagem pode aparecer no seu tamanho original e isso causará problemas de leitura.

Por isso, para evitar esse problema, não se esqueça: ajuste o tamanho da imagem primeiro e somente depois insira o arquivo no Word.

Ferramentas Para Criar E-books

Existem muitas ferramentas utilizadas para criar um e-book. Você pode partir desde o bom e velho Word até utilizar algumas soluções online.

Como sugestão, avalie o uso do Canva e do InDesign.

Não se esqueça de que, independentemente de qual seja a ferramenta utilizada, você precisa facilitar a leitura dos usuários que baixarão o e-book. Isto inclui criar um índice ou sumário.

Páginas de Destino

Uma das formas de dar o devido valor ao seu e-book é criar uma página de destino dedicada a ele.

Nesta página você dará detalhes sobre o conteúdo do e-book.

Além disso, ali é onde você vai inserir o formulário para que o visitante faça o download do livro digital. Desta forma, você consegue obter dados valiosos dos visitantes para que eles sejam convertidos em leads e, posteriormente, em clientes de sua empresa.

Como Editar Um E-book?

Imagine que alguns meses após o lançamento do seu e-book, você tenha interesse em atualizá-lo. Talvez mudar dados e números que sofreram alterações nos últimos tempos. Ou talvez queira inserir novos capítulos trazendo mais informações para seu público-alvo.

Neste caso, é possível editar o e-book? De modo geral, não. Os formatos mencionados acima, como Epub, AZW e PDF foram desenvolvidos para evitar a edição.

Até existem algumas soluções para isso, como editores de PDF. Mas a recomendação é que, para conseguir realizar uma edição futura, você salve o arquivo no seu formato editável (por exemplo, o Word). Assim, se precisar fazer ajustes, recorra a este arquivo. É claro que, após estes ajustes, você precisará novamente converter o arquivo atualizado.

Concluindo

Para criar um bom e-book precisa-se do elemento básico, a qualidade do conteúdo.

Mas, evidentemente, existem outros aspectos visuais e de usabilidade que você precisa estar atento, como fontes, imagens e formato.

Se der a devida consideração a estes pontos, não há dúvidas de que estará no caminho certo para criar um e-book de qualidade.