Sabemos que a alimentação regular de um blog está entre as ferramentas do Inbound Marketing. Compartilhando conteúdo de qualidade, você tem a oportunidade de aumentar o número de visitantes em seu site, gerar compartilhamento em mídias sociais, além de nutrir seus leads ao longo de todo o estágio de conversão.
Por isso, cada post do seu blog precisa ser tratado com carinho. Uma das dúvidas recorrentes entre profissionais de marketing tem a ver com o tamanho ideal dos posts, em números de palavras.
Neste artigo, nós vamos considerar alguns fatores que influenciam quantas palavras um blog post deve ter. Além disso, vamos ver quantas palavras um post deve ter, em média, dependendo de quais sejam os seus objetivos.
Tentar determinar um número específico de palavras e fazer disto uma regra, certamente, não é apropriado. Na verdade, o tamanho do post pode variar, de acordo com certos fatores.
Vamos analisar alguns destes fatores que você precisa levar em consideração ao estipular quantas palavras, aproximadamente, seu blog post terá.
Claro, o tamanho do post dependerá do assunto tratado. Alguns assuntos rendem milhares de palavras, tranquilamente. Nestes casos, dá para escrever um artigo de 2000 palavras.
Outros assuntos, por sua vez, precisam não mais do que apenas algumas centenas de palavras para serem perfeitamente cobertos.
Portanto, não podemos afirmar de forma categórica que um post com menos de 500 palavras é muito pequeno, como alguns fazem. Dependendo do assunto abordado, um artigo entre 400 e 500 palavras talvez seja o suficiente.
Por outro lado, alguns assuntos são bastante complexos. Nestes casos, se você escrever um artigo com menos de 500 palavras, é bem provável que muitas perguntas ficarão no ar, sem respostas.
Portanto, ao determinar o tamanho do seu post, faça uma pesquisa sobre o conteúdo que vai abordar. A partir daí, você já terá uma noção de quantas palavras precisará para falar sobre isso de forma clara e bem abrangente.
Certamente, existem algumas palavras-chave que são as mais importantes para o seu negócio.
Quando você escreve um artigo falando sobre estas palavras-chave, vale a pena fazer uma pesquisa mais aprofundada e escrever artigos mais longos.
No entanto, é provável que alguns termos não tenham tanto valor para seu negócio, mas que, mesmo assim, você decida escrever a respeito. Talvez estes termos sejam palavras-chave de cauda longa e com volume de procura muito pequeno nos mecanismos de pesquisa. De modo geral, por serem pouco concorridas, estas palavras não precisam de artigos muito grandes ou complexos para você conseguir ficar bem ranqueado em um buscador.
Em um cenário assim, talvez você conclua que não vale a pena investir tanto tempo em pesquisa e escrita para produzir um artigo longo sobre tais assuntos.
Sim, o objetivo pode ajudá-lo a determinar o tamanho de suas postagens. Vamos considerar 3 objetivos principais:
Aumentar número de comentários: se seu objetivo principal é impulsionar o número de comentários, artigos mais curtos (100 a 400 palavras) cumprem bem esse papel. Claro que o assunto abordado, por si só, deve estimular a discussão. E nem todos os assuntos, por natureza, tem essa característica. Nestes artigos, o assunto é apresentado de forma breve. Em seguida, você deixa uma pergunta no ar, com o objetivo de gerar discussão. Visto que a intenção é que os leitores se expressem, artigos com esse objetivo não podem ser muito longos. Tenha em mente que artigos pequenos como esses são ruins para SEO e para compartilhamento em redes sociais.
Aumentar compartilhamento nas redes sociais: seu objetivo é aumentar o número de compartilhamento dos posts nas redes sociais? Nestes casos, o ideal é que você escreva posts que tenham entre 500 a 1000 palavras, podendo até ser um pouco maiores, dependendo do assunto. Além disso, este número também é bom para conseguir que outros sites criem links apontando para suas páginas. Em resumo, estes artigos costumam não ser nem muito curtos nem muito longos.
Melhorar ranqueamento nos buscadores: se seu objetivo é conseguir uma boa posição nos mecanismos de busca, como o Google, o ideal é que seus artigos tenham mais de 1000 palavras. Alguns chegam às 2000 palavras. Embora este tamanho seja melhor para ranquear no Google, é bom não utilizá-lo como regra para todos os posts. Ou seja, deixe os artigos longos (aqueles que exigem muito tempo de pesquisa e muitas palavras) para assuntos que sejam mais “rentáveis” para seu negócio. Isto inclui palavras-chave amplas e com um volume de pesquisa maior. Artigos mais longos como esses também costumam ser compartilhados em redes sociais.
Não pense que um bom posicionamento nos mecanismos de busca depende exclusivamente de um único fator.
Por exemplo, fatores como tempo de carregamento do site e páginas otimizadas para o mobile afetam a posição nos resultados orgânicos.
Quando falamos em artigos terem mais de 1000 palavras para ficarem melhor posicionados nos mecanismos de busca, é preciso tomar cuidado para não ficar “enrolando” apenas para aumentar o tamanho do texto. Os artigos devem ser objetivos.
Lembre-se que o Inbound Marketing envolve marketing com conteúdo de qualidade. Escrever de forma técnica, pensando apenas em mecanismos de busca, pode afetar a qualidade dos seus posts.
Por isso, lembre-se que você está escrevendo para pessoas. Se o assunto render mais de 1000 palavras, ótimo. Do contrário, não tente chegar forçar este número.
Há muitas situações em que um texto precisa ser atualizado. Pode ser que muita coisa mudou desde que um artigo foi lançado, tais como novidades que chegaram nos últimos meses.
Por isso, talvez chegue aquele momento em que você contempla um texto escrito há um bom tempo e percebe que ele está desatualizado. O que fazer agora? Será que o ideal é apagar tudo e reescrever o post do zero?
Na verdade, a opção mais viável aqui é fazer uma atualização do artigo. Para isso, você precisa se atualizar com as novidades relacionadas ao assunto do post.
Depois, é preciso varrer o texto em busca de aspectos que estão desatualizados e outros que não foram mencionados no post.
Por fim, é preciso escrever novos parágrafos destacando as novidades do assunto.
Existe uma grande vantagem nesta prática. Imagine que este artigo esteja bem ranqueado nos mecanismos de busca. Atualizá-lo permitirá que você continue aproveitando o tráfego que está chegando até seu site graças a esta página.
E com a atualização, você apresenta material fresquinho para seu público-alvo.
Em resumo, artigos mais curtos são melhores para estimular comentários. Ao passo que os mais longos são melhores para ganhar links apontando de outros sites, aumentar o número de compartilhamento nas redes sociais e melhorar o posicionamento no Google.
Ao escrever para seu blog corporativo, lembre-se de ser natural e aproveitar com sabedoria cada caractere utilizado no seu artigo. Isto é marketing de conteúdo.
Em outras palavras, não tente fazer um post de 1000 palavras quando 800 palavras são mais do que suficientes para cobrir o assunto.
Blog posts é um dos canais do Inbound Marketing. Se precisar, nós podemos ajudá-lo a desenvolver uma estratégia de content para sua empresa.
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