Convém destacar de imediato que as dimensões personalizadas mencionadas neste artigo não se referem ao Analytics. Aqui, estamos falando das Dimensões Personalizadas do Google Ads.
Especialmente útil para grandes varejistas e empresas que administram contas grandes e complexas, as dimensões personalizadas do Ads simplificam a tarefa de manter as contas organizadas.
Então, vamos analisar um pouco mais sobre esta ferramenta e as vantagens que oferece para empresas que divulgam seus produtos na internet.
Em resumo, podemos dizer que os objetivos das dimensões personalizadas são os seguintes:
Ou seja, estamos falando em anexar anotações às campanhas de Links Patrocinados para manter tudo muito bem organizado.
Estas anotações são de longo prazo e tem como objetivo refletir as principais categorias da empresa anunciante e suas estratégias de marketing.
Quando falamos em organização, talvez você tenha pensado nas Etiquetas, certo? No entanto, as Dimensões Personalizadas são uma versão mais completa das etiquetas, uma vez que oferecem várias camadas de informações para criar uma estrutura hierárquica.
Por exemplo, você pode configurar as dimensões personalizadas para visualizar o desempenho agregado da campanha pelas linhas de produtos ou pelos departamentos.
Anteriormente, seria necessário criar um sistema de nomenclatura complexo ou adicionar várias etiquetas. Por exemplo, um varejista anunciante poderia criar uma etiqueta chamada “Departamento: cozinha” e depois adicionar outra etiqueta como “Produto: geladeira”. No Google, ao apresentar relatórios, não era possível exibir as etiquetas em camadas de modo a compreendê-las rápida e facilmente.
Portanto, com as Dimensões Personalizadas, você consegue adicionar uma hierarquia às suas campanhas publicitárias. Assim, fica muito mais rápido fatiar e visualizar os dados relevantes em sua análise de relatórios de cada categoria.
O Google dá alguns exemplos que mostram como é possível gerar categorias de campanhas e depois resumir os dados de relatórios de cada categoria.
Isto acontece, por exemplo, diante da necessidade dos varejistas em organizar, visualizar e comparar o desempenho do marketing de acordo com as linhas de produtos, como visto abaixo:
Categoria de Produtos | Cliques |
---|---|
Móveis ambientes externos | 2000 |
Sala de estar | 1500 |
Computadores | 1200 |
Campanha | Categoria de Produtos | Cliques |
---|---|---|
Campanha 1 | Móveis ambientes externos | 1500 |
Campanha 2 | Móveis ambientes externos | 500 |
Campanha 3 | Sala de estar | 1500 |
Além disso, são também úteis até mesmo na hora de criar nomes de campanhas e grupos de anúncios.
As dimensões secundárias são anexadas à dimensão principal. Seu objetivo é dar detalhes adicionais às campanhas e grupos de anúncios.
Assim, o anunciante pode ampliar a dimensão “Categoria de produtos” com uma dimensão secundária chamada “Departamento”. Depois disso, ele adiciona valores como “Móveis” e “Eletros” em cada dimensão secundária.
Categoria de Produtos | Departamento |
---|---|
Móveis ambientes externos | Móveis |
Sala de estar | Móveis |
Computadores | Eletros |
Se você deseja adicionar apenas um valor a uma dimensão existente, o ideal é fazer isso diretamente no Relatório de campanhas em vez de utilizar uma planilha para realizar o upload.
1. No Google Ads, acesse Campanhas na guia à esquerda.
2. Selecione as campanhas nas quais você gostaria de adicionar a dimensão personalizada.
3. Clique em Editar > Dimensão personalizada > Criar.
4. Adicione nome e descrição à dimensão.
5. Insira um valor para a categoria.
6. Clique em Aplicar.
No entanto, se você deseja criar uma dimensão personalizada com vários valores, o melhor é acessar a ferramenta para fazer o upload em massa. Para isso, siga os passos abaixo.
1. Clique em Ferramentas e Configurações.
2. Na guia Configuração, clique em Dimensões personalizadas.
3. Clique no botão Criar uma dimensão personalizada.
4. Dê um nome e uma descrição à dimensão personalizada.
5. Clique em Salvar e continuar.
6. Em seguida, faça o download das campanhas.
7. No Excel, adicione um valor de dimensão a cada campanha na sua conta.
8. Clique em Continuar.
9. Faça o upload do arquivo editado, clicando em Escolher arquivo.
10. Por fim, clique em Salvar.
Portanto, se percebe que sua conta está um pouco confusa, não há mais a necessidade de baixar os relatórios para o Excel e organizar os dados. Com as Dimensões Personalizadas, você consegue realizar este trabalho diretamente na interface do Google Ads.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner