Como a Inteligência Artificial Melhora as Taxas de Abertura e Conversão do E-mail Marketing

25/04/2018 by in category Inteligência Artificial with 0 and 0
Home > Blog > Inteligência Artificial > Como a Inteligência Artificial Melhora as Taxas de Abertura e Conversão do E-mail Marketing

Veja de que maneiras o aprendizado das máquinas tem trabalhado para entregar conteúdo personalizado no nível do indivíduo por meio das campanhas de e-mail marketing

Se você possui uma empresa, um site ou mesmo um blog, é provável que em um momento ou outro, já utilizou serviços de e-mail marketing.

Esta estratégia de marketing é definida como a utilização das mensagens eletrônicas como ferramenta de marketing direto. Associado ao envio das mensagens, ela também pode seguir algumas regras de segmentação e programação de envio. Além disso, permite análise do retorno por meio de relatórios, visando otimizar campanhas publicitárias futuras.

É possível que você já tenha investido muito tempo e dinheiro para determinar as características certas para um marketing eficiente. Deve ter analisado diversos dias e horários de envio, a melhor mensagem para o campo “assunto”, quais as imagens que atraem mais atenção e a chamada a ação que gera maior engajamento.

Combinar todos estes fatores pode ser muito complicado. Até porque sua lista de contatos sofre alterações diariamente – novos inscritos e contatos descadastrados. Isso sem contar os hábitos de consumo das pessoas que sofrem alterações, principalmente com a aquisição de novas tecnologias.

Mas é aí que a Inteligência Artificial entra em cena para eliminar seus problemas. Elas têm revolucionado as ferramentas de automação.

De que formas isso tem acontecido? Como a Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina podem impulsionar os resultados das suas campanhas de marketing por e-mail?

Confira 3 formas com que a IA mudou, na prática, o funcionamento do e-mail marketing.

1. O Conteúdo do E-mail

Quando falamos em conteúdo estamos nos referindo aos seguintes aspectos:

  • Linha de assunto
  • Conteúdo no corpo do e-mail
  • Imagens
  • Botão de chamada à ação

De modo geral, os comerciantes e profissionais de marketing digital testam diversas variações e combinações de conteúdo. Com isso, tentam alcançar o e-mail mais eficiente. Mas, como mencionado, este processo é demasiadamente demorado. Além disso, está sujeito a constantes erros.

Mas a tecnologia da Inteligência Artificial resolve estes problemas.

Com a IA, as máquinas aprendem rapidamente o que funciona melhor. E fazem isso por combinar diversos sinais comportamentais de cada usuário integrante da lista de inscritos.

A cada entrega, novos sinais são recolhidos e analisados em tempo real. Assim, a Inteligência Artificial automaticamente apresentará o melhor ajuste para o conteúdo do e-mail.

E com a personalização no nível do indivíduo, cada inscrito receberá a combinação de conteúdo mais ideal para ele.

2. Ajustar Ofertas e Promoções

Em muitos casos, oportunidades são perdidas porque as ofertas não estão adequadas às características e necessidades de cada inscrito.

Sabemos que cada consumidor possui suas próprias nuances comportamentais. Assim sendo, alguns consumidores só converterão se a oferta de desconto chegar em, digamos, 25%. Outros precisam de um incentivo maior, e não colocarão a mão no bolso se não tiverem um desconto de 30%.

De forma humana, identificar e catalogar cada uma dessas características é quase impossível. Mas as máquinas conseguem fazê-lo com eficácia e de forma bastante rápida.

Analisando o histórico de compras dos inscritos, as máquinas conseguem determinar quais são as promoções que interessarão a cada um. Estas promoções não se referem somente a descontos. Também incluem algumas ofertas como frete gratuito, pontuações em um programa de fidelidade, etc.

Sabendo quais são as promoções que interessarão a cada inscrito, as ofertas dos e-mails marketing são adaptadas imediatamente pela Inteligência Artificial. Isto certamente resulta no aumento no número de conversões.

3. Horário de Envio

Qual o melhor horário para seus clientes abrirem o e-mail marketing?

Com base em relatórios e estatísticas, você determina os melhores dias e horários. Por exemplo, talvez tenha concluído que enviar mensagens toda quarta-feira, às 8h00, alcança uma taxa de abertura de 15% (a maior de todos os testes que você realizou). Isto significa que para 15% das pessoas, este dia e horário foi o melhor. Mas e quanto aos outros 85%?

Como já mencionado, uma das grandes forças da Inteligência Artificial está na sua capacidade de personalização. E ela trabalha por identificar qual o melhor dia e horário para cada indivíduo abrir seu e-mail. A partir daí, a programação de envio passa a ser altamente segmentada. Os usuários que correspondem positivamente aos e-mails enviados às quartas, logo pela manhã, continuarão a recebê-los neste dia. Mas aqueles com maior potencial de engajamento em outros dias e horários receberão a mensagem no melhor momento para eles.

Esta tarefa é extremamente difícil de ser replicada manualmente, por seres humanos. Por outro lado, a tecnologia de aprendizagem das máquinas identifica as preferências de grandes listas de assinantes rapidamente.

Assim, os e-mails são enviados no melhor momento, garantindo uma maior taxa de abertura, cliques e conversões.

A Inteligência Artificial Faz o Que Humanos Não Podem Fazer

Você não conseguirá replicar este tipo de aprendizado de forma manual. Embora tenhamos à nossa disposição ferramentas para realizar testes A/B, nada se compara com a eficiência da IA. E somado a isso, não se esqueça que este aprendizado acontece em tempo real. Ou seja, pequenas variações no comportamento de cada um dos seus clientes são imediatamente captadas pela Inteligência Artificial. E as campanhas são, consequentemente, adaptadas.

Comece Hoje Campanhas de E-mail Orientadas Pela Inteligência Artificial

O que te impede de começar a utilizar, hoje mesmo, a computação cognitiva a favor das suas campanhas de entrega de conteúdo? Tenha certeza que isso significará aumentar o engajamento e as conversões.

Os usuários cadastrados em suas listas passarão a ser vistos como indivíduos. Não importa se você possui mil contatos ou um milhão. A Inteligência Artificial consegue discernir características particulares da cada um destes indivíduos.

Como você pode ter hoje mesmo máquinas inteligentes trabalhando para sua empresa?

A IBM possui a solução de negócios ideal para esta iniciativa – o IBM Watson. Por meio da implantação do Watson, com a consultoria de uma agência IBM Partner, a tecnologia da Inteligência Artificial começará de imediato a trabalhar para melhorar o desempenho das suas campanhas de marketing.

Você poderá então atingir níveis de abertura, cliques e conversões dos seus e-mails como nunca antes.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso