Durante muitos anos, o processo de otimização dos resultados orgânicos, conhecido como SEO, foi realizado de forma manual. À medida que mais pesquisas eram realizadas, e novas tecnologias se tornavam disponíveis, o Google atualizava seu índice de busca. Novas regras eram estabelecidas visando algo em comum: apresentar resultados relevantes e deixar usuários satisfeitos.
Com o passar dos anos, o surgimento de novas tecnologias começou a impactar diretamente este processo. A ascensão da Inteligência Artificial revolucionou o SEO e as atualizações do mecanismo de busca do Google.
As máquinas estão aumentando seu conhecimento sobre o processamento de dados e aplicando este entendimento em execuções futuras.
O Google começou a utilizar o aprendizado de máquina para enriquecer sua Inteligência Artificial. Nos estágios iniciais, esta tecnologia era utilizada basicamente em produtos como o Gmail, onde atuava como filtro de spam.
Com o passar dos anos, porém, o cenário começou a mudar. O aprendizado de máquina passou a ser utilizado nas buscas, automatizando grande parte do processo de atualização do motor de pesquisa.
Diversos fatores começaram a ser considerados. De forma simplificada, alguns fatores básicos levados em consideração são:
E as variáveis continuaram aumentando. Algumas delas, são até desconhecidas. E esta mudança fez com que muitos fossem pegos desprevenidos. Grande parte das regras de busca do Google não estavam mais sendo atualizadas de forma manual. O processo era diferente e muito mais rápido, dinâmico.
Com isso, tornou-se mais difícil explicar, em termos, o que os algoritmos do Google estão fazendo. As regras não estavam mais resumidas a uma lista do que fazer e do que não fazer. Com o dinâmico processo de aprendizagem das máquinas, grande parte das regras começaram a ser reajustadas a cada nova busca. Em outras palavras, fatores de classificação com o potencial de serem mudados de consulta para consulta.
Para muitos, isto permitiu que a grande fonte de receita do Google, os Links Patrocinados PPC, ganhassem mais destaque, uma vez que a transparência e o controle sobre os anúncios são muito maiores e mais claros.
Mas de que maneiras a Inteligência Artificial está mudando o cenário do SEO.
Vamos considerar algumas áreas.
As máquinas são experts em analisar conteúdo no formato de texto. No entanto, elas estão sendo ensinadas a reconhecer padrões e conteúdo em imagens, vídeo e áudio.
Talvez isso seja novidade para você, mas conteúdo visual está entre as matérias principais do aprendizado das máquinas nos motores de busca.
Isso significa que um conteúdo no formato de imagem, áudio e vídeo precisa ser pensado de forma estratégica da mesma forma como se escreve um artigo.
Isto não é novo. O Google sempre quis oferecer os resultados mais relevantes para os usuários, de acordo com os termos utilizados em suas buscas.
A diferença é que agora o Google aprimora ainda mais sua capacidade de compreender a intenção de pesquisa dos internautas. Por isso, torna-se mais importante do que nunca ligar o conteúdo oferecido pelo site ao que os usuários estão realmente querendo saber ou procurando obter.
Portanto, fatores como densidade de palavras-chave, hoje, começam a perder pontos. A relevância e o contexto do conteúdo oferecido assumem importância ainda maior à medida que as máquinas aumentam seu conhecimento sobre a intenção de pesquisa dos usuários.
Isto se dá porque as pessoas gostam dos dispositivos móveis, e tudo o que a Inteligência Artificial deseja é responder às expectativas delas. Sites com conteúdo não corretamente adaptado ao universo mobile estão sendo penalizados pelo Google e perdendo posições.
E isto nos leva à necessidade de otimização visando a pesquisa por voz em smartphones. Por quê?
Estudos mostram que a forma como as pessoas pesquisam por voz difere de quando a busca é feita digitando um texto.
Por exemplo, ao digitar uma consulta no mobile, o usuário escreve: “Melhor pizzaria Florianópolis”. No entanto, ao fazer a pesquisa por voz, a frase é mais longa: “Qual o melhor lugar para comprar pizza em Florianópolis”.
Isto mostra que as pesquisas por voz têm um caráter mais conversativo. Não são resumidas, como ao digitar um texto. E os resultados da busca precisam levar isso em consideração. Afinal, a Inteligência Artificial está levando.
As atualizações da Inteligência Artificial não significam que todas as anteriores regras do SEO devem ser desconsideradas. Muitas delas ainda são válidas. Por exemplo, o conteúdo de qualidade visando a boa experiência dos usuários ainda é o carro-chefe. Mas como vimos acima, está na hora de adaptar o conteúdo, aproximando-o ainda mais das pessoas.
Por outro lado, a Inteligência Artificial não pode ser ignorada. Para muitos, ela se tornou apenas mais um termo de marketing digital dentre outros inúmeros. Mas isto está muito distante da realidade.
A Inteligência Artificial é uma tecnologia real, e que causa um impacto gigantesco na indústria e mercado. O objetivo dela é tornar os resultados mais amigáveis para as pessoas.
Ignorar este fato pode custar muito caro para as marcas e empresas.
Como vimos, a Inteligência Artificial tem o potencial de mudar as regras de SEO a cada nova busca. Mas saiba que esta tecnologia está a serviço não apenas do mecanismo de busca. Diversos outros segmentos do marketing digital estão sendo revolucionados com a IA.
Algumas ferramentas de Inteligência Artificial estão voltadas nesta direção. É o caso do IBM Watson, uma solução de computação cognitiva para melhoria dos negócios de empresas de todos os ramos.
Veja alguns exemplos:
A IA melhora a cada dia a eficiência dos e-mails marketing. Eles se tornam mais dinâmicos e relevantes, levando em consideração cada um dos usuários (e não grupos de usuários). O IBM Watson escolhe os usuários com maior probabilidade de adquirir determinado produto, e envia o e-mail marketing no momento em que ele está mais propenso ou inclinado a abrir a mensagem e efetuar uma compra.
Além disso, campanhas publicitárias se tornam mais inteligentes, adaptando-se às circunstâncias de cada pessoa. Isto significa automatizar processos com base na regra de ação-reação. Quando uma pessoa realiza uma determinada ação, assume uma posição ou condição, as campanhas respondem com a publicidade certa de acordo com esta nova realidade.
As possibilidades são inúmeras, passando por SMS em um nível de personalização inédito, chatbots, a capacidade de prever quais clientes vão abandonar a empresa, e muito mais.
Isto não é futuro. É a realidade que está mudando os negócios de muitas empresas. A implantação desta tecnologia em sua empresa por meio de uma agência IBM Partner está ao seu alcance.
As máquinas estão mudando a forma de fazer negócios. Você vai mudar a sua forma também?
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