Sabemos que a Inteligência Artificial está revolucionando a forma de se fazer marketing no mundo. Tudo aquilo que você conhecia como marketing digital está passando por incríveis melhorias que anteriormente, em muitos casos, só faziam parte dos filmes de ficção.
Mas também sabemos que a jornada de conversão dos consumidores é demasiadamente complexa. A internet e os dispositivos móveis fracionaram as conversões nas chamadas micro-conversões – pequenas ações que o consumidor realiza ao longo dos dias desde o contato inicial até a compra final. Isto sem contar o trabalho de engajamento que continua após a venda final.
Mas para todas estas fases da jornada do consumidor – os micro-momentos –, a Inteligência Artificial possui soluções práticas. As máquinas inteligentes da IBM vão ajudá-lo neste sentido. Não importa em que estágio seu público-alvo esteja na jornada da conversão, existe uma solução da Inteligência Artificial para ser aplicada com alto poder de retorno.
Por isso, desenvolvemos uma série de 4 artigos que mostram todas as etapas da jornada de conversão e como a Inteligência Artificial atua em cada uma delas. E o IBM Watson não somente está atuando com precisão nesta área, como está também aprendendo coisas novas todos os dias.
Esta série de 4 artigos sobre as diversas aplicações da IA, passam pelos seguintes estágios:
De forma simplificada, são os quatro estágios que os usuários atravessam na jornada de consumo. E sua empresa precisa estar presente em todas elas, de forma estratégica. Um passo precisa levar a outro. Se houver algum problema em qualquer uma destas etapas, a venda pode ser perdida junto com a oportunidade de conquistar um cliente leal.
Por isso, não deixe que todo este projeto estratégico esteja somente nas mãos humanas. Embora o talento humano seja indispensável em qualquer um destes estágios, você precisa da inteligência e do aprendizado das máquinas para impedir falhas durante este longo e complexo caminho.
Há diversos usuários espalhados pela internet que fazem parte do seu público-alvo. Grande parte deles, porém, talvez nunca tenha ouvido falar no nome de sua empresa, ou sua marca. Como encontrá-los? Como certificar-se de que saibam que você existe e que pode solucionar os problemas ou necessidades deles?
Neste artigo, vamos nos concentrar na tarefa de encontrar visitantes. A Inteligência Artificial tem atuado como solução ideal para ajudá-lo a encontrar os clientes por meio de geração, recomendação de conteúdo e programação de anúncios.
Vejamos alguns recursos disponibilizados pela Inteligência Artificial. E saiba tudo aquilo que está ao alcance das suas mãos em utilizar o aprendizado de máquina em favor de sua empresa.
As novas tecnologias associadas ao ambiente mobile estão revolucionando a forma das pessoas fazerem suas pesquisas. Procurando otimizar o tempo, as pessoas estão utilizando mais frequentemente o recurso de pesquisa por voz. E a Inteligência Artificial está aproveitando esta revolução desenvolvendo novos assistentes virtuais.
Desta forma, pode-se dizer que o sucesso de sua empresa no ambiente online depende, em parte, da atuação dos assistentes virtuais na pesquisa por voz. Por isso, é grande o investimento da indústria nesta tecnologia.
Oferecer conteúdo de qualidade é uma importante forma de ser descoberto pelos potenciais clientes. As pessoas estão constantemente em seus computadores ou dispositivos em busca de soluções. E o conteúdo estratégico serve como uma larga porta para as pessoas chegarem até você.
Mas, o que acha de uma máquina gerar conteúdo para sua empresa? Bem, é preciso não se empolgar muito. Neste caso, não estamos falando que a Inteligência Artificial do Watson seja capaz de escrever artigos complexos, abordando temas como economia, tecnologia, política, etc.
Mas, há algumas áreas em que a Inteligência Artificial pode atuar como o novo redator de sua empresa. Por exemplo, muitas pessoas gostam de artigos com dados e estatísticas. Tais artigos podem ser compostos e estruturados com a inteligência das máquinas.
Artigos com dados estatísticos, relatórios sobre sua empresa ou setor, resultados de jogos, etc – tudo isso sendo produzidos à medida que novos números estiverem disponíveis para as máquinas. Estas informações serão encontradas por usuários que buscam dados sobre o seu segmento de atuação. E aqueles que nunca ouviram falar a seu respeito, terão então o primeiro contato com sua empresa. É o pontapé inicial na jornada de conversão.
Se os anúncios estão irritando as pessoas, isto acontece porque eles estão sendo exibidos fora de contexto: produto/serviço que não interessa ou momento inadequado. Mas coloque este trabalho nas mãos das máquinas inteligentes, e você verá uma mudança no cenário.
O aprendizado de máquina atua considerando todas as variáveis e sinais emitidos pelos clientes. E faz isso para descobrir não apenas o anúncio certo, mas o momento ideal para exibi-lo. Outra forma interessante da Inteligência Artificial garantir relevância para os anúncios, é certificar-se de que eles não sejam exibidos em sites questionáveis.
A Inteligência Artificial do IBM Watson segmenta os anúncios não somente para grupos de pessoas, mas para indivíduos. Quanto mais próximos estiverem os anúncios daquilo que as pessoas precisam, mais bem-vindos e agradáveis eles serão.
No primeiro artigo desta série, vimos como a tecnologia do IBM Watson e sua Inteligência Artificial podem encontrar novos visitantes para sua empresa. Literalmente, a cada dia, as máquinas aprendem mais sobre seu público-alvo e setor, de modo que esta busca por novos visitantes se torna progressivamente mais eficiente.
No próximo artigo, vamos ver o estágio seguinte. O cliente já está em seu site. Agora é o momento de você atrai-lo, envolvê-lo, para que a relação entre vocês comece a ser fortalecida.
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