Marketing Inteligente – Conheça a Geração de Ferramentas Inteligentes do Marketing Digital

Conheça as soluções de marketing inteligente que vão impulsionar os resultados da sua empresa.

Chegou o momento de elevar sua empresa para um outro nível de publicidade online. Sim, estamos falando do Marketing Inteligente.

Do que se trata esta tecnologia?

Mas, afinal, o que é marketing inteligente?

Definindo, marketing inteligente envolve diversas ações de coleta e filtragem de dados em tempo real. O objetivo é orientar a criação e otimização de campanhas publicitárias – e tudo isso, fazendo o melhor uso de cada centavo investido.

Neste artigo, você conhecerá as soluções de marketing inteligente que podem ser aproveitadas para potencializar os resultados da sua empresa. São elas:

soluções de marketing inteligente

Inteligência Artificial

As máquinas inteligentes já são figurinhas carimbadas em Hollywood. Desde o HAL 9000 de “2001 – Uma Odisseia no Espaço” ao T1000 de “Exterminador do Futuro”, o cinema já nos apresentou a inteligência artificial assumindo papéis de mocinho e vilão.

Mas, na vida real, a inteligência artificial é uma poderosa aliada para o progresso humano em diversos campos.

E isto inclui o Marketing Inteligente.

Em termos simples, o objetivo da inteligência artificial é realizar tarefas humanas de maneiras autônomas. Para isso, utilizam-se modelos matemáticos e padrões de dados para aprender e até realizar previsões em diversas áreas.

Assim, não é à toa que a Inteligência Artificial seja uma das personagens principais do Marketing Inteligente.

Esta inteligência está presente em diversas áreas do marketing.

Por exemplo, nós a vemos nas sugestões de produtos e conteúdo para usuários da Amazon ou Netflix.

Mas esta tecnologia também costuma aparecer na segmentação de anúncios personalizados que você visualiza enquanto navega na internet.

Mas aí talvez surja uma situação. E se o conteúdo destes anúncios não tiver nada a ver com seus interesses? Então, de duas, uma:

  • Ou a empresa anunciante não está aproveitando a inteligência artificial;
  • Ou a tecnologia ainda não teve tempo suficiente para aprender sobre suas preferências.

Outros exemplos de aplicações da inteligência artificial no marketing inteligente são:

  • Reconhecimento de voz e de imagens
  • Otimização dos resultados nos mecanismos de buscas
  • Análise de sentimento dos clientes
  • Precificação automática de produtos de acordo com oferta e procura
  • Automação no atendimento com o uso de chatbots e respostas automáticas a comentários em redes sociais.

Machine Learning

E falar em marketing inteligente exige destacarmos o aprendizado.

O Machine Learning (ou aprendizado de máquina) é uma das bases da inteligência artificial.

Como o próprio nome já deixa claro, esta tecnologia se baseia em aprendizado. Ou seja, é a capacidade das máquinas modificarem seu comportamento de forma autônoma, aprendendo cada vez mais ao passo que os clientes interagem com o conteúdo.

Por exemplo: como mencionamos acima, a inteligência artificial permite precificar produtos levando em consideração fatores externos como oferta e procura. Este modelo de preços dinâmicos e em tempo real depende do machine learning para facilitar sua implementação e aprimoramento.

Assim, o marketing inteligente, com a ajuda do machine learning, se torna cada dia mais inteligente, potencializando os resultados.

Outra aplicação é a otimização do Lead Scoring. Com a metodologia lead scoring, você pontua seus leads de acordo com diversas características, o que permite segmentar iniciativas de marketing inteligente, além de focar em leads mais quentes. O machine learning ajuda a incluir outros fatores nestes cálculos, tornando seu lead scoring mais poderoso e aumentando o nível de confiança.

Além do que já foi mencionado, o machine learning também permite:

  • Personalizar a experiência dos usuários no site da empresa
  • Priorizar a segmentação inteligente de anúncios
  • Prever a rotatividade dos clientes.

Data Driven

Data Driven significa ter informações concretas para desenvolver estratégias e tomar decisões, em vez de agir baseado em suposições. Portanto, é um mindset que ajuda a empresa a tomar decisões acertadas e precisas.

Sem dados confiáveis, o que sobram, são achismos

O marketing inteligente, portanto, depende da coleta dos dados certos. Esta coleta é essencial para aprimorar continuamente as experiências dos clientes.

Assim, o marketing inteligente utiliza Data Driven em diversos campos, incluindo geração e aprimoramento de personas buyers, lead scoring, monitoramento do setor em busca de oportunidades e muito, muito mais.

Smart Bidding

O Smart Bidding é a solução inteligente para criar e ajustar lances de Links Patrocinados, sem recorrer a adivinhações.

Desta forma, os lances são ajustados de forma personalizada levando em consideração diversos sinais no momento do leilão. Para citar apenas alguns exemplos:

  • Dispositivo
  • Localização Geográfica
  • Hora do Dia
  • Idioma
  • Sistema Operacional
  • Navegador
  • Canal da Rede de Display
  • Informações Demográficas
  • Características do anúncio
  • Sazonalidade

O marketing inteligente utiliza o smart bidding para:

  • Estimar o valor das palavras-chave
  • Modelar diferentes cenários que a alteração de lances trará sobre os cliques, custos e conversões
  • Analisar dados históricos para calcular os modificadores de lances
  • Determinar e enviar o melhor lance.

Portanto, lembre-se que o foco e objetivo do smart bidding são as conversões e o melhor aproveitamento dos seus investimentos em marketing inteligente.

Marketing Inteligente e a Automação

Marketing inteligente, portanto, é um marketing adaptável, que aprende coisas novas a cada dia.

É um marketing que trabalha interligado com todas as ações da comunicação omnichannel.

Marketing inteligente não está baseado em suposições e achismos, mas está fortemente alicerçado em dados concretos e confiáveis.

Além disso, ele não fica refém de alterações manuais. Por ser inteligente, grande parte do processo é automatizado e em tempo real.

Portanto, não é um HAL 9000 nem um T1000. Mas são máquinas inteligentes que podem trabalhar a favor da sua empresa potencializando e acelerando os resultados de acordo com seus investimentos.