Comparativo de Mercado: Como usar esta ferramenta do Analytics para avaliar desempenho no Google Ads

30/06/2022 by in category Google Analytics, Relatórios with 0 and 1
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Veja como comparar o desempenho de sua empresa na internet com concorrentes que atuam na vertical do seu setor.

Quando pensamos em publicidade digital, isto vai além de fazer alguns anúncios e ponto final. Na verdade, ao procurar otimizar as campanhas, é preciso entender o que os concorrentes estão fazendo. Por isso, um comparativo de mercado é tão importante.

O Google Analytics oferece uma ferramenta que tem exatamente este objetivo: comparar os resultados da sua empresa com os concorrentes do mesmo nicho.

Neste artigo, vamos falar sobre a ferramenta Comparativo de Mercado. Veja como esta solução pode ser útil ao mesmo tempo que você anuncia sua empresa no Google Ads.

O que é Comparativo de Mercado do Analytics

Comparativo de Mercado é uma ferramenta do Google Analytics que permite comparar o desempenho da sua empresa em até 1600 categorias do setor. Isto é possível por meio da análise de dados agregados de outras empresas que atuam no seu mercado. Algumas das métricas disponíveis são: sessões, novos usuários, duração média da sessão, taxa de rejeição, entre outras.

Além disso, você pode fazer uma comparação mais precisa refinando sua busca por localização e empresas do seu tamanho de acordo com o número de sessões diárias.

A ferramenta realiza o comparativo de mercado em três grandes áreas:

  • Canais: Links Patrocinados, pesquisa orgânica, e-mail marketing e outros.
  • Local: país/região.
  • Dispositivos: computador, tablet e celular.

Vantagens de usar o Comparativo de Mercado

Este comparativo permite ver em detalhes como anda o desempenho das empresas que competem no mesmo setor que o seu, tendo como base as métricas de engajamento.

Desta forma, a ferramenta ajuda sua empresa a:

  • Comparar seu desempenho com os concorrentes.
  • Definir metas realistas.
  • Encontrar tendências no seu setor.

Como ativar o Comparativo de Mercado no Google Analytics

Portanto, para ativar o Comparativo de Mercado, você precisa compartilhar seus dados com o Google. De fato, são estes dados que ele usa para fazer a comparação.

Ao fazer isso, siga os passos abaixo:

  • No Analytics, clique na aba Administrador.
  • Selecione a conta que deseja alterar e clique em Configurações da Conta.
  • Em seguida, marque a caixa Comparativo de mercado.
  • Finalmente, clique em Salvar.

ativar o comparativo de mercado no analytics

Como analisar o Comparativo de Mercado

Assim, para ver os dados de comparativo de mercado no Analytics, acesse Público-alvo > Comparativo de Mercado.

Em seguida, escolha entre os relatórios de canais, local ou dispositivos.

O Comparativo de Mercado apresenta um valor percentual das sessões da sua marca em comparação com o que o mercado do seu nicho está alcançando. De fato, um valor positivo indica o quanto sua empresa está se saindo bem em comparação com os concorrentes. Mas, um número negativo mostra o quanto sua empresa está abaixo dos valores de referência do mercado.

exemplo comparativo de mercado

Portanto, com base nestes números, é possível definir se a marca acertou nas estratégias de marketing. Se o Comparativo de Mercado estiver negativo, neste caso, talvez seja preciso alterar estratégias e orçamentos.

Comparativo de Mercado para avaliar desempenho do Google Ads

Se você anuncia no Google Ads, acesse Comparativo de Mercado > Canais e verifique a linha Paid Search. Aqui você vai ver como está o desempenho dos seus Links Patrocinados em comparação com outras empresas do seu setor.

Mas, caso você se depare com números negativos, isto significa que está perdendo oportunidades e, talvez, até desperdiçando seu investimento.

Neste caso, nós podemos ajudá-lo a reverter esta situação!

Compare sua marca com o mercado!

Portanto, é preciso ficar de olho em como sua empresa está se saindo no marketing digital em comparação com o que o mercado alcança.

De fato, a ferramenta Comparativo de Mercado ajuda as empresas a perceberem se estão perdendo oportunidades.

Desta forma, é possível tomar medidas rápidas para corrigir problemas e otimizar o desempenho, o que vai resultar em maiores taxas de conversão.

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