Marketing Inteligente – Conheça a geração de ferramentas inteligentes do marketing digital

06/04/2020 by in category Inteligência Artificial with 0 and 3
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Conheça as soluções de marketing inteligente que impulsionam os resultados da sua empresa.

O marketing inteligente é o nível mais elevado de publicidade digital. Neste artigo, você vai entender porque sua empresa precisa deste tipo de marketing ao anunciar na internet.

Além disso, vamos analisar as principais soluções inteligentes disponíveis no Google.

O que é marketing inteligente?

Marketing inteligente é um tipo de marketing que realiza diversas ações de coleta e filtragem de dados em tempo real. Seu objetivo é orientar a criação de anúncios e segmentar melhor as campanhas publicitárias. Desta forma, é possível fazer um marketing mais personalizado e que aproveita melhor seu investimento.

Tipos de tecnologia de marketing inteligente

Vamos analisar agora as soluções de marketing inteligente que podemos utilizar para potencializar os resultados da sua empresa. São elas:

  1. Inteligência Artificial
  2. Machine Learning
  3. Data Driven
  4. Smart Bidding

1. Inteligência Artificial

As máquinas inteligentes já são figurinhas carimbadas em Hollywood. Desde o HAL 9000 de “2001 – Uma Odisseia no Espaço” ao T1000 de “Exterminador do Futuro”, o cinema já nos apresentou a inteligência artificial assumindo papéis de mocinho e vilão.

Mas, na vida real, a inteligência artificial é uma poderosa aliada para o progresso humano em diversos campos – e isto inclui o Marketing Inteligente.

Em termos simples, o objetivo da inteligência artificial é realizar tarefas humanas de maneira autônoma. Para isso, ela usa modelos matemáticos e padrões de dados para aprender e até realizar previsões em diversas áreas.

Por exemplo, o Google Ads usa inteligência artificial e aprendizado de máquina para aprender como as pessoas reagem aos anúncios. Assim, é possível entregar anúncios mais segmentados levando em consideração inúmeros sinais em tempo real.

Mas aí talvez surja uma situação. E se você costuma se deparar com anúncios que não têm nada a ver com seus interesses? Então, de duas, uma:

  • Ou a empresa anunciante não está aproveitando a inteligência artificial;
  • Ou a tecnologia ainda não teve tempo suficiente para aprender sobre suas preferências.

Outros exemplos de aplicações da inteligência artificial no marketing inteligente são:

  • Reconhecimento de voz e imagens.
  • Otimização dos resultados nos mecanismos de buscas.
  • Análise de sentimento dos clientes.
  • Precificação automática de produtos de acordo com oferta e procura.
  • Automação no atendimento com o uso de chatbots, e respostas automáticas a comentários em redes sociais.

2. Machine Learning

O Machine Learning (ou aprendizado de máquina) é uma das bases da inteligência artificial.

Como o próprio nome diz, esta tecnologia se baseia em aprendizado. Ou seja, é a capacidade das máquinas modificarem seu comportamento de forma autônoma, aprendendo cada vez mais ao passo que os clientes interagem com o conteúdo.

Por exemplo: como mencionamos acima, a inteligência artificial permite precificar produtos levando em consideração oferta e procura. Este modelo de preços dinâmicos depende do machine learning para facilitar a implementação e aprimoramento.

Assim, o marketing se torna mais inteligente com a ajuda do machine learning, melhorando os resultados.

Além disso, esta tecnologia permite:

  • Personalizar a experiência dos clientes no site da empresa.
  • Segmentar os anúncios de forma mais inteligente.
  • Prever a rotatividade dos clientes.

3. Data Driven

Data Driven significa ter dados confiáveis para tomar decisões sem precisar agir com base em suposições. Portanto, é um mindset que ajuda a empresa a tomar decisões acertadas e precisas. De fato, sem dados confiáveis, o que sobram, são achismos.

Portanto, o marketing inteligente depende da coleta dos dados certos que aprimoram as experiências dos clientes.

O Data Driven é utilizado em diversos campos como geração e aprimoramento de personas, lead scoring, monitoramento do setor em busca de oportunidades e muito, muito mais.

4. Smart Bidding

O Smart Bidding é a solução inteligente para criar e ajustar lances de Links Patrocinados de forma automatizada.

Em outras palavras, significa que o Google Ads ajusta os lances de forma personalizada levando em consideração sinais no momento do leilão. Por exemplo, alguns destes sinais são:

  • Dispositivo
  • Localização Geográfica
  • Hora do Dia
  • Idioma
  • Sistema Operacional
  • Navegador
  • Canal da Rede de Display
  • Informações Demográficas
  • Características do anúncio
  • Sazonalidade

Desta forma, o marketing inteligente utiliza o smart bidding para:

  • Estimar o valor das palavras-chave.
  • Modelar diferentes cenários que a alteração de lances vai trazer sobre os cliques, custos e conversões.
  • Analisar dados históricos para calcular os modificadores de lances.
  • Aproveitar melhor seu investimento em links patrocinados.

Marketing inteligente e a automação

Portanto, quando falamos em marketing inteligente estamos nos referindo a um marketing adaptável, que aprende coisas novas a cada dia, incluindo sua empresa, anúncios e público-alvo.

De fato, não se trata de um marketing que funciona com base em suposições e achismos. Pelo contrário, a base do marketing inteligente são os dados concretos e confiáveis.

Além disso, ele não fica refém de alterações manuais. Por ser inteligente, grande parte do processo é automatizado e em tempo real.

7 soluções do Google para fazer marketing inteligente

Diversos produtos do Google usam inteligência e podem ajudar a melhorar o desempenho de sua empresa na internet.

Assim, vamos analisar algumas destas soluções. Mas, vale destacar que elas não são as únicas, mas estão entre as principais:

soluções do google para marketing inteligente

1. Google Ads

A solução de publicidade do Google possui inteligência artificial e aprendizado de máquina avançado em seu cerne.

Ele oferece diversas soluções inteligentes para criação, segmentação e otimização de campanhas. Isto inclui anúncios responsivos, segmentos automatizados, lances inteligentes, insights, recomendações e muito mais.

2. Display & Video

Solução que permite planejar e desenvolver criativos, além de realizar processos de verificação e otimização.

Além disso, a base de dados desta mídia programática é gigantesca, permitindo segmentar ainda melhor as campanhas publicitárias.

De fato, é uma solução mais robusta para quem quer anunciar na web usando marketing inteligente.

3. Analytics

O Google Analytics oferece diversas métricas para que as empresas entendam melhor o comportamento dos clientes no site e aplicativo.

Estas informações podem ser transformadas em estratégias para otimizar os canais de comunicação. De fato, é a forma mais inteligente para fazer com que a infinidade de dados trabalhe em favor de sua empresa.

4. Data Studio

Solução para criação de painéis com relatórios de dados.

Com o Data Studio, você consegue agrupar dados de diferentes fontes em apenas um lugar. Por exemplo, você pode exibir aqui os dados do Google Ads e Analytics.

Sem dúvida, é uma solução de marketing inteligente que ajuda a transformar dados brutos em métricas intuitivas.

5. Optimize

O Optimize é uma solução do marketing inteligente para testar variações em seu site. Desta forma, você consegue personalizar cada vez mais a experiência dos clientes.

Por meio de testes A/B, você consegue veicular diferentes versões do seu site para identificar prontamente qual converte melhor.

Além disso, você pode usar o Optimize 360 para criar variações de páginas de destino para suas campanhas do Google Ads. Assim, é possível identificar as páginas de destino que convertem melhor.

6. Surveys

Assim, como mencionamos, o marketing inteligente depende de dados.

Além dos dados recolhidos de forma automática, você pode personalizar pesquisas junto ao seu público com o Surveys do Google.

Em seguida, as pessoas respondem suas perguntas ao acessarem conteúdo premium.

Em até 3 dias, o resultado da pesquisa já está em mãos, dando novos insights para personalizar conteúdo e publicidade da empresa.

7. Tag Manager

O Google desenvolveu o Tag Manager para que as empresas pudessem gerenciar suas tags em apenas um lugar.

De fato, o processo é simples e seguro, dispensando a necessidade de editar o código do seu site.

Além disso, o Tag Manager usa automação para testar as tags a fim de garantir que elas estejam funcionando

Comece a usar marketing inteligente em sua empresa

Portanto, não estamos falando de um HAL 9000 nem um T1000.

Mas são máquinas inteligentes que podem trabalhar a favor da sua empresa potencializando e acelerando os resultados de acordo com seus investimentos.

Assim, deseja começar a aplicar o marketing inteligente em sua empresa? Entre em contato conosco.

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