O Que É Processamento de Linguagem Natural

19/07/2018 by in category Inteligência Artificial with 0 and 0
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Tenha uma visão geral do que é o Processamento de Linguagem Natural. Veja como sua empresa pode dar um gigantesco salto por utilizar a Compreensão da Linguagem Natural (NLU) da IBM

Você já ouviu falar em Processamento de Linguagem Natural (sigla em inglês, NLP)? Trata-se de um ramo da Inteligência Artificial que ajuda as máquinas a compreenderem e interpretar a linguagem humana (texto e voz).

Como humanos, nós falamos idiomas como português e inglês. Mas, e quanto às máquinas inteligentes? Bem, a linguagem delas é incompreensível para os humanos. Sinais de bits e bytes são o alfabeto que permitem a análise de todos os dados pelos computadores.

Por isso, é necessário a utilização de tecnologias de aprendizado avançadas para esta compreensão. E diversas disciplinas são usadas pelos computadores nesta tarefa, o que inclui ciência da computação, big data e linguística computacional. E a aplicação desta tecnologia tem o potencial de revolucionar os negócios dentro de uma empresa.

Compreensão da Linguagem Natural (NLU) da IBM

O Watson é a solução de Inteligência Artificial da IBM. Na IBM, o conjunto de APIs que realizam a análise profunda dos textos, por meio do processamento de linguagem natural, é conhecido como Compreensão da Linguagem Natural (sigla em inglês, NLU).

Como funciona? Por exemplo, ao inserir uma URL de domínio público, a NLU retorna resultados de acordo com as regras especificadas pelo consultor de Inteligência Artificial. Isto inclui remover conteúdo indesejado, como o texto presente em anúncios na página, e extrair somente as ideias centrais.

Assim, vemos que a NLU interpreta somente os elementos importantes da sentença. E os dados são retornados como resposta na plataforma de análise do Watson. Assim, é possível identificar tópicos e intenções contidos em um texto.

O Que A NLU Consegue Compreender

Compreensão de dados estruturados e não estruturados: o IBM Watson consegue extrair significado a partir das informações de texto recolhidas. Isto inclui interpretar conceitos, palavras-chave, funções semânticas de qualquer texto, e muito mais.

Compreensão dos sentimentos: a análise não fica somente no campo da interpretação fria dos significados. A tecnologia NLU consegue identificar sentimentos e emoções a partir do texto analisado. Isto oferece uma análise mais profunda do que se passa pela mente dos clientes e público-alvo.

Compreensão em vários idiomas: o IBM Watson não fala somente português. Na verdade, a tecnologia da Compreensão da Linguagem Natural tem capacidade de compreender 13 idiomas.

Como a Compreensão da Linguagem Natural Pode Ajudar Sua Empresa

Compreensão da Linguagem NaturalComo já se pode perceber, a NLU oferece um gigantesco e emocionante potencial para ampliar o alcance de sua empresa. Isto inclui oferecer uma compreensão avançada do que seu público-alvo está pensando.

Assim, com base nas palavras usadas pelos clientes, as máquinas conseguem identificar padrões comportamentais. Por sua vez, esses padrões permitem identificar decisões que os clientes estão para tomar.

Por exemplo, é possível prever quais serão os clientes que, em breve, vão entrar em contato com sua empresa solicitando cancelamento de um serviço (tal como uma assinatura de streaming, um plano de telefonia celular, etc).

Assim, os comentários deixados pelos clientes em seu site, em e-mails enviados para sua empresa, em avaliações da Amazon, postagens no Twitter e outras redes sociais, revelam muito sobre suas intenções. Isto inclui o estágio em que eles se encontram na jornada da conversão. A Inteligência Artificial e seu processamento de linguagem natural reúne essas informações e interpreta-os, gerando insights valiosos sobre os clientes.

Devemos ter em mente que as tecnologias de processamento de linguagem natural também interpretam mensagens de voz. Isto significa que até mesmo as ligações telefônicas para sua empresa são analisadas pelas máquinas inteligentes. A partir daí, é possível extrair sentimentos e tendências comportamentais dos clientes.

Aproveite Texto e Voz Para Revolucionar Seus Negócios

Assim sendo, os dados em texto (estruturados e não estruturados) estão por toda a parte. É a forma como as pessoas comunicam suas intenções, sentimentos e pensamentos na internet. E as máquinas da IBM conseguem reunir e interpretar tais textos de domínio público, e retornar isso como respostas para a empresa, destacando sentimentos dos clientes e suas intenções.

Portanto, o uso estratégico destas informações pode transformar significativamente os seus negócios, impulsionando vendas e melhorias.

Entre em contato com uma agência IBM Partner para obter mais detalhes.

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