Analista de Links Patrocinados: O que você precisa saber para se tornar um consultor de Google Ads

13/05/2021 by in category Links Patrocinados with 0 and 2
Home > Blog > Links Patrocinados > Analista de Links Patrocinados: O que você precisa saber para se tornar um consultor de Google Ads

Que qualidades e habilidades são necessárias para profissionais que desejam atuar como consultores de Google Ads?

Pode ser que você já trabalhe com marketing digital e pense em expandir seu foco para os Links Patrocinados.

Por outro lado, pode ser que o marketing off-line seja o seu forte, mas quer aprender como colocar anúncios na 1ª página do Google e em outros sites, como YouTube.

Não importa quais sejam seus motivos, você deve se perguntar: o que faz um analista de Links Patrocinados? O que se espera de alguém que quer se tornar consultor de Google Ads?

Neste artigo, descubra as respostas.

O que faz um analista de Links Patrocinados?

Um especialista em Links Patrocinados começa seu trabalho analisando o nicho de atuação da empresa que vai anunciar no Google. Isto é importante para entender quem são os concorrentes, os hábitos de pesquisa do público-alvo e os melhores canais para divulgar os produtos ou serviços.

Em seguida, é necessário criar as campanhas usando as melhores configurações de segmentação. Além disso, é preciso escolher as estratégias de lance e dar os lances certos.

Além da criação dos anúncios, o analista de Links Patrocinados avalia o desempenho das campanhas. Para isso, analisa métricas de forma regular e faz ajustes para melhorar os resultados.

Habilidades necessárias em um profissional de Google Ads

1. Profundo conhecimento em Google Ads

O Google Ads possui uma série de ferramentas. Além disso, o Google sempre lança novos recursos.

Assim, o que se espera de um profissional de Google Ads é que esteja antenado com todas estas novidades. Portanto, não basta conhecer – é preciso continuar aprendendo dia após dia.

Além disso, ser um profissional certificado é um diferencial para quem quer trabalhar com Google Ads. Na verdade, muitas empresas que contratam analistas de Links Patrocinados colocam esta certificação como requisito.

Portanto, para mais detalhes sobre isso, veja como obter a certificação Google Partners.

2. Google Analytics

O Google Analytics funciona como um complemento essencial para quem trabalha com anúncios no Google. Afinal, com ele é possível entender todo o comportamento da pessoa no site depois do clique no anúncio.

Por exemplo, você consegue entender todas as conversões que começaram com o tráfego pago, mas que foram efetivadas dias depois, em uma busca orgânica.

Portanto, se você quiser se tornar um consultor em Google Ads, você precisa conhecer bem o Analytics.

3. Ferramentas de pesquisa de mercado

Vimos que um especialista em Links Patrocinados começa seu trabalho analisando o mercado – concorrentes e público.

Nesta etapa, ele precisa dominar algumas ferramentas para pesquisa de mercado. Além do próprio Google Ads e Analytics, existem outras soluções como Ubersuggest e SEMRush. Conhecê-las é um diferencial para quem quer trabalhar com marketing digital no Google.

4. Criatividade

Publicidade e criatividade são irmãs gêmeas. De fato, a criatividade é essencial na hora de criar os anúncios certos para atrair a atenção do público.

Assim, para trabalhar como analista de Links Patrocinados, não escrever anúncios com a palavra-chave. É preciso habilidade para captar a atenção das pessoas e convencê-las a clicar no anúncio.

5. Design e conversão

Um bom conhecimento em design permite entender se uma página de destino ajuda as conversões ou não.

Assim, um analista com esta habilidade percebe como pequenos ajustes em cores, posições e formatos podem impactar o desempenho das campanhas.

Ou seja, não basta trazer tráfego para uma página. Na verdade, ela precisa trabalhar junto com as campanhas para gerar conversões.

6. Perseverança

A perseverança é qualidade essencial, em especial quando as coisas não saem como esperado. Isto significa manter o foco sem desanimar.

Você é perseverante? Mantém seu trabalho de qualidade mesmo diante de dificuldades? Então, possui uma qualidade importante para um bom consultor de Links Patrocinados.

7. Habilidade com gráficos e planilhas

Um profissional de Google Ads vive rodeado por gráficos e planilhas.

De fato, eles permitem uma visão mais clara do desempenho, gastos e outras métricas.

Além disso, as tabelas ajudam a medir a interação do público com os anúncios e te auxiliam a saber o que precisa melhorar.

Concluindo

Portanto, estas são algumas das qualidades para quem trabalha com Google Ads.

Mas, é claro que outras são muito bem-vindas como honestidade, ética, respeito e assim por diante.

Sem dúvidas, estas habilidades qualificam um profissional para não apenas criar e gerenciar campanhas no Google Ads, mas também obter os melhores resultados com elas.