Devo Exibir Links Patrocinados nos Parceiros de Pesquisa do Google Ads?

18/08/2021 by in category Campanhas e Campanhas Avançadas, Links Patrocinados with 0 and 3
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Parceiros de pesquisa incluem buscadores que não são propriedade do Google, mas que exibem anúncios do Google Ads. Será que compensa anunciar nestes parceiros?

Ao criar suas campanhas, o Google pergunta se você deseja estender seus anúncios para os parceiros de pesquisa.

Assim, será que vale a pena marcar esta opção e anunciar nos parceiros de pesquisa? O que você precisa levar em consideração ao tomar essa decisão?

Descubra as respostas neste artigo.

O que são os parceiros de pesquisa do Google?

Parceiros de pesquisa incluem mecanismos de pesquisa que não são propriedade do Google, mas que fazem parceria com o gigante das buscas para exibir anúncios do Google Ads. Alguns destes mecanismos não tem um grande volume de pessoas fazendo pesquisas em seus campos de busca e não possuem suas próprias plataformas de anúncios. Assim, estes sites preferem disponibilizar os anúncios do Google Ads em vez de criar e manter um sistema próprio de publicidade patrocinada.

exemplo de parceiros de pesquisa do Google

Quais são os sites parceiros do Google Ads? Alguns exemplos de parceiros de pesquisa são UOL, Terra e muitos outros. Alguns sites de propriedade do Google também estão incluídos nos parceiros, como o Google Maps. No entanto, o Google não divulga uma lista de parceiros. Além disso, tenha em mente que os parceiros podem mudar a qualquer momento.

Pensando nisso, você não consegue escolher em quais parceiros seus anúncios vão aparecer. A inteligência do Google é quem faz esta seleção e entrega.

Da mesma forma, o Google Ads não informa quais são os sites parceiros que trouxeram visitantes. Neste caso, é importante integrar o Google Analytics às suas campanhas para entender de onde os cliques estão vindo.

Vale a pena anunciar nos parceiros de pesquisa do Google?

Isto costuma variar de negócio para negócio.

Em muitos casos, a vasta maioria do seu público-alvo recorre ao Google para pesquisar um produto ou serviço. Assim, neste caso, não faria muito sentido exibir anúncios nos parceiros de pesquisa.

No entanto, se você tem experiência com Google Ads, você pode escolher aparecer nos parceiros de pesquisa e depois mensurar os resultados. O Google vai te mostrar quais cliques e conversões vieram do Google.com e quais vieram dos parceiros de pesquisa.

Assim, você tem dados confiáveis para definir se vale a pena, no seu caso, anunciar nos parceiros de pesquisa.

O valor do clique nos parceiros de pesquisa é diferente do Google.com?

Segundo o Google, para que a empresa tenha um custo por conversão semelhante ao do Google.com, alguns cliques na rede desses parceiros custam mais ou menos do que seu lance de CPC máximo na Pesquisa Google.

O Google também afirma que os anúncios nos sites parceiros não afetam o índice de qualidade. Levando isso em consideração, podemos concluir que uma baixa CTR não vai afetar o valor de CPC médio.

De qualquer forma, se você trabalha com um orçamento enxuto, talvez seja melhor desativar esta opção. Afinal, em alguns casos, o custo por conversão nos parceiros de pesquisa pode ser maior.

Como anunciar nos parceiros de pesquisa do Google

Você escolhe anunciar nos Parceiros de Pesquisa ao criar sua campanha no Google Ads. Para isso, basta marcar a caixa de seleção “Incluir parceiros de pesquisa do Google”.

incluir parceiros de pesquisa ao anunciar no Google

E pronto! Assim que a campanha começar a rodar, seus anúncios vão aparecer nos buscadores dos parceiros de pesquisa do Google.

Vale destacar que a aparência dos anúncios nos parceiros de pesquisa pode ser diferente. Assim, os anunciantes precisam estar cientes de que, embora haja uma certa “padronização” entre os anúncios, há algumas variações entre elementos dos anúncios. Por exemplo, alguns sites parceiros exibem todo o título do anúncio em negrito, em vez de destacar apenas as palavras-chave digitadas pelo usuário. Além disso, alguns parceiros podem exibir todo o anúncio em apenas uma linha.

Sempre olhe os dados

Assim como acontece com todas as redes onde você decide anunciar, ao decidir anunciar nos parceiros de pesquisa, é necessário avaliar os resultados usando dados e métricas confiáveis.

Portanto, se o seu orçamento permitir, você pode começar exibindo anúncios nesta rede e, a partir daí, avaliar os resultados.