Duplo Fornecimento: O que é e como o Google Ads encara esta prática?

10/02/2022 by in category Anúncios, Links Patrocinados with 0 and 1
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Duplo fornecimento envolve criar duas ou mais contas e se fazer passar pelo menos anunciante. Veja como o Google encara esta prática.

O Google Ads pode exibir até 7 anúncios de texto na página de resultados. Mas existe uma regra clara: cada um destes anúncios é de uma empresa diferente. Ou seja, se aparecem 7 anúncios, são 7 empresas diferentes.

No entanto, pode acontecer de alguma empresa tentar burlar este sistema e exibir dois anúncios na mesma pesquisa. Este é o chamado Duplo Fornecimento (Double Serving).

Neste artigo, você vai entender o que é duplo fornecimento, como o Google Ads encara este comportamento e o que você pode fazer para proteger seus negócios desta prática.

O que é o duplo fornecimento?

Duplo Fornecimento consiste em criar duas ou mais contas e se fazer passar por anunciantes diferentes, embora os produtos ou serviços divulgados sejam os mesmos. O duplo fornecimento é uma prática desleal e viola as políticas de publicidade do Google Ads.

De fato, há até casos de anunciantes que criam páginas de destino diferentes, uma para cada conta. Em geral, utilizam as mesmas palavras-chave ou semelhantes para cada um dos anúncios.

Por que algumas empresas tentam burlar o Google com o duplo fornecimento?

A razão de algumas poucas empresas utilizarem o duplo fornecimento é a tentativa de monopolizar os espaços publicitários do Google.

Por exemplo: imagine que o Google exiba dois anúncios na posição superior e os dois sejam da mesma empresa. As chances desta empresa conseguir mais cliques e conversões é bem maior, certo?

No entanto, quem tenta violar as normas do Google desta forma não percebe o lado negativo desta prática.

O lado negativo do duplo fornecimento

1. Viola as políticas de publicidade do Google

A política “Abuso da rede de publicidade” fala sobre Vantagem Injusta. E declara:

“Usar a Rede do Google para conseguir vantagem injusta no tráfego em relação a outros participantes do leilão. Promovem conteúdo igual ou similar de várias contas em consultas iguais ou semelhantes; que tentam exibir mais de um anúncio por vez para promover o próprio negócio, app ou site”.

Portanto, praticar o duplo fornecimento viola as políticas de publicidade e pode levar à suspensão da conta. Assim, os anúncios deixam de aparecer e as empresas podem ser impedidas de voltar a anunciar no Google.

2. Queda na CTR

As empresas que tentam anunciar usando o duplo fornecimento não percebem que, no longo prazo, os prejuízos são maiores.

Afinal, pense no seguinte: se alguém clica em um anúncio duplicado, significa que o outro anúncio do mesmo anunciante é ignorado. Ou seja, independentemente de qual seja a pesquisa, sempre que dois anúncios de uma mesma empresa aparecem, no mínimo um deles não vai receber cliques.

Assim, no longo prazo, a empresa vai ter uma queda na taxa de cliques.

3. Prejudica o cliente

O duplo fornecimento não traz vantagens reais para ninguém e prejudica, em especial, os clientes.

Afinal, quando o Google exibe anúncios de empresas diferentes em cada pesquisa, ele dá aos clientes a oportunidade de compararem diferentes ofertas, preços e condições.

Assim, quando uma empresa tenta monopolizar os resultados do Google, ela tira este direito dos clientes.

Como proteger seu negócio contra esta prática desleal?

Embora o sistema do Google possa identificar essas práticas abusivas, você também pode entrar em contato com o suporte, caso perceba que alguma empresa está se utilizando desta estratégia.

De fato, o Google afirma que analisa todas as denúncias.

Assim, veja como denunciar anúncios no Google.

Um importante pilar para ter sucesso no Google

Entre as diversas boas práticas para anunciar na internet, uma delas envolve respeitar as políticas do Google Ads.

E isto inclui não usar o duplo fornecimento para tentar monopolizar os anúncios no Google.

De fato, esta prática não oferece vantagens para ninguém.

Portanto, quando uma empresa respeita as normas do Google, fica mais fácil ter sucesso no marketing digital. Afinal, ela conquista o respeito dos fornecedores, colaboradores e clientes.

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