Palavras-chave de Cauda Longa: Por que usá-las ao anunciar no Google?

11/02/2022 by in category Palavra-chave with 0 and 3
Home > Blog > Palavra-chave > Palavras-chave de Cauda Longa: Por que usá-las ao anunciar no Google?

O que são as palavras-chave de cauda longa? Como usar estas palavras pode te ajudar a vender mais no Google?

Deseja atrair mais tráfego para seu site ao anunciar no Google Ads? Então fique atento! As palavras-chave de cauda longa podem ajudá-lo.

Estas palavras costumam ser mais específicas e são úteis para atrair pessoas que estão perto da compra.

Neste artigo, vamos entender o que são palavras-chave de cauda longa. Além disso, conheça as vantagens destas palavras e como usá-las em suas estratégias.

O que são palavras-chave de cauda longa?

Palavras-chave de cauda longa (em inglês, long tail keywords) são definidas como termos de pesquisa mais longos e específicos, compostos por 3 ou mais palavras. Em geral, elas aparecem em buscas por voz e pesquisas de fundo de funil.

Com a estratégia certa, é possível capturar as pessoas dentre seu público que costumam usar frases longas em suas buscas.

É verdade que, por serem palavras mais longas e específicas, estes termos são menos usados pelas pessoas. Por este motivo, alguns anunciantes ignoram estas palavras.

No entanto, vamos analisar que as palavras-chave de cauda longa podem ser vantajosas para seu negócio ao anunciar no Google.

Vantagens das palavras-chave de cauda longa

1. Grande potencial de conversão

Quando uma pessoa usa mais termos em sua busca, isso significa que ela sabe exatamente o que quer. De fato, essas pessoas costumam estar no fundo de funil.

Por exemplo, é provável que uma pessoa que pesquise por “camiseta” no Google ainda não tenha chegado ao final do funil de conversão. Na verdade, talvez ela nem tenha intenção de compra.

No entanto, uma pessoa que procura por “camiseta amarela lisa infantil” sabe exatamente o que quer.

Assim, o potencial de conversão desta palavra de cauda longa é bem maior.

2. São menos competitivas

Ao anunciar no Google, você percebe que algumas das palavras do seu segmento são muito competitivas? Além disso, está difícil conseguir aparecer em destaque para algumas destas palavras?

Neste caso, você precisa considerar usar uma estratégia de cauda longa.

Por serem menos competitivas, você aumenta as chances de aparecer no topo da página do Google quando as pessoas fizerem buscas usando várias palavras.

3. São mais baratas

Por serem menos competitivas, as palavras-chave de cauda longa são mais baratas.

Assim, podemos fazer um comparativo analisando as duas palavras-chave abaixo. Note como o volume de buscas está diretamente atrelado ao custo da palavra.

volume de buscas de palavras-chave de cauda longa

Mas lembre-se que, embora o volume de buscas seja menor, é mais fácil aparecer em posições de destaque.

E, ao mesmo tempo, é provável que você pague menos por clique em seus anúncios.

4. Algumas têm grande volume de buscas

Embora as palavras-chave de cauda longa sejam menos pesquisadas, há exceções.

Portanto, não se apresse em generalizar. De fato, existem palavras-chave de cauda longa com um grande volume de buscas.

Como encontrar palavras-chave de cauda longa

Elas podem ser encontradas em diversas fontes. Para citar alguns exemplos:

  • Sugestões da ferramenta de palavras-chave do Google.
  • Outras ferramentas de palavras-chave.
  • Pesquisas relacionadas do Google que aparecem no final da página de pesquisa.
  • Relatório de termos de pesquisa do Google Ads.

Concluindo

Portanto, ao desenvolver uma estratégia para aumentar o ROI de suas campanhas de Links Patrocinados, leve em consideração as palavras-chave long-tail.

No entanto, para isso, não se concentre apenas em volume de buscas. De fato, é preciso levar em consideração outros fatores, como intenção de compra. E neste quesito, as palavras-chave de cauda longa são grandes aliadas do seu marketing no Google.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso