Omni-channel: Como usar esta estratégia para vender mais no Google?

21/01/2022 by in category Links Patrocinados, Segmentação with 0 and 3
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Unir online e offline. Veja como usar o Google Ads para criar uma estratégia omni-channel para sua loja.

No omni-channel, o consumidor não consegue ver a diferença entre online e offline. De fato, este cenário define a realidade do mercado varejista atual.

Por isso, se você faz marketing digital, você precisa entender o que é omni-channel. Além disso, veja como usar esta estratégia para melhorar os resultados dos seus anúncios no Google Ads.

O que é uma experiência Omni-channel?

Omni-channel é definido como uma estratégia de conteúdo que unifica diversos pontos de contato do cliente com a empresa. Ou seja, diferentes canais de comunicação (e-commerce, social commerce, lojas físicas) ficam interligados para melhorar a experiência do cliente onde quer que ele esteja.

Na experiência omni-channel, o consumidor vê online e offline como uma coisa só. Afinal, a empresa consegue oferecer a mesma experiência de compra independentemente de onde o consumidor esteja.

Omnichannel e Google Ads: Qual a relação?

Para uma empresa oferecer uma experiência omni-channel, ela precisa ser encontrada pelo público onde quer que ele esteja. E esta é a experiência que o Google Ads oferece, ou seja, exibir anúncios contextuais de acordo com a pesquisa ou navegação do cliente.

Anunciando no Google, os anúncios de sua empresa (conhecidos como Links Patrocinados) podem aparecer a pessoa pesquisar pelo seu produto/serviço no Google.com ou Google Maps, bem como ao acessar conteúdo que tenha relação com seu negócio no YouTube, na Rede de Display e até mesmo em aplicativos.

Desta forma, omni-channel e Google Ads caminham de mãos dadas!

Importância do Google Ads para o Omni-channel

É muito comum clientes pesquisarem produtos na internet mesmo quando estão dentro de uma loja física. Eles querem verificar avaliações de produtos e descobrir se alguma loja nas imediações oferece preços e condições melhores.

De fato, segundo dados do Google, 3 em cada 4 pessoas que encontram informações úteis sobre o varejo local são mais propensas a visitar a loja física.

Assim, quando usa uma estratégia omni-channel no Google Ads, você consegue alcançar estas pessoas no exato momento em que elas precisam de você.

Em outras palavras, o cliente pode estar na loja do concorrente – ainda assim, você talvez consiga atrai-lo para sua loja e fechar uma venda.

Como desenvolver uma estratégia omni-channel no Google Ads?

Já que omni-channel significa unificar online e offline, você precisa de estratégias que ajudem sua empresa a aparecer em buscas locais.

1. Crie uma vitrine local no Google

Os anúncios de inventário local do Google permitem que você anuncie produtos que estejam disponíveis em lojas físicas, nas proximidades do cliente que faz a pesquisa.

Este formato de anúncio é atraente porque mostra a foto do produto, preço, opções de retirada do produto, além de outras informações.

estratégia omni-channel para Google Ads

Além disso, visitando a página de destino é possível encontrar o endereço e horário de funcionamento da loja física.

De fato, fatores essenciais para quem quer desenvolver uma estratégia omni-channel para sua empresa.

2. Use campanhas locais

O objetivo das campanhas locais é promover a loja física no Google.com, Google Maps, YouTube e Rede de Display.

Com anúncios feitos sob medida, você consegue alcançar pessoas próximas e com potencial de lhe fazer uma visita presencial.

Os anúncios ajudam a atingir esta meta exibindo endereço, horário de funcionamento, bem como serviços disponíveis como retirada na porta, reservas e muito mais.

3. Crie mensagens adaptadas ao público local

Nesta estratégia omni-channel, você alcança pessoas que estão nas proximidades da sua loja. Nas campanhas locais, informações como horário, endereço e a rota para chegar até a loja já aparecem de forma automática.

Por isso, você precisa se preocupar com a mensagem. Em outras palavras, mostre para seu público quais as vantagens de fazer uma visita presencial à sua loja.

Por exemplo, ofertas específicas como promoções e descontos são muito úteis para atrair tráfego qualificado.

4. Faça bom uso dos vídeos

As campanhas do Google Ads permitem exibir anúncios de vídeos. Esta é uma estratégia que pode ser lucrativa para sua loja.

No entanto, prefira anúncios em vídeo de até 20 segundos. Em uma experiência omni-channel, você alcança muitas pessoas que estão na rua. E, neste contexto, exibir vídeos longos pode não ser uma boa ideia.

5. Use lances inteligentes para visitas à loja

Os lances inteligentes para visitas à loja funcionam da mesma forma que os lances automáticos voltados para conversões online. A diferença é que, neste caso, o Google analisa o potencial do cliente fazer uma visita presencial à loja física.

Assim, quando o Google percebe que há uma probabilidade maior da pessoa fazer uma visita presencial, ele pode aumentar um pouco o lance. Ele faz isso analisando diversos sinais contextuais e tudo em tempo real. O objetivo é garantir que você apareça nas buscas mais relevantes.

Mas é importante que você defina quanto vale uma visita à sua loja. Afinal, assim você consegue medir a rentabilidade dela e fica mais fácil definir um teto para seus lances.

6. Use o Relatório por loja

Este relatório mostra quantas visitas você recebe em cada uma das suas lojas físicas, além de outras conversões como solicitações de rota e ligações telefônicas.

Uma das vantagens de usar o Relatório por loja é que você descobre quais são os estabelecimentos que estão gerando melhores resultados para suas campanhas omni-channel.

Desta forma, é possível direcionar um orçamento maior para estas lojas.

7. Contrate a consultoria de uma agência Google Partner

Uma agência certificada Google Partner possui a expertise necessária para desenvolver uma estratégia omni-channel para sua empresa.

Desta forma, você aproveita melhor seu orçamento sem desperdiçar verba com anúncios que aparecem para pessoas que não tem interesse nos seus produtos.

Ao mesmo tempo, você consegue aparecer em todos os canais relevantes para integrar o online e offline de sua empresa.

Seja omni-channel

Portanto, o digital pode influenciar as pessoas em qualquer instante do funil de conversão, até mesmo quando os clientes estão presentes na loja física.

E uma campanha de Links Patrocinados voltada para o omni-channel leva em consideração este contexto.

De fato, o Google oferece todas as ferramentas que você precisa para criar uma experiência omni-channel e envolver seus clientes com a mensagem certa, onde quer que eles estejam.

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