Experimentos do Google Ads: Como fazer testes sem alterar as campanhas originais?

20/01/2022 by in category Ferramentas, Links Patrocinados with 0 and 3
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Experimentos do Google Ads permitem fazer testes sem alterar campanhas originais. Saiba como usar esta ferramenta.

Você já deve ter pensando em como sua campanha no Google Ads se sairia se você fizesse algumas alterações importantes, por exemplo, alterar uma estratégia de lance ou o tipo de correspondência.

No entanto, é natural se preocupar em como isto pode prejudicar o desempenho da campanha e até mesmo a inteligência adquirida.

Portanto, você precisa conhecer e utilizar os Experimentos de Campanha do Google Ads.

Neste artigo, você vai conhecer os Experimentos e saber como usá-los sem prejudicar a inteligência das suas campanhas.

O que são Experimentos de campanha?

Experimento do Google Ads é a forma mais segura de testar alterações nos anúncios e configurações e ver como eles afetam o desempenho das campanhas. Trata-se de uma ferramenta que cria uma versão da campanha onde você faz algumas alterações. O objetivo é comparar o que dá mais resultados: a campanha original ou a campanha experimental.

Por exemplo, digamos que você pensou em alterar a estratégia de lances de uma campanha, mas não sabe se esta é a decisão certa. Neste caso, basta criar um experimento e deixar rodando por alguns dias. Em seguida, é só comparar se a nova estratégia de lances melhorou os resultados.

Algumas áreas onde você pode aplicar os testes são as seguintes:

  • Estratégias de lances
  • Correspondências de palavras-chave
  • Páginas de destino
  • Grupos de anúncios
  • Públicos-alvo

Os Experimentos compartilham do mesmo orçamento da campanha original. Você escolhe a porcentagem do orçamento da campanha que vai ser destinada para este teste.

Depois disso, basta monitorar o desempenho da experiência.

Por fim, se perceber que os resultados foram bons, basta aplicar as alterações na campanha original. Se forem ruins, você descarta o experimento.

Características e limites dos experimentos

É importante ter em mente que os anúncios dos Experimentos também passam por revisão. Assim, pode ser que demore algum tempo até que eles comecem a aparecer. Por isso, a sugestão é que o Experimento seja programado para uma data futura, evitando que ele comece antes do Google finalizar a revisão dos anúncios.

Os Experimentos estão disponíveis para rede de pesquisa e Rede de Display.

O Google permite que sejam programados até 5 experimentos, embora seja possível veicular apenas 1 de cada vez.

Você pode ter problemas ao criar experimentos a partir de campanhas com orçamentos compartilhados. Neste caso, remova o orçamento compartilhado.

Além disso, lembre-se que os experimentos personalizados não são compatíveis com personalizadores de anúncios que usam “Segmentar campanha” ou “Segmentar grupo de anúncios”.

3 tipos de experimentos

1. Experimentos personalizados

Este tipo de experimento é voltado para campanhas na rede de pesquisa e Rede de Display.

Com os Experimentos Personalizados, é possível criar uma experiência em uma única etapa. Nas configurações, defina o prazo em que o Experimento deve rodar e especifique quanto do tráfego e orçamento da campanha original você quer usar.

Depois é só monitorar as métricas para ver o desempenho. Se gostar dos números, você pode aplicar as alterações à campanha original com apenas um clique!

estatísticas nos resultados dos experimentos do Google Ads

2. Variações de anúncios

Dentro dos Experimentos, existe a opção Variação do Anúncio. Essa opção serve para testar diferentes versões dos seus anúncios.

Por exemplo, qual seria o desempenho da sua campanha se você alterasse o título? Com a Variação do Anúncio você descobre isso sem precisar alterar o anúncio original.

Se após o teste você ficar satisfeito com os novos resultados, basta substituir os anúncios existentes ou criar novos anúncios com estas alterações.

3. Experimentos de vídeo

Permite testar diferentes vídeos para o mesmo grupo de pessoas. Assim, você consegue descobrir qual anúncio de vídeo funciona melhor com seu público.

Principais dúvidas sobre Experimentos do Google Ads

1. Por que usar Experimentos?

Para não afetar a campanha original. Por exemplo, se você testar uma mudança que tiver um resultado inferior, você descarta o experimento e a campanha original continua intacta.

Assim, se uma agência Google Ads gerencia suas campanhas, saiba que é possível realizar testes e se concentrar nos resultados. E tudo isso, sem bagunçar suas campanhas originais. Além disso, se os resultados forem bons, é possível aplicar as alterações na campanha original que já tem inteligência adquirida.

2. Posso fazer alterações na campanha original durante o experimento?

Sim.

Mas, vale destacar que, se você ativar a Sincronização, todas as alterações que fizer na campanha original depois de iniciar os testes, serão automaticamente herdadas pela campanha experimental.

No entanto, se você deixar a Sincronização desativa, a campanha experimental não herda as mudanças feitas na campanha original.

3. O que é Sincronização?

A sincronização serve para manter seus experimentos atualizados. Ou seja, se ativar esta opção, sempre que você fizer uma alteração na campanha original, o Google atualizará automaticamente o Experimento correspondente.

ativar sincronização nos experimentos

Por exemplo, se após iniciar um Experimento, você adicionar uma palavra-chave à campanha original, esta palavra também é adicionada à campanha experimental, de forma automática.

4. Como criar um Experimento Personalizado passo a passo?

Para criar um Experimento Personalizado no Google Ads, siga os passos abaixo:

No menu à esquerda, clique em Experimentos e no botão de +.

criar experimentos no Google Ads passo a passo

Após isso, escolha o tipo de Experimento que deseja criar: Otimizar anúncios de texto, Experiência em vídeo ou Experimento personalizado. Neste caso, vamos escolher Experimento Personalizado.

criar experimentos no Google Ads passo a passo

Em seguida, o Google quer saber se você está criando um experimento para a rede de pesquisa ou Rede de Display. Portanto, selecione a opção e clique em Continuar.

criar experimentos no Google Ads passo a passo

Preencha os dados solicitados pelo Google como nome do experimento e descrição (opcional). Além disso, escolha a campanha original a partir da qual você vai criar o Experimento Personalizado.

criar experimentos no Google Ads passo a passo

Pronto, você acaba de criar seu primeiro Experimento no Google Ads – ele já herdou as configurações da campanha que você selecionou. Mas ainda falta criar a programação e realizar alguns ajustes. Para isso, na parte superior da página, clique em Schedule (ou Programar).

criar experimentos no Google Ads passo a passo

Em Objetivos do Experimento, escolha até duas metas que você deseja alcançar com esta campanha experimental.

criar experimentos no Google Ads passo a passo

Na seção Divisão de experimento, coloque a porcentagem do orçamento da campanha original que você quer alocar para o experimento.

Em seguida, em Opções Avançadas, escolha como quer dividir a experiência:

  • Com base em cookies: as pessoas podem ver somente uma versão da campanha, independentemente de quantas vezes pesquisem.
  • Com base em pesquisas: a mesma pessoa consegue ver o experimento e a campanha original, se pesquisar várias vezes.

criar experimentos no Google Ads passo a passo

Escolha uma data de início e uma de término. Se quiser finalizar o experimento de forma manual, selecione Nenhuma.

definir data do experimento

Finalmente, escolha se deseja ativar a Sincronização. Por fim, clique em Criar Experiência.

Após isso, clique no experimento para comparar as métricas entre a campanha original e a experimental.

Além disso, altere algumas configurações na campanha experimental, por exemplo, seus lances.

5. O que fazer ao final do Experimento?

Se você não gostou do resultado, basta descartar a experiência. Para isso, altere a data de término para que ela seja encerrada no final do dia.

Por outro lado, se os resultados foram bons, você pode aplicar o Experimento à versão original ou convertê-lo em uma nova campanha.

Teste suas campanhas de forma profissional!

Portanto, com os Experimentos do Google Ads você eleva os testes de anúncios e configurações para um nível superior.

Afinal, com este recurso você verifica os resultados das alterações, e tudo isso com total segurança. Afinal, a campanha original vai continuar intacta até que você decida substituí-la.

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