Novo Design do Google e o Impacto Sobre os Links Patrocinados

07/05/2014 by in category Links Patrocinados with 0 and 0
Home > Blog > Links Patrocinados > Novo Design do Google e o Impacto Sobre os Links Patrocinados

Empresa realiza mapeamento visual para comparar atenção recebida por novo e antigo design do Google, e seu impacto sobre os Links Patrocinados

– Em um constante empenho de otimizar seu mecanismo de busca, e tornar os Links Patrocinados mais relevantes para os usuários, mudanças são percebidas de tempos em tempos no Google, aplicadas em dispositivos móveis ou nos computadores desktop.

– Mudanças recentes alteraram significativamente o design dos resultados orgânicos e patrocinados do Google. Que mudanças foram estas e qual o impacto sobre a atenção dos internautas? Por que o novo visual do Google deve interessar às empresas que investem no marketing digital?

– O novo design do Google aumenta o tamanho dos títulos dos resultados, além de remover o sublinhado dos Links Patrocinados e orgânicos. Segundo o Google, estas mudanças visaram melhorar a legibilidade e oferecer uma visão geral mais limpa para os internautas. Adicionalmente, os Links Patrocinados tornaram-se mais semelhantes aos resultados orgânicos, ainda que tenham recebido um destacado rótulo amarelo com a palavra “Anúncio”. Tal rótulo, embora confira um significativo contraste, não é agressivo. Grandes mudanças ou pequenas melhorias – alterações diferentes com um objetivo em comum: facilitar o processo de pesquisa dos usuários, gerando maior relevância e lucro para as empresas que anunciam no Google.

– No entanto, como o novo design dos anúncios tem impactado a atenção dos internautas?

– Levando-se em consideração que o Google realizou previamente um teste beta com este novo design, é evidente que ele ofereceu resultados satisfatórios em termos de taxas de cliques (CTR). Do contrário, o design reformulado sequer seria lançado globalmente.

– Quanto a atenção dos usuários, um teste realizado pela empresa EyeQuant procurou avaliar como o novo design impacta a atenção dos internautas enquanto realizam suas pesquisas. Quando comparado com o antigo visual, como os dois designs afetam a padrão de atenção e comportamento visual dos internautas?

– Uma comparação do mapeamento visual dos usuários pode ser avaliado na imagem abaixo.

Mapeamento visual de novo design do Google

– Este teste mostra que o novo projeto atrai significativamente mais atenção para os três primeiros resultados dos Links Patrocinados. O mapeamento mostra uma discreta queda na atenção recebida pelo primeiro resultado orgânico. De modo geral, é como se cada resultado (orgânico e patrocinado lateral) perdesse uma fração de sua atenção que é substancialmente deslocada para os resultados patrocinados acima dos links orgânicos. O primeiro resultado no Google, caracterizado por ser o mais caro, torna-se ainda mais competitivo. A necessidade de uma gestão altamente responsável das campanhas do Google Ads, focada em resultados, nunca foi tão importante quanto agora.

– Mas o investimento adicional na otimização das campanhas compensará. Afinal, as análises prévias deste novo design apontam para uma única direção: aumento da taxa de cliques (CTR) e da receita obtida pelas empresas que anunciam no Google.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso