– Para anunciantes cujo tempo é bastante escasso para otimizar seus Links Patrocinados manualmente, há disponível uma ferramenta que pode ser de grande ajuda: o Otimizador de Conversões do Google Ads. O objetivo desta ferramenta é otimizar os lances, e garantir que os anúncios sejam exibidos em ocasiões em que a probabilidade de se alcançar uma conversão é bem maior.
– A ferramenta leva em consideração alguns fatores, tais como o seu orçamento, além dos dados do seu histórico de acompanhamento de conversões. Estes dados serão essenciais para se calcular quando os anúncios devem ser exibidos, e quais os gastos que estarão envolvidos, para garantir que você tenha um maior retorno sobre seus investimentos (ROI).
– Assim, percebe-se que grande parte do serviço é realizado pelo Google Ads, poupando-o da maior parte do engenhoso processo de gestão manual para se atingir as desejadas conversões. Mas há fatores que os anunciantes precisam definir com cautela, se o Otimizador de Conversões há de funcionar a contento. Como mencionado, a ferramenta leva em consideração variáveis, tais como o orçamento. O orçamento voltado para conversões é conhecido como Custo Por Aquisição (CPA). O CPA é o valor que você está disposto a pagar por conversão alcançada. Você pode especificar um CPA Máximo ou então um CPA Médio. Cruzando este valor definido por você com o seu histórico de conversões, o Google Ads estará em condições de estipular um lance ideal para seus Links Patrocinados serem exibidos, clicados e convertidos. Se estipular um CPA muito baixo, o Google Ads fará o trabalho dele em seu favor mas, de certa forma, ele ficará como que de mãos amarradas. Um CPA muito alto poderá lhe garantir muitas conversões, mas é preciso calcular se o valor que você obtém por aquisição compensa o valor gasto em cada uma. Portanto, você precisa encontrar o valor ideal para seu CPA, dando condições do Google Ads ser mais “agressivo” no leilão, ao mesmo tempo em que seu ROI não fique prejudicado.
– Caso tenha interesse em testar o Otimizador de Conversões, certifique-se de ter cumprido os requisitos para utilizá-la, a saber:
* Sua campanha precisa utilizar o acompanhamento de conversões do Google Ads, ou importar dados do Google Analytics, por, pelo menos, duas semanas;
* Sua campanha alcançou pelo menos 15 conversões nos últimos 30 dias. Sem estes dados, ficará difícil para o Google Ads avaliar o lance e o momento ideal para exibir seus Links Patrocinados;
* Ter atingido conversões a uma taxa semelhante nos últimos dias.
– Quando cumprir com estes requisitos, você poderá configurar suas campanhas com o Otimizador de Conversões da seguinte forma:
* Em sua conta, selecione a Campanha que deseja alterar e clique em Detalhes;
* Em Lance e Orçamento, clique em Editar na Opção de Lance;
* Escolha a opção Foco em Conversões;
* Nas Configurações Avançadas, especifique o CPA desejado.
– No entanto, como tudo na vida, não há unanimidade quanto aos benefícios do Otimizador de Conversões. Há anunciantes que não se sentem seguros em transferir ao Google o poder de definir seus próprios lances dos Links Patrocinados. A falta de controle sobre alterações nos lances das palavras-chave pode desagradar a alguns. Por isso, muitos ainda preferem a gestão manual dos seus lances do que utilizar o Otimizador de Conversões.
– Para outros, porém, conforme já mencionado, a gestão das ofertas para o leilão do Google Ads é praticamente impossível de se realizar manualmente: monitoramento das conversões, ajustes nos lances das palavras-chave, certificar-se de que não está pagando mais do que o retorno que se espera obter. Para estes, não há dúvidas de que o Otimizador de Conversões do Google Ads, além de ser gratuito, é uma ferramenta extremamente valiosa para anunciar seu site no Google.
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