O que é Taxa de Rejeição (Bounce Rate) e como diminuí-la?

05/04/2023 by in category Links Patrocinados with 0 and 1
Home > Blog > Links Patrocinados > O que é Taxa de Rejeição (Bounce Rate) e como diminuí-la?

Neste artigo, descubra quando é bom ou ruim ter uma taxa de rejeição alta. Além disso, veja como diminuir a taxa de rejeição.

Se você trabalha ou anuncia no Google Ads é provável que já ouviu falar em Taxa de Rejeição (Bounce Rate).

O que esta taxa representa? O que ela ensina sobre seu site? Além disso, como você pode otimizar suas páginas e diminuir a taxa de rejeição ao anunciar no Google?

O que é Taxa de Rejeição?

Taxa de Rejeição é definido como o percentual de pessoas que abandonam o site sem visitar outras páginas – ou seja, a pessoa sai pelo mesmo caminho por onde entrou. Esta taxa não considera o tempo que o usuário passou no site, ou seja, se ficou alguns segundos ou minutos. Ela se concentra apenas no fato da pessoa ter visitado outras páginas ou não.

Como calcular taxa de rejeição

Este número é obtido dividindo as sessões de páginas únicas por todas as sessões. Ou seja:

Taxa de rejeição = nº total de sessões únicas / nº total de entradas

Taxa de Rejeição Alta – É bom ou ruim?

Resposta: depende dos seus objetivos.

Existem casos de anunciantes que esperam que as pessoas cheguem na página de destino e realizem apenas uma ação – por exemplo, se inscrever em um curso online.

Neste caso, vemos o exemplo de um site que vai ter uma taxa de rejeição alta. Mas isso não significa que seja ruim para os negócios. Na verdade, este é o seu objetivo!

De fato, existem muitas empresas que anunciam no Google Ads e esperam que os clientes realizem apenas uma ação de conversão na página de destino. Em geral, não é necessário explorar outras páginas.

No entanto, se você se possui páginas complementares (como produtos relacionados) e deseja que as pessoas naveguem por estas páginas, a taxa de rejeição alta pode ser ruim para os negócios.

Taxa de rejeição no Google Ads?

Quando falamos em Taxa de Rejeição ao anunciar no Google Ads precisamos diferenciar algumas coisas.

É possível que sua conta possua um bom histórico, os anúncios sejam bons e, mesmo assim, você tenha uma taxa de rejeição alta. Isto se dá porque a taxa de rejeição se refere exclusivamente ao comportamento do cliente no site. Ou seja, a taxa não considera o desempenho das campanhas, nem a qualidade dos Links Patrocinados.

No entanto, você precisa se preocupar com a taxa de rejeição porque ela pode influenciar o índice de qualidade dos anúncios. E se seu índice ficar baixo, você corre o risco de não aparecer nas pesquisas mais importantes para seu negócio, além de pagar mais por clique.

5 dicas para diminuir a taxa de rejeição no seu site

1. Exiba anúncios para as pessoas certas

Segmentar as pessoas erradas e não fazer uma boa escolha de palavras-chave resulta em anúncios aparecendo para quem não deveria.

E aí a bagunça está formada: cliques de pessoas sem potencial de conversão, além de aumentar em muito a taxa de rejeição.

Portanto, se a sua taxa de rejeição está alta, comece analisando a estrutura da campanha no Google, desde segmentação geográfica e de público até as palavras-chave que você selecionou.

A correta configuração das campanhas vai baixar a taxa de rejeição e você ainda economiza um bom dinheiro.

2. Leve em consideração os hábitos do seu público

Para diminuir sua taxa de rejeição, você precisa responder: quem é seu público?

Responder esta pergunta é importante não apenas na hora de escrever os anúncios no Google Ads.

Conhecer seu público também ajuda a criar páginas de destino preparadas para ele. Isto significa adaptar linguagem e saber que conteúdo complementar você vai exibir.

Por exemplo, imagine um e-commerce de bicicletas que sabe que seus clientes também costumam procurar por “capacetes”. Neste caso, exibir capacetes para corridas de bicicleta nos Produtos Relacionados pode incentivar o cliente a explorar outras páginas e comprar mais produtos.

3. Anúncio e página de destino precisam falar a mesma língua

Quando a pessoa clica no seu anúncio, ela espera encontrar o que o Link Patrocinado prometeu.

Assim, avalie suas páginas de destino para verificar se estão de acordo com o que o anúncio promete e com as palavras-chave que você escolheu.

Por exemplo, se alguém pesquisou “mochilas”, é essencial que ele encontre “mochilas” assim que clicar no anúncio. Afinal, se ele precisar dar outros cliques para encontrar este produto, existe uma grande chance dele não fazer isso. E aí, sua taxa de rejeição vai subir.

4. Faça com que seu site seja fácil de navegar

Baixar a taxa de rejeição envolve dar atenção ao design do site.

As pessoas conseguem encontrar as principais informações com facilidade? Se elas querem tirar alguma dúvida, entrar em contato ou realizar outras ações comuns, o processo para isso é simples?

Assim, é importante que você cuide do seu design pensando na boa experiência de navegação dos usuários. Isto inclui não sobrecarregar a página com texto e imagens desnecessárias.

5. Diminua o tempo de carregamento das páginas

Vivemos em uma época em que as pessoas não gostam de esperar. Um site que demora 1 ou 2 segundos a mais para carregar já basta para a pessoa abandonar a página. Isto se dá em especial nos celulares.

Portanto, deixar suas páginas de destino mais rápidas ao anunciar no Google Ads ajuda a diminuir a taxa de rejeição, além de aumentar as conversões.

Mantenha sua Taxa de Rejeição reduzida

Como vimos, existem casos em que a empresa que anuncia no Google espera que a pessoa visite a página de destino, realize uma ação de conversão e vá embora. Nestas situações, é natural trabalhar com taxas de rejeição altas.

Em outros casos, a taxa de rejeição pode revelar muito sobre a qualidade das suas páginas.

Portanto, não podemos olhar apenas para esta métrica, fechando os olhos para outros fatores.

Assim, veja a taxa de rejeição como uma ferramenta para analisar se é necessário realizar ajustes no seu site. E quando precisar, não hesite em fazê-los!

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso