– Há 18 anos, nascia o Google AdWords. A plataforma de publicidade do Google foi desenvolvida para ajudar internautas a encontrar produtos, serviços e soluções. Utilizando, em especial, o sistema de pagamento conhecido como Custo Por Clique (CPC), o Google AdWords se tornou a principal ferramenta para marcas e empresas encontrarem seu público-alvo na internet.
– Mas, desde o nascimento do Google AdWords, muita coisa mudou. Com isso, estamos nos referindo não somente às novas tecnologias que foram e continuam sendo lançadas. Mas muita coisa mudou também referente à forma das pessoas pesquisarem na internet. A jornada do consumidor hoje não é mais a mesma de 18 anos atrás. Assim, temos anúncios de texto, banners publicitários, anúncios em vídeo, cartões de produtos, anúncios de instalação e muito mais. E tudo isso sendo veiculado em buscadores, plataformas de vídeo, de e-mails, aplicativos, e em toda a internet.
– Procurando sempre acompanhar as mudanças no cenário, o Google realizou algumas importantes mudanças nas suas ferramentas e soluções de publicidade. Isto envolve rebatizá-las com novos nomes e reorganizá-las para refletir melhor o ambiente onde nos encontramos.
– Assim, entre estas novidades, temos a apresentação do Google Ads.
– O Google AdWords foi rebatizado. Então, a partir de agora, a ferramenta passa a ser conhecida como Google Ads.
– Por que esta substituição de AdWords para Ads? A expressão “Ads” é a junção de “anúncio” (ad) e “palavras” (words). Ou seja, ela refletia muito bem a solução do Google AdWords quando foi criada no ano 2000: anúncios desenvolvidos especialmente para pessoas que estavam pesquisando (digitando “palavras”) no mecanismo de busca.
– Mas, como mencionado, a plataforma evoluiu acompanhando o cenário em que vivemos. Links Patrocinados exibidos na Pesquisa (Search) do Google é apenas uma parte do universo onde a publicidade é veiculada.
– Por este motivo, o Google acredita que a palavra “Words” se tornou limitada para expressar o alcance que a plataforma de publicidade oferece.
– Por outro lado, Google Ads reflete de forma muito mais direta as soluções de publicidade disponibilizadas pela empresa.
– Entre as mudanças, temos também a reorganização das ferramentas e soluções do Google. Por que houve essa necessidade?
– As expectativas dos consumidores mudou muito nos últimos anos. Para acompanhar as novidades tecnológicas e hábitos das pessoas, o Google desenvolveu diversas soluções publicitárias. Isto inclui diferentes tipos de anúncios de Links Patrocinados, bem como ferramentas analíticas.
– Multiplicando estes recursos, tornou-se cada vez mais complexo gerenciar campanhas de marketing online. O processo de escolher a solução certa para cada empresa, de acordo com suas metas e objetivos, não era algo fácil.
– Por isso, houve a reorganização das soluções Google em 3 grandes blocos. O Google acredita que será mais fácil para profissionais de marketing identificarem a solução certa. Isto, por sua vez, permitirá alcançar melhores resultados ao anunciar na internet.
– Um dos grandes blocos é o Google Ads, já mencionado. Os outros dois são o Google Marketing Platform e o Google Ad Manager.
– O bloco Google Marketing Platform reúne o DoubleClick e o Google Analytics 360 Suite em uma só marca.
– A união tem como objetivo simplificar a gestão dos anúncios. Segundo o Google, o uso conjunto de plataforma de gestão de anúncios e de análise de tráfego traz melhorias reais para as empresas. É mais fácil estabelecer metas e alcançá-las quando as ferramentas estão trabalhando em conjunto, dentro de uma única solução.
– Além disso, o Google divulgou em sua plataforma oficial o Display & Video 360, que é parte integrante do Google Marketing Platform. Segundo a empresa: “Essa plataforma combina recursos do DoubleClick Bid Manager, do Campaign Manager, do Studio e do Audience Center e permite a colaboração entre as equipes de criativos, da agência e de mídia para a realização das campanhas de publicidade de ponta a ponta em um só lugar. ”
– O terceiro bloco de soluções é o Google Ad Manager. Ele unifica o DoubleClick for Publishers (DFP) e o DoubleClick Ad Exchange (AdX).
– A solução tem como objetivo simplificar o processo de gestão de anúncios programáticos. Desta forma, os parceiros do Google são beneficiados, aumentando seus lucros à medida que o público-alvo interage com conteúdo online.
– Com estas alterações, estamos diante do alvorecer de uma nova era para a publicidade dos anúncios no Google. Os próximos meses trarão importantes novidades que interessarão às agências de Links Patrocinados e às empresas anunciantes.
– Fique ligado e não perca nenhuma novidade. Esteja sempre em dia com as novidades prometidas para empresas que anunciam, a partir de agora, no Google Ads.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2551) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2620) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2620) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)