– Durante décadas, a televisão imperou como a maior fonte de receitas publicitárias. No entanto, conforme previsto, seu reinado começa a chegar ao fim. E isto está acontecendo gradativamente, país após país.
– Isto é o que pode ser percebido em um relatório compartilhado pelo Interactive Advertising Bureau (IAB), referente ao ano de 2016.
– O relatório procure se concentrar em números obtidos a partir de dados nos Estados Unidos, onde a publicidade digital em computadores e smartphones superou a televisão em 2016. De qualquer forma, estes dados apontam para uma realidade vigente em muitos países.
– Por exemplo, já no início do ano de 2016, uma pesquisa da ZenithOptimedia apontou que os gastos globais com publicidade na internet vão superar a televisão durante o ano de 2017.
– Relatórios anteriores já apontavam uma quebra de recordes sucessiva, ano após ano, das receitas publicitárias originadas a partir de computadores e dispositivos móveis.
– Ou seja, estamos testemunhando o momento em que a internet se torna o principal meio de publicidade de todo o planeta.
– A publicidade em celulares tem crescido de forma ainda mais enfática. À medida que as empresas se conscientizam do poder do marketing digital voltado para usuários de smartphones, os Links Patrocinados em formato de texto, gráfico e vídeo assumem um papel cada vez mais importante no ambiente mobile.
– Não é de admirar que os celulares já respondem por metade de toda a receita publicitária do digital. E uma grande parte da publicidade mobile é originada nas pesquisas – segundo o relatório, 47%. Os Links Patrocinados em banner vem em segundo lugar (38%), seguido pelos anúncios em vídeo (11%).
– De acordo com o eMarketer, o Google Ads está prestes a controlar 78% do mercado de Links Patrocinados exibidos em mecanismos de busca.
– Este cenário aponta para a necessidade das empresas que anunciam na televisão reservar parte do seu orçamento publicitário para exibição de Links Patrocinados na rede de busca do Google, e também em outros sites da internet.
– Com o público-alvo cada vez mais engajado com o conteúdo online, a internet oferece excelentes perspectivas para as empresas aumentarem seus lucros anunciando no Google Ads.
– O relatório completo de 29 páginas pode ser acessado no site do IAB.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2427) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2502) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2502) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)