Muitas pessoas acreditam que indexar um site no Google, para que as páginas apareçam nos resultados de pesquisa, é um processo passivo.
Ou seja, basta criar um site, escrever alguns artigos, e pronto! Certo?
Bem, as coisas não são tão simples assim.
Alguns esperam que o Google realize o trabalho de forma natural. Mas, em alguns casos, isso pode ser demorado – talvez levando dias ou semanas.
Mas, a boa notícia é que você pode contribuir para que o processo seja acelerado e otimizado.
Neste artigo, você vai descobrir como acelerar o processo de indexação do seu site no Google.
As buscas no Google fazem parte da rotina de grande parte da população. Se o seu site não aparece na primeira página do Google, você está perdendo muitas oportunidades de novos negócios.
Por isso, quando um site é lançado, é importante que as páginas sejam indexadas o quanto antes.
Neste processo de indexação, o Google segue basicamente três etapas:
Assim, quanto antes suas páginas forem rastreadas, mais cedo elas poderão competir pelas buscas mais importantes no seu nicho de negócios.
Como subentendido pelo nome, um sitemap é o mapa do seu site.
Ele foi desenvolvido com o objetivo de ajudar os rastreadores dos mecanismos de buscas a encontrar todo o conteúdo de um site.
Portanto, um sitemap é uma ferramenta essencial para que um site seja complemente indexado.
Sem ele, pode demorar dias para que todo o seu site seja indexado. No entanto, com o sitemap, esse processo pode ser completado em menos de uma hora.
Como percebido, o sitemap é útil não apenas para novos sites. Se o seu site já foi indexado, mas possui conteúdo novo sendo postado com regularidade, é importante utilizar um sitemap. Assim, você ajuda o Google a encontrar as mais recentes atualizações no seu site, de forma bem mais rápida.
Como declarado pelo Google: “Apresentar um Sitemap ajuda você a garantir que o Google identifique as URLs em seu site.”
E para isso, existem ferramentas e plugins que ajudam na criação de um sitemap. O Google XML Sitemaps e o Yoast SEO são dois exemplos disso.
O Google Search Console é um serviço gratuito que oferece diversos recursos para quem possui um site. Isto inclui a monitoração do site e resolução de problemas.
Embora não seja requisito utilizar esta ferramenta para aparecer no Google, ela pode ajudar o Google a encontrar seu novo site ou novas páginas mais rapidamente.
O Google Search Console possui um espaço onde você envia o sitemap. Assim, você notifica o Google do seu novo site e de toda a estrutura de páginas dele.
Outra situação é quando uma página já indexada é atualizada. Em um momento assim, talvez você deseje que o Google encontre rapidamente o novo conteúdo para indexar. Neste caso, a ferramenta Search Console também vai ser de ajuda.
Conteúdos em páginas de blog costumam ser rastreadas e indexadas mais rapidamente do que sites estáticos.
Além disso, de acordo com um estudo do HubSpot, sites com blogs atualizados regularmente atraem até 55% mais visitantes do que aqueles que não o fazem.
O Google Analytics é uma poderosa ferramenta para analisar o tráfego no seu site. Fornece dados analíticos valiosos para qualquer empresa.
E também podemos dizer que o Google Analytics contribui para a indexação mais rápida do seu site. De que maneira?
Quando você cria uma conta Analytics para seu site, na verdade, é como se você enviasse um recado para o Google. E este recado diz que seu site existe, que ele está lá, e precisa ser devidamente rastreado e indexado.
Um arquivo de texto robots.txt tem como função avisar os rastreadores quais páginas e quais arquivos devem ser indexados.
Assim, podemos dizer que o robots.txt é utilizado para gerenciar o tráfego dos rastreadores em seu site.
Este arquivo acaba atuando como porta de entrada dos rastreadores. Afinal, é nele que os rastreadores obterão instruções quanto ao que devem indexar e o que devem deixar de lado.
Você talvez se pergunte por que alguém desejaria impedir que o Google indexasse determinadas páginas.
Na verdade, existem diversas páginas que não fazem sentido ser indexadas para serem apresentadas nos resultados de pesquisa.
Por exemplo, uma página de agradecimento após um cliente preencher um formulário ou baixar um arquivo. Uma página assim não teria nenhuma relevância para alguém acessar diretamente, via mecanismo de busca.
Enquanto os rastreadores passeiam pela internet indexando conteúdo novo, você pode aproveitar este recurso para apresentar seu novo site.
Por exemplo, embora os links de redes sociais sejam nofollow, eles ajudam a dar alertas para os mecanismos de buscas de que há conteúdo novo na web.
Portanto, fazer um post relevante nas suas redes sociais favoritas, utilizando as principais palavras-chave do seu site ou artigo, serão de ajuda.
Se o seu site já foi indexado, e você deseja que o Google encontre mais rapidamente novas páginas, poderá criar links internos.
Quando uma página aponta para outra, o rastreador segue este indicador e verifica a página apontada.
Além disso, os links internos podem ser úteis para manter os usuários mais tempo em seu site.
Indexar seu site é importante, mas não é suficiente. Se seu site não aparecer na primeira página de resultados do Google, é bem possível que você perca um tráfego altamente valioso.
Segundo um estudo da imFORZA, 75% dos usuários nunca clicam em resultados após a primeira página de pesquisa.
Por isso, tão importante quanto ser indexado, é garantir que sua página esteja em posições de destaque.
Isto pode ser feito por meio dos anúncios no Google Ads.
De modo geral, os anúncios no Google (conhecidos como Links Patrocinados) são exibidos no topo da página de resultados. Não importa se a pesquisa de uma palavra-chave retornar um milhão de resultados – se você anunciar no Google, o link para seu site poderá aparecer antes de todos eles.
Nos resultados orgânicos, é o Google quem “constrói” os títulos e descrições dos links. Por outro lado, nos Links Patrocinados, você tem total controle sobre o que será exibido para os usuários.
Anunciando no Google, você vai aparecer nas pesquisas mais relevantes para seu negócio. E só vai pagar se alguém clicar no seu link.
Portanto, pensando no custo-benefício, esta é a forma mais interessante de aparecer no Google – e nas posições mais destacadas e importantes.
Assim, você garante que será encontrado por seu público-alvo nas pesquisas mais importantes para seu negócio.
Entre em contato para saber mais detalhes sobre como anunciar no Google.
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