Otimizar campanhas do Google Ads: Quando fazer e em quais áreas?

30/11/2021 by in category Otimização with 0 and 2
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Depois de colocar uma campanha do Google Ads no ar, chega a hora de avaliar resultados e otimizar os anúncios. Veja o que considerar na hora de otimizar campanhas.

Depois que uma campanha começa a rodar, os relatórios do Google Ads apresentam os resultados do que você alcançou. Neste momento, você já consegue perceber algumas áreas que precisam de melhorias de acordo com suas metas.

Assim, para você não ficar no escuro, vamos considerar alguns aspectos que precisam de otimização contínua.

O que otimizar para aumentar tráfego e melhorar CTR

1. Aprenda com melhores anúncios

Quando você possui diversos anúncios rodando, é natural que alguns apresentem um desempenho melhor.

Este é o momento em que você deve aprender com os anúncios campeões.

Para otimizar as campanhas do Google Ads, analise os anúncios que estão conseguindo mais tráfego e conversão e se pergunte: o que eles possuem de diferente? Quais são as principais características que estão atraindo a atenção do meu público?

Depois desse aprendizado, o que você precisa fazer é copiar para os demais anúncios, os principais elementos dos anúncios campeões.

2. Crie mais extensões

Além da relevância, uma maneira de aumentar a CTR é fazer com que os anúncios se tornem maiores.

No caso dos anúncios de texto da rede de pesquisa, um dos grandes diferenciais que os anúncios podem ter em relação aos demais, é o uso de extensões de anúncios.

As extensões deixam os anúncios maiores e mais visíveis. Além disso, eles melhoram a experiência dos clientes.

Por exemplo, as extensões de sitelinks mostram links adicionais que direcionam os clientes para as páginas certas do seu site. Extensões de local facilitam para o cliente entrar em contato com sua empresa ou chegar até a loja física.

Estas informações adicionais ajudam a aumentar o tráfego e melhoram a taxa de cliques.

3. Aumente a lista de palavras-chave

Pesquisar novas palavras-chave que cubram de forma mais precisa o seu ramo de negócio. Isso faz sentido por dois motivos:

Primeiro, é muito provável que você não tenha coberto todos os termos do seu ramo. Então, faz sentido descobrir novas maneiras do público pesquisar pelo produto ou serviço que você vende.

Segundo, as pessoas mudam a forma como fazem suas pesquisas. Ou seja, novas palavras aparecem todos os dias. Assim, cabe a você descobri-las com o passar do tempo.

Isto vai te permitir ampliar o alcance, além de criar grupos de anúncios mais segmentados.

4. Negative palavras-chave irrelevantes

Não há como escapar das palavras-chave irrelevantes para seu negócio. Basta uma rápida consulta no relatório de termos de pesquisa e você vai descobrir termos que não fazem sentido para o produto que você está vendendo.

Então, na hora de otimizar as campanhas, você precisa negativar estes termos. Além de economizar evitando tráfego sujo, você aumenta a CTR e melhora e o índice de qualidade.

Isto, por sua vez, vai te ajudar a melhorar a posição dos anúncios e pagar menos por cliques de qualidade.

5. Use ajustes de lances

Os ajustes de lance permitem adicionar um ajuste percentual de aumento ou diminuição sobre lances manuais de acordo com a segmentação.

De fato, esta é uma estratégia interessante para otimizar campanhas por local. Assim, ao analisar relatórios de resultados, você talvez perceba que algumas regiões onde atua tem maior probabilidade de cliques e conversões.

Neste caso, você pode atribuir um ajuste para aumentar seus lances nos locais onde os resultados são melhores.

6. Aproveite os lances inteligentes

Pode ser que você tenha começado sua campanha com lances manuais (CPC) para ter mais controle dos gastos.

Mas, após algumas semanas acumulando conversões e inteligência, pode ser um bom momento para migrar para uma estratégia de lance inteligente.

Desta forma, o Google ajusta os lances de acordo com a probabilidade de você conseguir mais cliques e conversões.

Otimize suas campanhas do Google Ads sempre!

Sem dúvida, o trabalho de otimização de campanhas no Google Ads nunca termina.

Mas, com a forte concorrência, além das mudanças nos hábitos de pesquisa dos clientes, o processo de otimização é infinito!

E isto envolve conhecer as ferramentas e recursos do Google Ads para fazer os ajustes certos de acordo com suas metas de marketing.

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