– Milhares de consultas são realizadas no Google a cada segundo. Todas elas trazem consigo uma intenção que pode ser classificada de diversas formas. De forma bastante resumida, elas costumam ser caracterizadas como:
– Quando os resultados são apresentados em uma pesquisa (sejam eles resultados orgânicos ou Links Patrocinados), a relevância passa a desempenhar um papel vital. O que determina quem vai receber um clique, em grande parte, é o potencial que o resultado tem de apontar para aquilo que o internauta procura.
– No entanto, há algo que merece uma consideração. De modo geral, quando comparamos a CTR dos cliques dos links orgânicos com os Links Patrocinados, vemos que os resultados naturais costumam ter taxas mais altas. Por que isso acontece?
– Em grande parte, a razão é que muitos anunciantes falham na mensagem que transmitem ao seu público-alvo. Em vez de dar às pessoas o que elas procuram, muitas empresas se concentram apenas em apresentar o que querem vender.
– É evidente que este é o objetivo dos anunciantes no Google Ads. Afinal, as empresas pagam pelos cliques que recebem. Nada mais justo que obter conversões para trazer um bom retorno sobre os investimentos.
– Mas é preciso ser realista e aceitar o poder da intenção de pesquisa dos usuários. É preciso estar consciente de que a jornada do consumidor passa por algumas etapas no funil de conversão. Pode ser que na visita inicial, o usuário ainda não esteja preparado para realizar uma compra. Tentar realizar uma venda rápida neste estágio tem o temível potencial de afugentar internautas.
– Por exemplo: pense em um usuário que deseja obter mais informações sobre um serviço, uma tecnologia ou um produto comercializado por sua empresa. Entre os resultados, ele se depara com:
– A imagem abaixo com anúncios do Google Shopping ilustra isso:
– Não é difícil de imaginar qual destes links conseguirá atrair a atenção deste internauta e receber um clique.
– Assim, os Links Patrocinados de sua empresa precisam ser escritos considerando o que as pessoas desejam. As listas de palavras-chave combinadas com as palavras-chave negativas, por sua vez, segmentam os usuários que você deseja alcançar.
– Por exemplo: Sua empresa deseja alcançar internautas que estão na fase de encontrar informações sobre os produtos? Se a resposta for “não”, o Google Ads possui listas de palavras-chave e palavras-chave negativas que impedem que seus anúncios sejam exibidos para estas pessoas. Se a resposta for “sim” é preciso criar anúncios personalizados para as necessidades e interesses deste público específico. Evidentemente, as páginas de destino precisam corresponder aos anúncios.
– Agora, pergunte-se: os anúncios de sua empresa não são criados com esta preocupação? Então, muito provavelmente, os resultados orgânicos estão tendo taxas de cliques incrivelmente superiores às dos seus Links Patrocinados.
– Assim, certifique-se de excursionar pelas mentes dos seus clientes e personalize seus esforços de marketing. Desta forma, sua empresa estará em condições de servir diferentes Links Patrocinados de acordo com a intenção de pesquisa individual dos internautas.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner