– Entre as práticas que diferenciam as empresas atualmente do que realizavam há alguns anos, é o investimento em marketing digital. Divulgar um negócio no ambiente online oferece possibilidades que não estavam disponíveis para as empresas anos atrás.
– Uma das vantagens da publicidade online é a capacidade de promover produtos individualmente, de acordo com o interesse do usuário. Por exemplo, anúncios de geladeiras aparecendo apenas para interessados em comprar geladeiras. Anúncios de máquinas de lavar apenas para internautas que pesquisam por máquinas de lavar.
– Isto é conseguido por meio dos termos de pesquisa utilizados pelo internauta que revelam seu interesse e intenção.
– Outros fatores também são levados em consideração. Por exemplo, dados como idade e sexo, e localização geográfica dos clientes, podem ser usados como critérios de segmentação. Além disso, hábitos e histórico de navegação do usuário, se bem usados, podem ajudar a empresa a atingir pessoas com maior probabilidade de realizar a compra.
– Associado a este contexto, está inserido um poderoso recurso do marketing online: a capacidade de aprendizagem do sistema de publicidade.
– A publicidade online possui um poderoso recurso de aprendizagem. Isto é o que acontece com ferramentas de marketing online, como o Google Ads. Tais ferramentas coletam dados comportamentais dos clientes a medida que estes navegam, pesquisam e compram na internet. Como isso funciona?
– A aprendizagem da máquina sobre o cliente depende de um pequeno arquivo, chamado cookie. Ele é armazenado no computador dos internautas, e torna-se responsável por armazenar as preferências e outras informações dos sites visitados. Em muitos casos, os cookies acompanham como os internautas chegam ao site e interagem com ele.
– Estas informações coletadas são utilizadas estrategicamente, pelo menos, de duas formas:
– À medida que mais dados são coletados, as campanhas vão sendo expandidas. O sistema do Google Ads entende melhor o público-alvo de sua empresa a cada dia. E consegue identificar outras pessoas que se enquadram no mesmo perfil.
– Outras ferramentas são bastante úteis neste processo. Por exemplo, o Google Analytics é uma plataforma de análise de dados recolhidos da interação dos clientes com seu website. Ao visualizar as métricas de engajamento do Analytics com as estatísticas de desempenho do Google Ads, a agência digital descobre o que os internautas fazem após clicar em seus anúncios. Assim, outros dados são descobertos, tais como:
– Diversas outras métricas estão a disposição do anunciante. Todas elas identificam hábitos dos usuários e ajudam a desenvolver estratégias para envolvê-los.
– No entanto, assim como acontece com qualquer um de nós, a aprendizagem no Google Ads leva tempo. Não existem milagres. É importante ter isso mente. Afinal, caso não se depare com resultados esperados no início de uma campanha, você não venha a desanimar ou desistir.
– Lembre-se que, até que uma campanha se torne rentável, ela precisa de tempo para se ajustar às necessidades do público-alvo. Ajustes, otimizações e períodos de teste também demandam tempo suficiente.
– De qualquer forma, quanto mais tempo você tiver uma campanha ativa, maior será o aprendizado. E melhores serão os resultados.
– Ao anunciar na internet, o Google Ads coletará dados sobre seus clientes, 24 horas por dia. Enquanto as campanhas estiverem ativas, mais maduro e eficaz será seu marketing digital.
– Com esta abordagem, a empresa consegue uma promoção mais individual e personalizada. O custo investido no marketing online pode ser compensado não apenas com base na venda realizada no momento. Um relacionamento engajado com o cliente, após a construção de uma relação de confiança, oferece oportunidades de gerar mais vendas no futuro.
– E um cliente engajado estará sempre a apenas um clique de distância de uma nova venda.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2532) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2604) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2604) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)