– Uma das vantagens que mais atrai os anunciantes a utilizarem o sistema de Links Patrocinados é o fato deles gerarem ônus apenas sobre os cliques que estes anunciantes obtiveram durante as suas campanhas. Entretanto, a maioria destes anunciantes ainda tem muitas dúvidas na hora de dar o seu lance sobre determinada palavra-chave, na expectativa de que o seu anúncio apareça nas primeiras colocações. Isto porque o Google Ads estabelece uma média de preços do Custo Por Clique (CPC), de acordo com a sua concorrência. E como acontece em um leilão, os anunciantes fazem lances sobre as palavras relacionadas a atividade ou produtos que comercializam.
– O que ocorre com frequência é que muitos anunciantes estão dando lances muito acima da média em algumas palavras chaves, na tentativa de inflacioná-las, para acabar com a concorrência e garantir uma boa colocação nos Links Patrocinados. Porém, isto não garante que o anunciante conseguirá atingir seu objetivo, já que há mais critérios envolvidos do que apenas os lances ofertados pelos participantes. A concorrência por esta palavra, e a relevância dos conteúdos postados são fatores que interferem no posicionamento dos anúncios. O anunciante tem total liberdade de fazer lances de quaisquer valores, estando eles abaixo ou acima do preço médio do CPC. Mas seja qual for o caso, o Google Ads não dará garantias de que seus anúncios fiquem bem colocados, apenas pelo fato de que você decidiu pagar dez vezes mais por uma palavra-chave.
– A melhor estratégia é cuidar da qualidade dos anúncios e das Páginas de Destino (landing page), e usar o bom senso na hora de dar um lance em uma palavra chave. O preço médio do CPC é o melhor parâmetro que o anunciante possui, para avaliar o valor ideal que ele deve ofertar por alguma palavra. Outra dica é utilizar palavras menos generalizadas em seus anúncios, que além de serem menos concorridas, costumam direcionar os internautas com maior objetividade para os seus anúncios. Palavras-chave compostas com 2, 3 ou mais palavras, via de regra, são menos concorridas. É a chamada “cauda longa” que os anunciantes devem atentar.
– Vale lembrar aos anunciantes que uma campanha bem sucedida em Links Patrocinados depende de usar corretamente as ferramentas que o sistema dispõe, além de buscar otimização em todas as etapas do processo de divulgação. Isto quer dizer que é necessário escolher sabiamente as palavras-chave, sem que necessariamente você tenha que pagar um alto preço para cada clique. O mais importante é oferecer conteúdo atual, inédito e relevante para seus visitantes. Critérios assim alavancam a importância do seu anúncio perante o Google. Trabalhando estes quesitos de maneira harmônica, é bem provável que sua campanha obtenha excelentes resultados, com um baixo custo por clique.
Acesse AQUI para ver a ferramenta da Clinks que simula qual será a posição do seu anúncio no Google e valor do clique, bem como dos seus “concorrentes” que aparecerão junto com seu anúncio.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2433) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2508) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2508) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)