Uso de marca registrada como palavra-chave no Google Ads: Esclareça suas dúvidas!

17/11/2021 by in category Palavra-chave with 0 and 2
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Será que o Google permite usar uma marca como palavra-chave? O que fazer se descobrir que os concorrentes estão usando sua marca como palavra-chave?

O maior patrimônio de uma empresa é a sua marca. Especialistas dizem que as marcas chegam a responder por até 60% do valor da companhia.

Mas construir uma marca demanda tempo e trabalho. Assim, qual seria sua reação se soubesse que seu concorrente utiliza o nome da sua empresa para lucrar?

No entanto, talvez você esteja do outro lado e seja um anunciante do Google Ads. E você está se perguntando se é possível usar a marca do seu concorrente como palavra-chave e se esta é uma boa ideia.

Então vamos considerar cada um destes pontos.

É possível usar uma marca registrada como palavra-chave?

Sim, é possível.

As regras para quem anuncia no Google Ads proíbem usar o nome de concorrentes no anúncio, ou seja, no título e na descrição. A exceção é quando você é um revendedor da empresa, como uma franquia, e não um concorrente.

No entanto, o Google permite que a marca seja usada como palavra-chave. Em outras palavras, isto significa que uma empresa pode usar o nome do concorrente na lista de palavras-chave.

Então, o que isso significa? Que isso talvez esteja acontecendo com sua marca neste exato momento.

Compensa usar nome de marca como palavra-chave?

Embora o Google Ads permita até o momento que você use nome de marcas como palavra-chave, é preciso considerar o risco disso.

Em primeiro lugar, muitos encaram esta estratégia como concorrência desleal. Por isso, este comportamento pode manchar o nome da sua empresa.

Além disso, muitas empresas que usam esta estratégia estão sendo processadas. E, de fato, grande parte das marcas estão ganhando a batalha judicial. Ou seja, embora o Google permita, a justiça tem visto esta estratégia com outros olhos. Por exemplo, no Brasil há casos de tribunais que consideraram esta prática como violação da propriedade industrial e multaram a empresa que usou nome da concorrente como palavra-chave.

Sendo assim, você acha realmente que compensa usar a marca registrada do seu concorrente como palavra-chave?

Como impedir que os concorrentes usem sua marca?

Se você é dono de uma marca e quer evitar que os concorrentes usem seu nome para aparecer nos anúncios do Google, o que você pode fazer?

Basicamente, duas coisas:

1-) Ao anunciar no Google, use sua própria marca como palavra-chave. É claro que isto não impede que o concorrente faça o mesmo. No entanto, até resolver a questão, você consegue se manter em destaque na página do Google.

usar marca registrada como palavra-chave

2-) Fique atento. Muitas empresas que percebem esta prática entre os concorrentes, procuram resolver o assunto nos bastidores, entrando em contato por e-mail ou telefone. Quando esta estratégia não funciona, algumas acionam a justiça. E uma grande parte delas está ganhando estes processos.

Como não aparecer para pesquisas de marca ao usar correspondência ampla?

No entanto, é possível que você não tenha culpa. Ou seja, seu anúncio começou aparecer no Google ao pesquisar pela marca do concorrente, embora você não use este nome nas palavras-chave.

Como isso é possível?

Isto acontece por causa da correspondência ampla. Ou seja, quando uma pessoa pesquisa pela marca de um concorrente seu, pode ser que o Google entenda que o seu anúncio faça parte do mesmo grupo semântico. Sendo assim, o Google acha relevante exibir seu anúncio.

Você talvez descubra estas palavras ao analisar o relatório de termos de pesquisa. Assim, se você descobrir o nome do seu concorrente nos termos de palavras-chave, o que fazer?

O ideal é negativar o nome do concorrente nas suas campanhas. Mesmo que você não tenha inserido o nome da marca de forma deliberada, tomar esta medida de precaução pode evitar algumas dores de cabeça.

Concluindo

Como vimos, o Google permite que você use uma marca registrada como palavra-chave. E esta é uma boa estratégia quando você é um revendedor, afiliado ou franqueado da marca.

No entanto, nos demais casos, é importante analisar em como isso pode afetar sua reputação, bem como a possibilidade de sofrer algum processo.

Para as marcas registradas, é bom lembrar que situações assim são mais comuns do que se imagina. Por isso, por fincar sua bandeira no Google Ads e manter olhos bem atentos, você pode proteger o maior ativo da sua empresa: sua marca.

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