Políticas Google Ads: Declarações de anunciantes

25/01/2012 by in category Políticas Google Ads with 0 and 0
Home > Blog > Políticas Google Ads > Políticas Google Ads: Declarações de anunciantes

Políticas Google Ads: Declarações de Anunciantes

Declarações de Anunciantes vem do termo, em inglês, “Advertiser Claims”. “Claims” significa alegação, afirmação. Em outras palavras, trata-se das alegações nada parciais que um anunciante faz sobre seu negócio. Você já deve ter ouvido propagandas do tipo: “A Melhor Pizza da Cidade”, “A Melhor Cervejaria da Região”. Afirmações assim estão enquadradas nestas Declarações de Anunciantes. São promessas imprecisas. O Google Ads faz uma classificação sobre este tipo de anúncio e será bom analisá-la para não correr o risco de seus links patrocinados serem reprovados ou tirados do ar por violação da política de publicidade.

Veja a classificação das declarações de anunciantes:

  •  Superlativos e Comparações com concorrentes;
  •  Oferta não encontrada ou comprovada.

O primeiro deles, Superlativos e Comparações com Concorrentes, foi o exemplo citado no parágrafo inicial. O dicionário define Superlativo como: “Que exprime uma qualidade em grau muito alto”. Para você, anunciante do Google Ads, isto se traduz em não utilizar expressões superlativas, ou enfáticas, como: “O Melhor” ou “O Número 1”. Imagine o primeiro exemplo que demos: “A Melhor Pizza da Cidade”. Mas, quem fez este julgamento? Uma associação oficial de pizzaiolos da cidade, responsável por provar todas as pizzas e eleger a melhor? Ou talvez uma pesquisa encomendada pelos mesmos para descobrir a melhor pizza na opinião da uma significativa parcela da população? Se o superlativo usado for meramente a opinião do anunciante, o Google não aprovará o anúncio. No entanto, se existir uma base para tal afirmação, o anúncio poderá ser veiculado desde que, na página de destino, esteja claro que base é esta. Dados de pesquisas, selos ou prêmios que validam o superlativo devem estar disponíveis. Detalhe: simplesmente colocar depoimento de alguns clientes não é válido.

O segundo ponto é Oferta Não Encontrada ou Não Comprovada. Trata-se de um erro básico no cumprimento das boas práticas de publicidade, mas acontece. Seja por má-fé, ou simplesmente distração, pode ocorrer de anunciantes destacarem promoções em seus anúncios, sendo que o website não faz referência clara às mesmas. Se anunciar uma oferta, e o produto se esgotar, você deverá pausar a campanha. Além disso, o produto precisa ser facilmente encontrado na página de destino (deve estar, no máximo, a distância de dois cliques da página de pouso). O raciocínio que o Google faz é: “Se o anúncio dá destaque à oferta, por que a landing page não o faz?” Talvez se pergunte: “Mas, como assim, precisa estar a no máximo dois cliques de distância?” Digamos que tenha uma loja de CDs e DVDs, e faça um anúncio colocando todos os CDs de cantores nacionais com 10% de desconto. Você poderia colocar em sua página de destino, algo como:

Clique AQUI e escolha os CDs nacionais de sua preferência com 10% de desconto
ou
Clique AQUI para acessar os CDs Internacionais

Note que na página de pouso não se menciona quais os CDs nacionais estão disponíveis na loja para compra. No entanto, há um link claro apontando para eles. Neste caso específico, as ofertas estariam a 1 clique de distância da página de destino. O Google aprovaria um anúncio assim.

Em resumo, destaque as qualidades do seu serviço ou produto sem dar sua opinião pessoal. E se certifique de que todas as ofertas possam ser facilmente acessadas na página de destino. Ofereça produtos e serviços de qualidade, aliado a uma publicidade responsável. E deixe para seus clientes satisfeitos a responsabilidade de se referir à sua empresa com o uso de superlativos.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso