Como Encantar (e Não Desencantar) Clientes Com Anúncios de Remarketing

18/11/2019 by in category Remarketing with 0 and 0
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Neste artigo, entenda o que irrita os clientes quando o assunto é Remarketing. De quebra, veja algumas dicas para encantar seus clientes com esta solução do Google Ads.

O Remarketing é uma estratégia de publicidade e vendas muito utilizada pelas empresas. Em resumo, ela consiste em exibir anúncios somente para pessoas que já tiveram alguma interação com o site ou aplicativo da empresa.

As listas são criadas a partir dos cookies nos navegadores, permitindo que diferentes Links Patrocinados sejam exibidos de acordo com a página visitada.

Por exemplo, você pode exibir um anúncio para quem somente visualizou uma categoria de produtos em seu site. E pode exibir um anúncio diferente para uma pessoa que adicionou um produto específico ao carrinho de compras, mas abandonou o processo antes de finalizá-lo.

O poder de personalização do Remarketing está em suas mãos.

No entanto, existem algumas falhas básicas que as empresas cometem ao criar este tipo de estratégia de publicidade.

Neste artigo, vamos analisar como você pode criar uma campanha de Remarketing sem correr o risco de irritar seus clientes.

Para isso, vamos considerar quais são as falhas de configuração em criar estes Links Patrocinados que têm o poder de “seguir” os clientes.

Falha 1: Remarketing Fora de Contexto

Marketing contextual é essencial em todos os níveis do funil de conversão.

Infelizmente, alguns se esquecem desta premissa básica ao criar campanhas de Remarketing.

É assim que vemos um anúncio de gravatas enquanto estamos acessando um site sobre corridas e maratonas.

Quando isso acontece, a mensagem transmitida para os usuários é que eles estão sendo seguidos cegamente, de forma perturbadora. E isso é péssimo para os negócios.

A forma certa de exibir os anúncios de Remarketing é fazer com que eles estejam inseridos de forma natural no contexto do site. Até como se fossem parte integrante da página visitada.

Por isso, na hora de segmentar os Links Patrocinados, é preciso se certificar de que os anúncios sejam exibidos não somente na hora certa, mas também nos lugares certos.

Isto mantém sua marca em destaque nos momentos mais importantes e relevantes para seu público-alvo.

Falha 2: Campanhas Que Nunca Encerram

Algumas empresas seguem o seguinte princípio: quanto mais vezes formos vistos, mais fácil será para os clientes se lembrarem de nós.

Há um fundo de verdade nisso. O problema é quando as pessoas se lembram com raiva. E isso acontece com frequência quando elas são bombardeadas por anúncios, ao passo que visitam diversos sites.

E quando falamos sobre as pessoas ficarem com raiva, não há exagero nenhum nesta expressão. Na verdade, um estudo apontou que, se um anúncio for visto mais de 10 vezes, há uma grande probabilidade da irritação do consumidor se transformar em raiva. Consegue perceber o que isto significa? É pagar para irritar os clientes.

Dicas remarketing

O mesmo estudo mostrou que 53% dos consumidores acham que os anúncios online, inicialmente, são úteis. No entanto, à medida que a frequência de exibição aumenta, eles migram de úteis para irritantes.

Em outras palavras, se uma pessoa visualizar um anúncio de Remarketing muitas vezes, ela se sentirá mais desencorajada do que estimulada a realizar a compra.

Portanto, para fazer uma campanha de Remarketing eficiente é preciso definir uma frequência de exibição que seja apropriada. Para saber mais sobre isso, convidamos você a dar uma olhada no artigo O Poder do Limite de Frequência.

Falha 3: Exibir Anúncios de Produtos Já Adquiridos Pelo Cliente

Algumas campanhas de Remarketing são configuradas para permanecerem seguindo os usuários mais tempo do que deveriam.

E é exatamente nestes cenários que situações como a abaixo se repetem:

Uma pessoa realiza pesquisas para comprar alianças de noivado. Dias depois, ela compra um par de alianças. Posteriormente, a pessoa fica noiva e se casa. A história deveria parar por aí. No entanto, mesmo se passando meses após o casamento, ela continua sendo seguida por anúncios de alianças.

Mais um motivo para irritar os clientes.

Portanto, você precisa analisar qual o seu produto/serviço e definir sua janela de conversão. Ou seja, em média, quanto tempo uma pessoa passa pesquisando seu produto antes de efetuar a compra? E você é a pessoa certa para responder esta pergunta.

Deixar suas campanhas rodando mais tempo do que esta janela tem um grande potencial em irritar os clientes.

4 Dicas Para Encantar os Clientes Com o Remarketing

O Remarketing é uma ferramenta poderosa e extremamente eficiente. Mas ela precisa ser usada da forma correta. Como visto acima, utilizar esta solução sem planejamento terá o efeito contrário do que você espera obter.

Por isso, separamos algumas dicas para você conseguir encantar seus clientes com as campanhas de Remarketing e atingir seu real objetivo: melhorar seus negócios.

1. Invista em Listas Quentes: o tempo que suas campanhas devem ficar ativas dependerá do seu modelo de negócio. Digamos que, ao analisar sua janela de conversão, você descubra que suas listas estão aquecidas até por volta do dia 10. Sendo assim, você deve investir mais durante este período – de preferência, dando lances mais agressivos para garantir que seus anúncios sejam vistos nestes dias mais rentáveis.

2. Use Listas Otimizadas: quanto mais informação você tiver sobre suas personas, melhor será a eficácia dos anúncios de Remarketing. Use os dados que você já tem sobre seus clientes e combine com as listas otimizadas do Google Ads. Alcance todos os visitantes do seu site e avalie quais grupos do seu público-alvo oferecem o melhor desempenho.

3. Pense nas Páginas de Destino ao Redirecionar os Clientes: não pense somente nos Links Patrocinados. A eficiência do Remarketing do Google Ads depende também de páginas de destino bem preparadas, pensando na sua audiência. Assim, certifique-se de redirecionar os clientes que clicarem para a página do produto/serviço que motivaram-no a visitar seu site, anteriormente. Além disso, garanta que a página tenha uma forte identidade visual, uma chamada à ação clara e um processo simplificado para eles concluírem a conversão.

4. Faça Testes Para Potencializar as Campanhas: você pode testar texto e imagens dos anúncios, páginas de destino, públicos alcançados. De fato, são diversas frentes que precisam ser monitoradas, avaliadas e testadas. Você poderá identificar oportunidades que não estão sendo bem aproveitadas. Portanto, defina com qual frequência você analisará os relatórios de desempenho e fará os ajustes, e siga fielmente esta programação.

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