Google Ads Para Afiliados – O Que Você Precisa Saber Para Anunciar

29/01/2021 by in category Anuncia no Google de forma autônoma, Segmentos do Mercado with 0 and 1
Home > Blog > Anuncia no Google de forma autônoma > Google Ads Para Afiliados – O Que Você Precisa Saber Para Anunciar

Afiliado é o nome que se dá para aquele que se afilia a um produto ou serviço, promovendo sua venda para ganhar uma comissão. As plataformas de afiliados mais conhecidas são Hotmart, Monetizze, Udemy, Eduzz, Lomadee e Amazon.

Querendo aumentar as comissões, muitos se perguntam: será que o Google Ads permite anúncios de afiliados? Sim, é possível anunciar produtos de afiliados no Google.

Mas, outra questão que surge é: será que vale a pena? Bem, isto depende de alguns fatores.

Se você é afiliado de algum produto ou serviço e quer aumentar suas vendas com a ajuda do Google, este artigo é para você. Saiba mais detalhes sobre o que é Google Ads para afiliados.

google ads para afiliados

Google Ads para afiliados – Vantagem de anunciar produtos de afiliados no Google

Anunciar produtos de afiliados no Google é muito vantajoso. Isto se dá porque a vasta maioria das pessoas usa o buscador para encontrar o que precisam.

Isto significa que é bem provável que seu público está neste momento no Google procurando pelos produtos aos quais você se afiliou.

Por isso, existe uma boa chance de você conseguir vendas anunciando no buscador.

Mas antes de criar sua primeira campanha, você precisa saber de alguns detalhes muito importantes.

Isto vai ajudá-lo a decidir se vale a pena ou não colocar produtos como afiliados no Google Ads.

O que você precisa saber sobre Google Ads para afiliados

1. Conheça as regras da sua rede de afiliados

Como vimos, existem diversos sites que oferecem produtos para afiliados. Cada um possui suas próprias regras e diretrizes.

Por isso, antes de criar uma campanha para divulgar produtos de afiliados no Google, verifique tudo o que a sua plataforma de afiliado diz sobre estratégias de publicidade e divulgação de produtos.

2. Conheça as políticas de publicidade do Google

Você se afiliou a um produto e quer colocar seu anúncio na 1ª página do Google.

Mas você sabia que existem diversas categorias que não podem ser anunciadas no Google?

Por isso, antes de criar uma campanha para divulgar um produto de afiliado, verifique as políticas de publicidade do Google. Assim, você se certifica de que seu produto pode ser anunciado.

3. Não ter um site próprio pode prejudicar sua estratégia

O índice de qualidade ajuda a determinar em qual posição seus anúncios de afiliado vão aparecer no Google e quanto você vai pagar por clique.

E entre os fatores analisados para compor o índice de qualidade está o site.

Sem dúvida, ter um site próprio é importante para melhorar o índice de qualidade dos seus anúncios.

Afinal, você consegue ajustar seu site de acordo com as regras do Google. Além disso, consegue criar anúncios que estejam totalmente alinhados com a página.

Mas, se você direcionar seus anúncios para a página do produtor, as coisas complicam. E o motivo é simples: você não vai ter nenhum controle sobre o site e o conteúdo dele. Se o Google Ads bater o olho no site e encontrar alguma coisa que viole algumas das políticas de publicidade, você não consegue fazer as correções.

Além disso, o rastreamento é limitado. Embora seja possível acompanhar cliques e impressões, você não consegue instalar uma tag de conversão no site para acompanhar as conversões.

Portanto, leve isso em consideração ao decidir se vai investir em Google Ads para divulgar produtos como afiliado.

4. Você precisa estar bem posicionado

Não pense que basta criar uma campanha e todos os seus sonhos se tornarão realidade.

Google Ads funciona para afiliados? Sim, funciona. Mas, para ter resultados, seus anúncios de afiliado precisam estar bem posicionados. Afinal, dados apontam que a maioria das pessoas não passa da segunda página do buscador.

Por isso, o ideal é que você apareça até a 2ª página do Google. Mas, de preferência, na 1ª página.

E para conseguir isso, suas campanhas precisam estar bem configuradas e seus anúncios bem escritos. Além disso, você precisa de uma estratégia de lances competitiva.

Estes fatores ajudam a deixar os produtos de afiliado bem posicionados.

5. Funciona melhor com comissões mais altas

Você quer vender no Google Ads como afiliado. No entanto, é importante lembrar que, como afiliado, você ganha comissões. Portanto, se a sua comissão for pequena, talvez não compense anunciar no Google.

Imagine o seguinte:

Digamos que você anuncie um produto que custa R$ 200,00 e sua comissão seja de R$ 50,00.

Agora, digamos que você consiga realizar uma venda a cada 30 pessoas que clicam no seu anúncio. E vamos imaginar que você pague, em média, R$ 1,50 por clique.

Fazendo as contas, você precisa gastar R$ 45,00 em anúncios para ganhar R$ 50,00 de comissão. Um lucro de apenas 5 reais.

E se aumentarmos um pouco o custo por clique, neste exemplo, você já fica no vermelho.

Lembre-se: Google Ads é tráfego pago. Assim, você tem uma margem de segurança maior quando divulga produtos com comissões mais altas.

Como anunciar link de afiliado no Google Ads passo a passo

Para ganhar dinheiro com marketing para afiliados, você precisa encontrar seu público onde ele está. E o Google Ads pode te ajudar a conseguir isso.

Portanto, este é o momento para criar anúncios para divulgar seus produtos.

Então, vamos ver como criar passo a passo uma campanha Google Ads para afiliados.

1º passo: Criar campanha para divulgar produtos de afiliados

Depois de acessar o painel do Google Ads, clique em Campanhas.

Clique no botão de + e, em seguida, em Nova Campanha.

Em seguida, o Google quer saber quais são suas metas. Aqui você não precisa se preocupar. Basta criar uma campanha sem meta.

Em Tipo de Campanha, escolha Rede de Pesquisa. Embora você possa criar uma campanha de afiliados para aparecer em outros sites, neste momento, vamos nos concentrar na Rede de Pesquisa.

2º passo: Configurações da campanha de afiliados

A primeira coisa que o Google quer saber aqui é o nome da campanha. Escolha um nome que seja fácil de reconhecer. Você pode usar, por exemplo, o nome do produto de afiliado que está divulgando.

Em seguida, você desmarque as opções “Incluir parceiros de pesquisa do Google” e “Incluir Rede de Display do Google”.

google ads para afiliados passo a passo

Nas configurações de Localização, escolha onde seu anúncio vai aparecer, por exemplo, em todo o Brasil. Em Idiomas, selecione Português e Inglês. Isto porque muitos brasileiros usam o sistema operacional no idioma inglês – esta configuração permite alcançá-los também.

Depois você precisa definir um orçamento diário. Escolha um valor baixo para começar. Com o passar do tempo, você pode ajustar esses valores.

3º passo: Criar grupo de anúncios

Escolha um nome para seu grupo de anúncios. Dentro deste grupo você vai criar os anúncios para divulgar um dos seus produtos como afiliado.

No campo Palavras-chave, escreva as palavras que vão acionar seu anúncio. Inclua termos que tenham total relação com o produto de afiliado que você está divulgando.

Em seguida, clique em Salvar e Continuar para finalizar a terceira etapa.

4º passo: Criar anúncios

Nesta etapa, você vai criar seus anúncios responsivos de pesquisa. Aqui você pode escrever até 15 títulos e 4 linhas de descrição. O que o Google vai fazer em seguida é testar diferentes combinações de títulos e descrições. O objetivo é encontrar as melhores combinações.

Onde vai o seu link de afiliado?

Geralmente, este é um link encurtado pela própria plataforma de afiliado. Assim, coloque este link de afiliado no campo Modelo de Acompanhamento em Opções de URL do anúncio.

google ads para afiliados

Mas e na URL final, o que eu devo colocar? Ali, você coloca a URL exibida no navegador APÓS o redirecionamento. Para isso, cole seu link de afiliado no navegador, dê enter e copie o link de redirecionamento que aparecer.

Resumindo: seu link de afiliado encurtado vai em Modelo de Acompanhamento. O link gerado após o redirecionamento vai em URL final.

Vale lembrar que após finalizar a criação da campanha, é preciso adicionar algumas palavras-chave negativas. Assim, toda vez que alguém digitar estas palavras no buscador, seu anúncio não aparece.

Por exemplo, é interessante incluir os termos “grátis” e “gratuito” como palavras-chave negativas. Assim, se alguém estiver procurando pelo produto que você é afiliado, mas em uma versão gratuita, seu anúncio não é exibido. Isto evita os chamados “cliques sujos” que são cliques com nenhuma chance de conversão e que só geram gastos para você.

Para isso, volte ao painel principal do Google e clique em Palavras-chave na lateral esquerda. Em seguida, clique em + Palavras-chave Negativas.

adicionar palavras-chave negativas campanhas afiliados

Esta ação vai abrir uma lista onde você deve inserir as palavras que deseja negativar.

Concluindo

Assim, o Google Ads é uma das principais ferramentas do marketing digital. E como visto, muitas pessoas recorrem ao Google Ads para divulgar os produtos de afiliados.

Mas, como destacado, é importante estar atento a alguns detalhes. Isto inclui respeitar as regras das plataformas, de preferência ter um site próprio e gerar mais lucro do que vai gastar com o tráfego pago.

E, claro, os anúncios precisam ser de altíssima qualidade. Afinal, com a concorrência acirrada, a qualidade das campanhas é requisito essencial.

Portanto, atendendo a estes requisitos básicos, você pode alcançar pessoas interessadas e vender muito mais como afiliado.

Add comment