Confira em ordem cronológica as principais inovações do Google Ads em 2024.
O Google Ads é uma plataforma de marketing digital indispensável para empresas que desejam alcançar o público certo, no momento certo. O ano de 2024 trouxe grandes atualizações na plataforma, desde novos formatos de anúncios até avanços em inteligência artificial, que redefiniram a forma como marcas e anunciantes otimizam as suas campanhas.
Neste artigo, vamos analisar as principais atualizações do Google Ads em 2024 e como elas impactaram a forma de atrair mais clientes para as empresas anunciantes e gerar resultados.
Acompanhe as novas funcionalidades que estão deixando o marketing digital no Google ainda mais eficiente e inovador.
Fevereiro
Em fevereiro, os anúncios responsivos de pesquisa foram aprimorados com novos recursos impulsionados pela IA. Agora, este tipo de anúncio pode exibir apenas um título quando isso prevê melhor desempenho e até reposicionar títulos para o início das descrições, com relatórios detalhados sobre essas combinações. Também foi introduzida a opção de adicionar títulos e descrições no nível da campanha, permitindo programações específicas.
O Google Ads introduziu o tROAS (retorno do investimento em publicidade desejado) para campanhas de hotel, permitindo ajustes de lances mais precisos com base nas metas de desempenho. Além disso, as campanhas Performance Max foram expandidas para incluir inventário de hotel com tROAS, aumentando o alcance e a eficácia para o setor de turismo.
Anunciantes de calçados e móveis tiveram uma notícia interessante em Fevereiro. São as imagens 3D interativas na Pesquisa. Com este formato de Link Patrocinado, os compradores podem girar e aplicar zoom em produtos como calçados e móveis, aumentando o engajamento em 50% em relação às imagens estáticas. Para utilizar este recurso, os anunciantes devem enviar imagens em 3D diretamente pelo Merchant Center. Mas, caso a sua marca não possua recursos tridimensionais, o Google pode gerar automaticamente visualizações em 360° a partir de cinco imagens 2D de alta resolução.
Abril
As campanhas Performance Max agora oferecem novos recursos para maior controle e insights detalhados, maximizando o uso da IA do Google. Entre as novidades estão metas de ciclo de vida do cliente, como aquisição de novos clientes de alto valor e retenção de clientes inativos, ambas em fase Beta. Além disso, insights demográficos detalhados, incluindo idade e gênero, foram adicionados, permitindo identificar públicos inexplorados e ajustar estratégias de maneira mais eficaz.
Ainda relacionado aos Links Patrocinados das campanhas Performance Max, novidades em Abril destacaram que estas campanhas agora permitem monitorar gastos em tempo real e identificar oportunidades de otimização. Com essas ferramentas, é possível analisar gastos atuais e projetados, além da previsão de conversões, facilitando ajustes estratégicos. Isso inclui redistribuir orçamento de campanhas com baixo desempenho para aquelas com potencial de atingir melhores resultados, maximizando o impacto do investimento.
Maio
Torna-se possível editar imagens diretamente no Google Merchant Center, ajustando objetos, planos de fundo e dimensões para otimizar a apresentação dos produtos. Imagens geradas por IA também são sugeridas para exibir produtos em novos contextos e cenas, ajudando a expandir a escala e manter a identidade da marca nas campanhas publicitárias.
Anúncios gráficos animados para campanhas Geração de Demanda estão disponíveis no YouTube Shorts. Esses anúncios são gerados automaticamente a partir dos feeds de produtos do Merchant Center, exibindo itens relevantes com base no interesse do cliente.
A Central de Dados do Google Ads está disponível para todos os anunciantes. Com integração simplificada a parceiros como Salesforce, BigQuery e Google Cloud Storage, você pode ativar conversões e soluções como segmentação por listas de clientes. Isto permite se conectar a clientes qualificados, tornando seu gerenciamento de dados mais eficiente.
Surge a filtragem de feeds de grupos de anúncios para campanhas de apps. Este novo recurso permite criar grupos de anúncios com temas específicos, ajudando os anunciantes a desenvolver anúncios mais relevantes e personalizados para os seus públicos.
O Google Ads apresenta os recursos de promoção para campanhas de apps, que destacam ofertas e promoções por tempo limitado. Utilizando a IA do Google, eles maximizam os resultados dos anunciantes ao otimizar a exibição e o formato das promoções, sem necessidade de ajustes manuais. (8)
O Google Ads agora permite medir a eficácia das campanhas para apps iOS e Android com precisão, graças aos experimentos controlados baseados em localização geográfica. Essa ferramenta, focada em privacidade, facilita a mensuração do ROI incremental, integrando-se facilmente com eventos do Google Analytics 4 e dados próprios.
Os Segmentos Parecidos, disponíveis em campanhas de Geração de Demanda, agora podem ser criados a partir de listas menores, reduzindo o tamanho mínimo de 1.000 para apenas 100 usuários.
Agora é possível otimizar suas campanhas no Google Ads com mais eficiência! A nova categoria “Fundamentos da IA” na página de Recomendações oferece uma pontuação de otimização personalizada, destacando oportunidades de melhoria com apenas alguns cliques.
Agora, é possível integrar plataformas de criativos de terceiros, como Canva, diretamente para Biblioteca de Recursos do Google Ads. Com essa novidade, as equipes podem criar elementos visuais nessas ferramentas e exportá-los de forma simples para suas campanhas publicitárias.
Junho
As recomendações de marca personalizadas, geradas por inteligência artificial, estão disponíveis na página “Recomendações” do Google Ads. As empresas que anunciam no Google podem utilizar esta página para otimizar campanhas de reconhecimento e consideração. Essas recomendações, atualizadas frequentemente, ajudam a aumentar a força da marca, alcançar metas de campanha e otimizar o desempenho dos Links Patrocinados.
Foi lançada a medição de alcance crossmedia, um recurso que permite que anunciantes meçam com precisão o alcance e a frequência das suas campanhas de vídeo sem duplicações no YouTube, TV e outros canais. Com este recurso, é possível ter um entendimento melhor do desempenho das campanhas de marca.
O Google Ads otimiza a correspondência de consultas e controles de segurança para marcas. As inovações incluem restrições de marca mais precisas, relatórios de termos de pesquisa com consultas corretas e erradas agrupadas, bem como exclusão automática de variações com erros ortográficos em palavras-chave negativas.
Agosto
O YouTube otimiza a experiência de visualização com menos intervalos de anúncios em conteúdo longo. Para isso, a plataforma passa a exibir mais anúncios agrupados em vez de anúncios individuais distribuídos ao longo do vídeo.
É lançado o Diagnóstico da Tag, uma ferramenta que oferece insights sobre a integridade das tags diretamente no Gerenciador de Tags, no Analytics e no Google Ads. Com ela, é possível ver alertas sobre problemas de medição, orientações para correção e visão clara da integridade da conta, melhorando a qualidade dos dados.
O Google Ads lança um novo design da sua plataforma. Os recursos e ferramentas continuam funcionando normalmente, sem alterações.
Setembro
O YouTube Studio agora oferece uma nova meta de visitas ao site para canais em todo o mundo. Essa ferramenta permite que criadores de conteúdo aumentem seu alcance, transformem visualizações em visitas ao site e promovam seus negócios. Basta fornecer informações básicas, como segmentação por país e idioma, para criar anúncios personalizados que aparecem em anúncios do Shorts, in-feed e in-stream puláveis.
A segmentação por primeira posição no YouTube está ainda mais acessível! Agora, além do YouTube Select, este recurso também pode ser usado em todo o conteúdo da plataforma de vídeo pelo DV360. Isso permite que sua marca possa ser o primeiro anúncio in-stream que os usuários veem nos momentos mais impactantes.
Google lança correspondência confidencial. Este tipo de correspondência utiliza tecnologia de computação avançada para processar dados primários com segurança. Disponível na segmentação por lista de clientes, esse recurso aumenta a transparência sobre o tratamento de dados, garantindo a proteção das informações durante todo o processo.
Outubro
A partir de Outubro, os experimentos de vídeo do Google Ads se tornaram mais simples! Com apenas alguns cliques, os anunciantes podem configurar testes para medir como variações criativas impactam métricas-chave como custo por visualização, conversão e Brand Lift. Basta escolher uma campanha como grupo de controle e deixar o Google Ads duplicá-la como grupo de tratamento.
Neste mês, o Google Ads remove a opção de eCPC para novas campanhas de Links Patrocinados na Pesquisa e Rede de Display.
O Google lança os experimentos de vídeo simplificados que permite medir o impacto dos criativos com facilidade, ajustando variações para entender como afetam métricas como custo por conversão e Brand Lift. Isso permite otimizar campanhas de Links Patrocinados com base em dados, garantindo o máximo impacto nos anúncios.
O Google atualizou a interação entre campanhas do Shopping e Performance Max. Agora, ao usar ambas na mesma conta e segmentando os mesmos produtos, a Performance Max não será mais priorizada automaticamente. A decisão de veiculação será feita com base na classificação do anúncio.
Os anúncios de chamada começam a ser atualizados para anúncios responsivos de pesquisa, com novos recursos que simplificam a criação e o gerenciamento. A partir de Outubro, passa a ser necessário incluir uma página de destino e o nome da empresa. Vale destacar que os anúncios sem URL final não serão migrados automaticamente.
As campanhas Performance Max tiveram ainda mais novidades. Este tipo de campanha agora permite testar novos recursos com IA generativa, melhorar a performance de anúncios em vídeo e ganhar flexibilidade ao integrar campanhas padrão do Shopping.
O Google Ads começa a oferecer links de empresas em anúncios de pesquisa. Este novo ativo permite captar diferentes intenções dos usuários em um único anúncio. Com títulos variados e suporte da IA do Google, otimizam a relevância, o engajamento e a performance geral das campanhas.
Os anunciantes agora podem contar com a versão mais avançada do Imagen 3, o modelo de conversão de texto em imagem. Ajustado com dados de performance de diversos setores, ele permite criar recursos visuais de alta qualidade para campanhas de apps, Display e Performance Max.
Novembro
A AdMob disponibiliza uma configuração que controla anúncios de alto engajamento em formatos intersticiais e premiados. Desta forma, os desenvolvedores de aplicativos conseguem um maior controle sobre como os anúncios aparecem em seus aplicativos, tendo como objetivo melhorar o desempenho e a receita dos anúncios.
O Google disponibiliza um cronograma de atualizações da API para o próximo ano, dando destaque para cinco grandes lançamentos planejados para 2025. O objetivo é ajudar os desenvolvedores e anunciantes a se prepararem de forma estratégica para estas atualizações.
Os Links Patrocinados se tornam ainda mais performáticos com a possibilidade de informar à IA do Google as diretrizes da sua marca, como cores e fontes, para criar anúncios alinhados ao seu estilo visual, otimizando performance. Além disso, é possível fazer upload de imagens para servir como referência para a IA gerar imagens que combinem com o estilo visual da sua marca.
Dezembro
A segmentação por lista de clientes foi integrada ao Google Analytics para otimizar ações de remarketing e ampliar públicos-alvo. Esse recurso utiliza dados próprios dos clientes, como e-mail e telefone, enviados em formato hash e com consentimento, para complementar públicos exportados para o Google Ads.
O Google aprimorou sua política contra abuso da rede de publicidade, alinhando-a às diretrizes de spam da Pesquisa Google. Com a atualização, anúncios que direcionam para destinos penalizados por ações manuais na Pesquisa serão reprovados.
Também foram atualizadas as políticas para acompanhar a evolução do ecossistema de anúncios. A mudança reflete avanços em tecnologias que aprimoram a privacidade, como a computação multipartidária segura, e responde ao crescimento de novas plataformas, como as smart TVs, agora um canal essencial de publicidade.
Google Ads em 2024: novidades que transformam o marketing digital
De fato, o ano de 2024 reforçou o Google Ads como uma ferramenta indispensável para estratégias publicitárias modernas. Com avanços significativos em IA, controle criativo e novas funcionalidades para as campanhas de Links Patrocinados, os anunciantes ganharam mais poder para conectar marcas ao público certo de forma eficiente e personalizada.
Assim, as empresas que promovem suas marcas com o Google Ads continuarão encontrando cada vez mais oportunidades para alcançar ótimos resultados no marketing online.