Segmentação Por Renda Familiar no Google Ads: O que é e como funciona?

04/10/2021 by in category Segmentação with 0 and 1
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Já pensou em segmentar seus anúncios para aparecerem para pessoas de acordo com sua renda? Conheça a segmentação por renda familiar do Google Ads.

Uma das diversas vantagens de anunciar no Google Ads é a possibilidade de alcançar seu público de acordo com critérios de segmentação. Entre estes está a segmentação por renda familiar.

Neste artigo, você vai saber o que é a renda familiar no Google Ads. Além disso, vamos analisar se é vantajoso usar esta segmentação em suas campanhas no Google.

O que é segmentação por renda familiar?

Renda familiar é uma segmentação do Google Ads que permite alcançar um público de acordo com diversas faixas de renda. Os grupos de renda familiar são os seguintes:

  • 10% com maior renda
  • 11 – 20%
  • 21 – 30%
  • 31 – 40%
  • 41 – 50%
  • 50% com menor renda
  • Desconhecido

Esta configuração está disponível em diversos países, incluindo o Brasil.

Vantagens de usar renda familiar ao anunciar no Google

A principal vantagem da segmentação por renda familiar é que você pode segmentar os anúncios de acordo com o valor do produto ou serviço.

Por exemplo, se você está anunciando um carro de luxo, você pode configurar sua campanha para que apareça somente para os 10% com maior renda na região segmentada.

Por outro lado, se você possui um produto barato que costuma ser adquirido por pessoas com renda mais baixa, você pode selecionar os 50% com menor renda.

Ou seja, você evita mostrar os anúncios para pessoas que não se interessam pelo produto que está anunciando.

Da mesma forma, se você tem produtos em diferentes faixas de preço, é possível exibir os mais caros para pessoas de renda maior e os mais baratos para pessoas com renda menor. E isto se torna ainda mais importante nos casos em que esses diferentes públicos costumam pesquisar da mesma maneira.

Como encontrar o relatório de renda familiar

Se você já possui um bom histórico de conversão em suas campanhas, você pode verificar o desempenho dos seus anúncios de acordo com a renda familiar.

Para isso, siga estes passos:

  • No painel do Google Ads, selecione a campanha que deseja conferir.
  • Clique em Públicos-alvo no painel lateral esquerdo.
  • Na guia Informações Demográficas, clique em Renda Familiar.
  • Selecione o indicador de desempenho que deseja analisar, como cliques, custo médio, conversões ou outro.

A partir daí, basta analisar os dados de acordo com cada uma das faixas de renda familiar.

Além disso, a partir deste relatório, você ainda consegue editar as configurações de renda familiar.

Para isso, clique em Editar Informações Demográficas.

configurar renda familiar no Google Ads

Em seguida, você precisa selecionar o grupo de anúncios (se ainda não tiver feito isso).

Por fim, você pode alterar quais faixas de renda familiar podem visualizar os anúncios deste grupo.

configurar renda familiar no Google Ads

ALERTA: cuidado ao fazer alterações nesta segmentação, em especial em campanhas que já estão tendo um bom desempenho. Afinal, remover um grupo (como o Desconhecido, por exemplo) pode diminuir significativamente o número de impressões, cliques e conversões. Por garantia, você pode criar uma campanha e fazer alguns testes primeiro.

Como o Google sabe a renda familiar dos clientes?

Mas, você deve estar se perguntando como o Google sabe a renda familiar dos seus clientes.

A resposta é simples: analisando dados. Isto acontece em especial quando as pessoas logam no Google e usam diversos serviços da empresa.

Claro que o Google não sabe exatamente quanto seu cliente ganha, mas com base nas informações de conta e de navegação é possível fazer uma estimativa.

Além disso, o Google pode ter acesso a sites onde o cliente compartilhou dados de renda, como redes sociais.

No entanto, ao analisar seus relatórios de renda familiar, é provável que o segmento Desconhecido seja o maior. Afinal, mesmo com os recursos acima, ainda é difícil estimar a renda familiar de todas as pessoas na internet.

Concluindo

Este tipo de seleção pode ser útil quando a estratégia da empresa é atingir apenas determinado grupo de pessoas com uma faixa menor ou maior em sua renda familiar.

Desta forma, você pode começar segmentar seus clientes de acordo com a renda deles e analisar como isto afeta o desempenho das suas campanhas ao anunciar no Google.