Tag Global do Site: Como verificar funcionamento da tag de Remarketing

18/10/2021 by in category Remarketing with 0 and 2
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Saiba para que serve a tag global do site (tag do Google Ads) e como verificar se ela está funcionando em seu site.

A tag do Google Ads (ou tag de remarketing) foi substituída por uma tag global do site (gtag.js).

Esta tag permite que você configure as origens do público-alvo e acompanha as conversões no Google. Configurando esta tag da forma certa você consegue identificar as pessoas que visitaram seu site ou aplicativo, de modo a criar uma publicidade personalizada voltada para elas.

O que é a tag global do site?

O primeiro ponto a ter em mente é que a tag do Google Ads foi substituída por uma tag global do site. Em vez de criar uma tag para cada um dos serviços Google (como Google Ads, Analytics, Display & Video 360 e assim por diante), você cria apenas uma tag global para usar em todo seu site.

Embora as anteriores tags de remarketing continuem funcionando, o Google recomenda que você utilize a nova versão. Esta tag permite que você acompanhe conversões no Google Ads e ative campanhas de Remarketing para alcançar pessoas que já visitaram seu site ou aplicativo.

A tag global do site é uma ferramenta muito útil. Afinal, a partir dela, o Google consegue encontrar informações sobre o que os clientes fazem em suas páginas após clicarem nos anúncios. Além disso, estes dados ficam disponíveis para que você possa otimizar suas listas de públicos-alvo.

Mas, é necessário que você instale essa tag em todas as páginas do seu site, na seção <head>. Além disso, você precisa verificar se estão funcionando de modo correto.

Como verificar se a tag global do site está funcionando

A validação de uma tag global do site serve para verificar se há erros em sua estrutura.

Após adicionar a tag de Remarketing, você pode verificar no Google Ads se ela está funcionando de forma correta.

Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Na parte superior do Google Ads, clique em Ferramentas e Configurações.
  2. Na guia Biblioteca Compartilhada, clique em Gerenciador de Públicos-alvo.
  3. Em seguida, clique em Suas Fontes de Dados, na guia lateral.
  4. Finalmente, no card Tag do Google Ads, clique em Detalhes.

Com esta ferramenta, você consegue verificar os seguintes dados:

  • Hits: exibe o número de hits que o Google registrou nas últimas 24 horas.
  • Parâmetros ativos: exibe quantos parâmetros de tag cujos dados o Google recebeu no dia anterior.
  • Acesso à origem de dados: informa quantos acessos à sua origem de dados você recebeu nos últimos 7 ou 30 dias.
  • Parâmetros: estes são os recursos usados para exibir anúncios personalizados para seus clientes. Neste painel, você consegue visualizar o número de hits recebidos nas últimas 24 horas ou 7 dias.
  • Configuração: fornece as instruções para adicionar a tag global ao seu site. Existem 3 formas de instalar a tag do Google Ads:
    • Por conta própria.
    • Enviando a tag por e-mail para que o webmaster faça a instalação.
    • Usando o Gerenciador de Tags do Google.

Erros mais comuns na tag global do site (Remarketing Dinâmico)

Portanto, para que você consiga atingir resultados com o remarketing dinâmico, é necessário instalar a tag da maneira certa. Mas, eventuais erros podem impedir a coleta de dados relevantes, ou até mesmo impedir o funcionamento da tag por completo.

Assim, veja alguns dos erros mais comuns na tag global do site são os seguintes:

  • Tamanho da lista insuficiente (lista de público-alvo com menos de 100 pessoas ativas).
  • Os valores da tag não correspondem aos valores do feed.
  • Parâmetros ausentes.
  • Tag inativa.

Em geral, para solucionar a maioria dos problemas, é necessário validar a tag global. Além disso, você pode usar o Assistente de Tags (extensão do Chrome disponível somente em inglês) para verificar se os parâmetros personalizados foram adicionados de forma correta em todas as páginas.

assistente de tags do Google

No entanto, diante de problemas com a tag global do site, muitos anunciantes preferem contratar uma agência certificada Google Partner para gerenciar suas campanhas.

Concluindo

Portanto, o Remarketing é uma poderosa ferramenta do marketing digital para auxiliar as empresas que anunciam no Google Ads a aumentar suas conversões.

Mas é sempre necessário garantir a implementação correta da tag global do site (ou tag do Google Ads).

Desta forma, você tem certeza que ela está funcionando corretamente. Isto vai permitir que você traga mais visitas para seu site e aumente as vendas em seu negócio.