A internet ofereceu aos turistas uma grande variedade de opções. Com apenas um celular nas mãos, os turistas podem pesquisar os mais variados destinos, escolhendo diferentes companhias aéreas, hotéis e roteiros de passeio.
A internet deu esse poder aos turistas, mas junto com ele, veio também a indecisão.
Não importa se você é dono de uma pousada ou gerente de marketing de uma companhia aérea. Este comportamento afeta diretamente os seus negócios.
Portanto, quais são indecisões enfrentadas pelos turistas? O que os profissionais de marketing podem fazer para ajudar os turistas a tomarem uma decisão?
A indecisão surge com força total especialmente pela variedade de opções oferecidas. As opções de destinos, passeios, companhias aéreas e hotéis são muitas, e isto traz consigo a indecisão e angústia. É o chamado Paradoxo da Escolha.
Diante disso, o Google percebeu que o tempo que os turistas levam para tomar a decisão final de compra leva muito tempo. Em um estudo do Google, o processo de compra de muitos turistas passa de um mês, com dezenas de sites visitados e aplicativos utilizados.
Quando os turistas estão sobrecarregados por tantas opções, o que eles costumam fazer? Eles pesquisam ainda mais. E recorrem ao Google em busca de ajuda.
Neste respeito, o que você pode fazer para ajudar os turistas indecisos?
O que um profissional de marketing não deve fazer é adicionar ainda mais ruído ao barulho já enfrentado pelos turistas indecisos. Isto significa que precisa ser oferecido para eles o que REALMENTE estão precisando, e não uma variedade de opções que só aumentarão a confusão.
Com a ajuda da plataforma de anúncios do Google Ads e do Google Analytics é possível identificar os sinais comportamentais do seu público-alvo. Posteriormente, basta adaptar a mensagem com as necessidades dos turistas.
Sendo assim, digamos que você seja dono de um hotel. Por meio dos sinais comportamentais, o Google identificou um cliente que está procurando uma viagem tranquila em família. Neste caso, qual o anúncio que você vai mostrar para este possível hóspede? Certamente, um anúncio que destaque quartos família com portas de conexão. Ou talvez um anúncio que destaque a tranquilidade e segurança do seu hotel. Mas certamente você não destacaria as opções de bar e coquetéis. Afinal, isto só aumentaria a indecisão do cliente, em vez de ajudá-lo a se decidir.
A ferramenta de Remarketing do Google Ads permite que você exiba anúncios personalizados para pessoas que já visitaram o seu site.
No entanto, usar a ferramenta para pressionar os clientes pode ser contraproducente. O ideal é que a ferramenta de Remarketing seja usada para inspirar os clientes. Não crie os anúncios baseados somente no que eles visualizaram em seu site. Usando todos os sinais contextuais, ofereça as soluções que eles realmente precisam. Isso vai ajudá-los a tomar uma decisão, diante das tantas opções existentes.
Ao usar esta e outras estratégias de marketing, deve-se ter em mente que os turistas saltam de um dispositivo para outro, muito facilmente. Ou seja, aquela pesquisa que começou no smartphone, talvez seja concluída somente no computador.
Pesquisas do Google apontam para isso. Por exemplo, em um estudo foi divulgado um aumento anual de 10% nas conversões ocorridas em dispositivos diferentes. Ou seja, é um comportamento em crescimento.
Importante destacar que, quando a conversão ocorre em dispositivos diferentes, a jornada da conversão é mais longa. Segundo o Google, em média, a jornada de conversão ocorrida em dispositivos diferentes dura 5 dias a mais.
Portanto, as suas estratégias de marketing devem ser omni-channel.
Os turistas estão indecisos, mas disponibilizam sinais que nos permitem identificar o que realmente querem. De posse destas informações, precisamos ajudá-los a se inspirar e tomar a decisão.
Mas note: para isso, é necessário fazer bom uso de todas as ferramentas do Google Ads. Somente assim será possível identificar quem são os clientes e o que eles querem.
O aprendizado de máquina do Google aliado com um experiente consultor de Links Patrocinados permitirá que você exiba o anúncio certo para os turistas indecisos, ajudando-o a tomar a decisão final.
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