Dados Estruturados – O Que São e Como Adicionar ao Site

09/04/2020 by in category SEO with 0 and 1
Home > Blog > SEO > Dados Estruturados – O Que São e Como Adicionar ao Site

Dados estruturados são marcações que ajudam os buscadores a entender o conteúdo das suas páginas. Saiba como adicioná-los ao seu site.

Você deseja ficar bem posicionado no Google e em outros buscadores, certo? Mas, tão importante quanto isso é garantir que os resultados apresentados sejam atraentes. E é justamente aí que entram em cena os dados estruturados.

Falando sobre a importância de adicionar marcação de dados estruturados ao site, o Google diz o seguinte em sua página de ajuda:

“Os mecanismos de pesquisa podem usar esse conhecimento para exibir seu conteúdo de modo útil e atraente nos resultados da pesquisa”.

Sim, útil e atraente!

Então, seu objetivo não deve ser apenas exibir seu site nas primeiras posições do Google. Você também deve se esforçar para que estes resultados sejam úteis e atraentes.

Mas como conseguir isso?

Os dados estruturados vão ajudá-lo. Neste artigo, você saberá o que é este recurso de marcação e como adicioná-lo ao seu site.

O Que São Dados Estruturados

Dados Estruturados, também conhecidos como esquema de marcação de dados, são informações fornecidas aos mecanismos de busca para ajudá-los a entender o conteúdo das páginas do seu site.

Com isso, os buscadores conseguem exibir resultados de pesquisa mais precisos e completos.

Eles podem ser utilizados para marcar uma ampla variedade de itens, desde produtos e receitas até pessoas e eventos.

Cada propriedade pode ter suas respectivas subpropriedades. Por exemplo: a propriedade “livros” pode conter marcações que identificam o título, o autor, o isbn da obra e muito mais, dependendo de quais são as informações que você quer destacar.

Google, Bing, Yahoo! e Yandex são buscadores que pesquisam dados estruturados para alterar a forma como os resultados são exibidos nas buscas.

Exemplo de Uso de Dados Estruturados

Pense na seguinte situação: você quer informar os clientes sobre o horário de funcionamento da sua loja.

Você poderia simplesmente adicionar esta informação em alguma parte do seu site e ponto final.

No entanto, os algoritmos dos buscadores precisariam trabalhar um pouco mais para encontrar esta informação.

No entanto, com a marcação de dados estruturados, você ajuda os buscadores a encontrar o que você quer que seja encontrado.

Assim, fica fácil dos mecanismos apresentarem o horário de funcionamento da sua loja diretamente no resultado das buscas, conforme podemos ver abaixo:

dados estruturados - exemplo

O Google dá um exemplo: digamos que você tenha um e-commerce de bicicletas. Quando uma pessoa pesquisar por “bicicletas”, fica mais fácil para o Google encontrar a página, o preço da bicicleta e a avaliação de clientes.

exemplo de dados estruturados

Assim, os dados estruturados são como guias turísticos dentro do seu site. Sempre que recebem a visita do algoritmo do Google ou outro buscador, eles direcionam o robô para todos os conteúdos explicando do que se trata cada um deles.

Quais Dados Estruturados Devo Utilizar

Uma coleção sempre citada quando o assunto é marcação de dados estruturados é o schema.org. Trata-se de uma comunidade que colabora gratuitamente em criar e divulgar esquemas de marcação de dados. Mais de 10 milhões de sites utilizam o schema.org para marcar suas páginas.

Existem muitas propriedades para dados estruturados disponíveis, como estes que você pode ver na página de termos do Schema. A documentação do developers.google.com também pode ser utilizado. Algumas propriedades são obrigatórias, mas outras são classificadas como recomendadas ou opcionais.

Em vez de tentar implementar a maior quantidade possível de marcações em seu site, o ideal é codificar um número menor, mas garantir que as informações sejam completas e precisas.

JSON_LD formato recomendado de dados estruturados

O Google recomenda o uso de JSON-LD para dados estruturados sempre que possível.

Configuração da Marcação de Dados no Site

Como mencionado, a quantidade de propriedades e entidades de marcações são inúmeras.

Mas, para visualizarmos como funciona a marcação nos códigos, vamos pegar um exemplo de marcação do schema.org.

Digamos que você tenha uma página sobre o filme Avatar. A página traz algumas informações sobre o filme, incluindo o diretor, gênero, trailer, etc. O código HTML, puro, ficará mais ou menos assim:

código html sem marcação de dados

Utilizando a marcação itemscope no final de abertura da tag <div>, você informará que o conteúdo dentro de <div> é sobre um tópico específico. Assim, os buscadores saberão que todas as informações dentro de <div> se referem a este único tópico.

marcação de dados - exemplo do filme avatar

Mas podemos ir além.

O atributo itemtype informa o tipo de conteúdo a que se refere o tópico.

marcação de dados - exemplo do filme avatar

Com a informação acima, fica mais claro para os buscadores que o conteúdo é de fato um filme.

Quer mais?

O atributo itemprop permite definir as propriedades dos itens. No caso de Filmes, existem diversas propriedades. No nosso exemplo, vamos utilizar o itemprop para marcar o nome e o gênero do filme, além do nome do diretor.

Agora, vamos fazer uma comparação entre o código de um site que não utiliza a marcação de dados estruturados e outro que utiliza.

No exemplo acima, foi utilizado o formato microdados. Percebe como fica mais fácil encontrar e entender as informações?

Como Adicionar a Marcação de Dados ao Meu Site

Com a ajuda de um desenvolvedor webmaster, você poderá implementar este recurso em suas páginas.

Para gerar seus códigos, você também conta com a ajuda do Google. Para isso, acesse o Assistente de Marcação de Dados Estruturados.

Como Saber se os Dados Estruturados Estão Funcionando

Como vimos, a marcação de dados estruturados envolve conhecimentos de programação. Basta um código incorreto e os buscadores podem ter dificuldade em encontrar, entender e indexar a informação.

Para testar se suas marcações estão funcionando corretamente, você pode utilizar a ferramenta de teste de dados estruturados do Google.

Será Que Dados Estruturados Afetam o Ranqueamento no Google?

Você deve estar se perguntando se o uso de dados estruturados afeta o posicionamento dos sites no Google. Bem, este tem sido um assunto de muita discussão.

No entanto, até o momento, não existe uma conclusão oficial sobre o assunto.

Mas, como mencionado lá no início deste artigo, o uso de marcações de dados estruturados contribuem para que os resultados nos buscadores sejam úteis e atraentes. E isto inclui:

  • Permitir que os resultados do seu site sejam apresentados com rich snippets de qualidade.
  • Fazer com que os buscadores apresentem os resultados mais relevantes de acordo com a busca dos usuários.

E isto pode contribuir para aumentar a taxa de cliques.

Ou seja, talvez a marcação não afete, neste momento, seu posicionamento nos buscadores. Mas fará com que os resultados do seu site se tornem mais chamativos, gerando um maior número de cliques.

Ponto para o SEO!

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso