Métricas e Relatórios – Como Analisar o Desempenho dos Anúncios no LinkedIn

12/12/2019 by in category Social Ads with 0 and 0
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Quais são os relatórios e métricas de resultados disponíveis para quem anuncia na rede profissional?

O LinkedIn é uma rede social profissional. Por este motivo, sua plataforma de publicidade é um excelente lugar para fazer não apenas anúncios B2C, mas também B2B. Afinal, ela permite segmentar as pessoas por dados demográficos, instituições de ensino, empresas e cargos.

Mas, evidentemente, assim como acontece com qualquer rede onde seus anúncios são veiculados, você precisa de relatórios.

Afinal, são eles que lhe mostrarão o que está acontecendo com suas campanhas: número de impressões, quantidade de cliques nos anúncios, como está o engajamento, todos os gastos detalhados e muito mais.

Portanto, os relatórios do LinkedIn Ads são de grande valor porque permitem que você analise suas conversões, o desempenho de suas campanhas e descubra mais detalhes sobre seu público.

E estas informações são compartilhadas com você em tempo real.

Assim sendo, neste artigo, vamos analisar o que está disponível, em termos de relatórios de resultados, para quem anuncia nesta rede profissional.

Métricas do Gerenciador de Campanhas

No Gerenciador de Campanhas, na parte superior do painel, são apresentadas 4 guias hierárquicas:

  • Contas
  • Grupos de campanhas
  • Campanhas
  • Anúncios

As métricas exibidas no Gerenciador de Campanhas dependerão de quais foram os objetivos e anúncios selecionados ao criar as campanhas.

As colunas apresentam diferentes métricas. Elas estão dispostas em dimensões como essas a seguir:

Performance

  • Impressões: número de pessoas que visualizaram o anúncio;
  • Cliques: total de cliques nos anúncios;
  • CTR Médio: valor obtido dividindo o número de cliques pelo número de impressões;
  • Conversões: quantas vezes as pessoas realizaram a ação desejada após clique ou visualização do anúncio;
  • Taxa de conversão: valor obtido dividindo o número de conversões pelo número de cliques.

Leads

  • Aberturas de formulários de cadastro: total de vezes em que um usuário abriu um formulário de cadastro;
  • Taxa de abertura: total de aberturas de formulários dividido pelo número de impressões;
  • Leads: total de leads conquistados com os anúncios;
  • Taxa de preenchimento de formulário: número obtido dividindo os envios pelo número de formulários abertos.

Sponsored InMail

  • Envios: quantas vezes a mensagem InMail foi enviada para a caixa de entrada do público-alvo;
  • Aberturas: total de aberturas do InMail;
  • Taxa de abertura: número obtido dividindo o total de aberturas pelo número de envios;
  • Taxa de cliques: porcentagem de pessoas que deram um clique em algum link do InMail.

Vídeo

  • Visualizações: dois ou mais segundos de exibição do vídeo, ocupando pelo menos 50% da tela, ou um clique no CTA, o que vier primeiro;
  • Taxa de visualização: número de visualizações dividido pelo número de impressões e multiplicado por 100;
  • Conclusões: total de vezes que seu vídeo foi visualizado de 97 a 100% da sua duração;
  • Taxa de conclusão: número de conclusões dividido pelas visualizações.

Métricas com dados demográficos

 

Você pode alterar entre o conjunto de métricas exibidas simplesmente abrindo o menu Colunas.

Além de visualizar estas métricas, você também pode fazer o download dos resultados.

Fazer Download do Relatório de Desempenho

Estas métricas podem ser baixadas como um relatório de desempenho, no formato CSV.

  1. Para isso, basta selecionar a conta, grupo de campanhas, campanha ou nome do anúncio.
  2. Em seguida, clique em Exportar.
  3. Selecione o relatório que deseja fazer o download. Por exemplo, o “Desempenho do anúncio na Audience Network”.
  4. Defina o intervalo de tempo (Diário, Mensal ou Todos).
  5. Para finalizar, clique em Exportar.

Relatório desempenho linkedin

Existem basicamente três tipos de análises que você pode fazer com os relatórios do LinkedIn: conversão, desempenho e público.

Vamos entender o que significa cada um deles.

1. Analisar Dados de Conversão

Qual o seu objetivo ao anunciar no LinkedIn? Se sua meta é vender produtos, conquistar mais leads ou incentivar o download de infoprodutos, esta é a sua conversão.

Com os relatórios do LinkedIn, você entende como seus anúncios estão contribuindo para atingir este objetivo.

Como isto é feito?

No LinkedIn Ads, você conecta anúncios a conversões. Desta forma, você consegue ver como os cliques estão gerando conversões.

relatorio analisar dados conversão

Além disso, a rede permite que você veja dados de quem converteu somente visualizando o anúncio, e não clicando nele.

Isto é importante para entender o seu ROI.

Descobrir Quem Está Convertendo

Como mencionado, os anúncios podem ser segmentados para uma variedade de pessoas, de acordo com diversos critérios.

Mas, quem são as pessoas que estão visualizando e clicando nos seus anúncios? Quem está convertendo?

Nos dados disponibilizados pelo LinkedIn, você consegue descobrir isso de acordo com grupos de segmentação, tais como dados demográficos, cargos, empresas e setores.

Dados de conversão

2. Analisar Dados de Desempenho

De todas as suas campanhas, qual tem alcançado o melhor desempenho? De todos os anúncios veiculados, quais são aqueles que atraem mais visualizações, cliques e ações sociais (como curtidas e compartilhamento)?

Estas informações estão disponíveis na plataforma de publicidade.

Analisar desempenho de anúncios no linkedin

Encontrar e analisar estes dados é muito importante. Afinal, é o passo necessário para otimizar a publicidade e identificar novas oportunidades.

3. Analisar e Conhecer Melhor Seu Público

Outra vantagem da análise dos relatórios do LinkedIn é que ele permite que você entenda melhor quem é seu público-alvo.

É verdade que, quando você criou sua primeira campanha, você já tinha algumas informações sobre ele.

Mas agora, à medida que seus anúncios são veiculados e as pessoas interagem com eles, você consegue saber o que interessa e a quem.

A seção Informações Demográficas mostra dados demográficos sobre as pessoas que interagiram com sua publicidade.

Como Visualizar Dados Demográficos

Para visualizar estas informações, acesse o Gerenciador de Campanhas e siga os passos abaixo:

1. Acesse uma das guias superiores Contas, Grupos de campanhas, Campanhas ou Anúncios.
2. Marque a caixa de seleção ao lado da conta, grupo de campanhas, campanha ou anúncio listados.
3. Clique em Dados Demográficos (Demographics) na parte superior da tela.

Visualizar dados demográficos
4. Acesse o menu Exibir para filtrar dados por diferentes métricas (por exemplo, Função, Cargo, Setor da Empresa, Tamanho da Empresa, Anos de Experiência, Localidade e País).

visualizar dados demográficos

É importante destacar que os relatórios talvez apresentem alguns dados incoerentes. Isto pode acontecer porque uma pessoa pode ocupar dois ou mais critérios de segmentação. Por exemplo, imagine que uma pessoa tenha dois diferentes cargos – um em cada empresa. Neste caso, se este usuário clicar no seu anúncio, ele pode aparecer em duas seções na categoria Cargo.

Concluindo

Portanto, como visto, os dados disponibilizados pelo LinkedIn são bastante detalhados para quem anuncia na plataforma.

Ter estas informações em primeira mão é vital para conhecer seu público e aprimorar suas estratégias. Especialmente nesta era competitiva, você precisa deste diferencial.

Se desejar saber mais sobre como anunciar nesta rede profissional, confira nosso guia completo sobre como anunciar no LinkedIn Ads.

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