O LinkedIn é uma rede social profissional. Por este motivo, sua plataforma de publicidade é um excelente lugar para fazer não apenas anúncios B2C, mas também B2B. Afinal, ela permite segmentar as pessoas por dados demográficos, instituições de ensino, empresas e cargos.
Mas, evidentemente, assim como acontece com qualquer rede onde seus anúncios são veiculados, você precisa de relatórios.
Afinal, são eles que lhe mostrarão o que está acontecendo com suas campanhas: número de impressões, quantidade de cliques nos anúncios, como está o engajamento, todos os gastos detalhados e muito mais.
Portanto, os relatórios do LinkedIn Ads são de grande valor porque permitem que você analise suas conversões, o desempenho de suas campanhas e descubra mais detalhes sobre seu público.
E estas informações são compartilhadas com você em tempo real.
Assim sendo, neste artigo, vamos analisar o que está disponível, em termos de relatórios de resultados, para quem anuncia nesta rede profissional.
No Gerenciador de Campanhas, na parte superior do painel, são apresentadas 4 guias hierárquicas:
As métricas exibidas no Gerenciador de Campanhas dependerão de quais foram os objetivos e anúncios selecionados ao criar as campanhas.
As colunas apresentam diferentes métricas. Elas estão dispostas em dimensões como essas a seguir:
Você pode alterar entre o conjunto de métricas exibidas simplesmente abrindo o menu Colunas.
Além de visualizar estas métricas, você também pode fazer o download dos resultados.
Estas métricas podem ser baixadas como um relatório de desempenho, no formato CSV.
Existem basicamente três tipos de análises que você pode fazer com os relatórios do LinkedIn: conversão, desempenho e público.
Vamos entender o que significa cada um deles.
Qual o seu objetivo ao anunciar no LinkedIn? Se sua meta é vender produtos, conquistar mais leads ou incentivar o download de infoprodutos, esta é a sua conversão.
Com os relatórios do LinkedIn, você entende como seus anúncios estão contribuindo para atingir este objetivo.
Como isto é feito?
No LinkedIn Ads, você conecta anúncios a conversões. Desta forma, você consegue ver como os cliques estão gerando conversões.
Além disso, a rede permite que você veja dados de quem converteu somente visualizando o anúncio, e não clicando nele.
Isto é importante para entender o seu ROI.
Como mencionado, os anúncios podem ser segmentados para uma variedade de pessoas, de acordo com diversos critérios.
Mas, quem são as pessoas que estão visualizando e clicando nos seus anúncios? Quem está convertendo?
Nos dados disponibilizados pelo LinkedIn, você consegue descobrir isso de acordo com grupos de segmentação, tais como dados demográficos, cargos, empresas e setores.
De todas as suas campanhas, qual tem alcançado o melhor desempenho? De todos os anúncios veiculados, quais são aqueles que atraem mais visualizações, cliques e ações sociais (como curtidas e compartilhamento)?
Estas informações estão disponíveis na plataforma de publicidade.
Encontrar e analisar estes dados é muito importante. Afinal, é o passo necessário para otimizar a publicidade e identificar novas oportunidades.
Outra vantagem da análise dos relatórios do LinkedIn é que ele permite que você entenda melhor quem é seu público-alvo.
É verdade que, quando você criou sua primeira campanha, você já tinha algumas informações sobre ele.
Mas agora, à medida que seus anúncios são veiculados e as pessoas interagem com eles, você consegue saber o que interessa e a quem.
A seção Informações Demográficas mostra dados demográficos sobre as pessoas que interagiram com sua publicidade.
Para visualizar estas informações, acesse o Gerenciador de Campanhas e siga os passos abaixo:
1. Acesse uma das guias superiores Contas, Grupos de campanhas, Campanhas ou Anúncios.
2. Marque a caixa de seleção ao lado da conta, grupo de campanhas, campanha ou anúncio listados.
3. Clique em Dados Demográficos (Demographics) na parte superior da tela.
4. Acesse o menu Exibir para filtrar dados por diferentes métricas (por exemplo, Função, Cargo, Setor da Empresa, Tamanho da Empresa, Anos de Experiência, Localidade e País).
É importante destacar que os relatórios talvez apresentem alguns dados incoerentes. Isto pode acontecer porque uma pessoa pode ocupar dois ou mais critérios de segmentação. Por exemplo, imagine que uma pessoa tenha dois diferentes cargos – um em cada empresa. Neste caso, se este usuário clicar no seu anúncio, ele pode aparecer em duas seções na categoria Cargo.
Portanto, como visto, os dados disponibilizados pelo LinkedIn são bastante detalhados para quem anuncia na plataforma.
Ter estas informações em primeira mão é vital para conhecer seu público e aprimorar suas estratégias. Especialmente nesta era competitiva, você precisa deste diferencial.
Se desejar saber mais sobre como anunciar nesta rede profissional, confira nosso guia completo sobre como anunciar no LinkedIn Ads.
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